Reitor da UFJF, Marcus David (Foto: Alexandre Dornelas)

Por contribuírem, direta ou indiretamente, para a projeção e valorização de Juiz de Fora, serão agraciados com o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius David, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé, e o professor do Departamento de História, Márcio Antônio de Oliveira (in memorian).

A homenagem é concedida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desde 1973 e marca anualmente as comemorações do aniversário da cidade, celebrado em 31 de maio e será realizada na próxima quarta-feira, dia 31, às 19h30, na Estação São Pedro.

Homenagem póstuma

Márcio Antônio de Oliveira, professor homenageado postumamente (Foto: Arquivo)

Márcio Antônio de Oliveira foi professor do Departamento de História da UFJF e referência nas lutas em defesa da educação pública, dos direitos da classe trabalhadora e da justiça às vítimas de crimes da ditadura militar. Faleceu, aos 76 anos, em junho do ano passado, deixando esposa e três filhos.

Foi presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) entre os anos de 1992 e 1994, secretário-geral do Sindicato Nacional nos períodos de 1986 a 1988 e de 2010 a 2014, e era 2º secretário da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) na ocasião de sua morte.

Nos últimos anos de vida, o professor colaborou na organização da Comissão da Verdade do ANDES-SN, que apurou os crimes cometidos pela ditadura militar no âmbito da educação.

Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé (Foto: Alexandre Dornelas)

Este ano, serão 25 condecorados, definidos por um conselho que integra representantes da UFJF, das secretarias municipais de Governo (SG) e Educação (SE), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Câmara Municipal de Juiz de Fora, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld.