“A literatura muda o mundo ou o mundo muda a literatura?”. Este é o conceito da Feira Literária do João (Flij), que acontece até sábado, dia 3, no Colégio de Aplicação João XXIII. O evento reúne atividades que buscam estimular a reflexão sobre a importância da literatura na vida de cada um. O objetivo do tema não é obter uma resposta definitiva, mas estimular essa discussão entre os alunos.
A Feira acontece todo ano, mas vem tomando uma dimensão maior, tendo diversas ações na edição atual. De acordo com Vânia Fernandes, chefe do departamento de Letras e Artes do Colégio, “a Flij busca mostrar a literatura não só através do livro, mas em suas diferentes formas de manifestação”. A programação prevê, entre outras atividades, sarau, oficinas, contação de histórias, roda de conversa e, como novidade, projeções de filmes.
Os alunos também têm a oportunidade de conversar com alguns autores de livros, normalmente escritores de obras trabalhadas em sala de aula. Os próprios estudantes elaboram perguntas para que o bate-papo aconteça, o que também estimula o desenvolvimento da oralidade. Vânia acredita que “o encontro é importante para o aluno poder ter contato com o autor e desmistificar a ideia de que o este é um ser inalcançável”.
Outras ações que acontecem na Flij são doação e troca de livros, além da instalação de bancas de livrarias no Colégio. Vânia destaca que, “por se tratar de escola pública, existe a preocupação para que as livrarias tenham preços mais acessíveis”. Para a professora, isso é importante para a formação do leitor. “A ideia da troca é mostrar que a gente não precisa comprar para ter a iniciativa da leitura”.
Na semana em que a literatura é posta como protagonista na escola, as atividades para além da apreciação do livro físico têm uma importância fundamental, explica a vice-chefe do Departamento de Letras e Artes, Elza Nogueira. A programação busca trazer um encantamento pela literatura e despertar o interesse para a participação na cultura literária. “É como se o colégio se transformasse numa enorme comunidade de leitores nesses dias.”