Oficinas, conversas guiadas, aula de yoga, exposição artística e distribuição de mudas movimentarão a Praça Cívica da UFJF neste domingo, 4, a partir das 9h. A primeira edição da Manhã Ambiental, evento organizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, busca incentivar a conscientização em relação à questão a partir de uma abordagem participativa. Organizado pelo Laboratório de Etnobiologia e Conscientização Ambiental do Instituto Aqualie, a iniciativa contou com a parceria com os programas de pós-graduação em Ecologia e em Comportamento Animal da UFJF, além do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG) e do Programa de Educação Ambiental.
Uma das organizadoras da Manhã Ambiental, Mariana Frias, conta que o evento tem o objetivo de despertar a curiosidade das pessoas, fazendo com que elas repensem suas atitudes e entendam a necessidade de uma ação coletiva. “O resgate e a conservação do meio ambiente devem ser feitos de forma conjunta, participativa, e a Manhã Ambiental incentiva esse comportamento a partir de uma abordagem mais prática.”
Atividades
A primeira atividade é a aula de yoga com a professora Shanti Om, que trabalha com terapia integrativa há mais de 10 anos. O trabalho será desenvolvido com base em conceitos de reconexão de energias: “nós perdemos um pouco esse contato homem-natureza, então, esse momento é uma forma de nos sentirmos parte do meio ambiente”, observa Mariana. A programação completa está disponível online.
O evento também conta com cinco oficinas ambientais nos temas reciclagem, contação de histórias, vitrine biológica, gosto vegano e varal de fotos, além de conversas guiadas sobre rios, mares, lixo e desmatamento. Elas acontecerão a partir das dez horas da manhã e serão construídas de forma colaborativa. “Buscamos, neste evento, fazer com que a pessoa se senta incluída no que está sendo discutido”, afirma Mariana. “Se nós vamos falar sobre água, por exemplo, nós queremos que a pessoa entenda a importância disso a partir de sua própria vivência.”
No caso do varal de fotos, iniciativa colaborativa sob o tema integração com o meio ambiente, Mariana frisa que o objetivo é fazer com que a pessoas já venham com a consciência de participação. “Além das fotos previamente escolhidas, os participantes também podem levar o seu próprio material no dia do evento.”
Através da parceria com o IEF, também serão distribuídas cerca de 200 mudas para os participantes. “O nosso foco é despertar a vontade de cultivar nas crianças, mas os interessados também poderão receber mudas durante o evento”, explica Mariana.
Além disso, a exposição 110, da artista plástica Gisele Ogera, estará em exibição durante todo o percorrer do evento. Criada a partir de lâmpadas reutilizadas, ela pode representar um novo olhar para a reutilização e reciclagem de materiais.
Outras informações:
(32) 2102-3227 (Programa de pós-graduação em Ecologia)
(32) 2102-3223 (Programa de pós-graduação em Comportamento Animal)