Por contribuírem, direta ou indiretamente, para a projeção e valorização de Juiz de Fora, serão agraciados com o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus Vinícius David, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Salomão Condé, e o professor do Departamento de História, Márcio Antônio de Oliveira (in memorian).
A homenagem é concedida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) desde 1973 e marca anualmente as comemorações do aniversário da cidade, celebrado em 31 de maio e será realizada na próxima quarta-feira, dia 31, às 19h30, na Estação São Pedro.
Homenagem póstuma
Márcio Antônio de Oliveira foi professor do Departamento de História da UFJF e referência nas lutas em defesa da educação pública, dos direitos da classe trabalhadora e da justiça às vítimas de crimes da ditadura militar. Faleceu, aos 76 anos, em junho do ano passado, deixando esposa e três filhos.
Foi presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) entre os anos de 1992 e 1994, secretário-geral do Sindicato Nacional nos períodos de 1986 a 1988 e de 2010 a 2014, e era 2º secretário da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) na ocasião de sua morte.
Nos últimos anos de vida, o professor colaborou na organização da Comissão da Verdade do ANDES-SN, que apurou os crimes cometidos pela ditadura militar no âmbito da educação.
Este ano, serão 25 condecorados, definidos por um conselho que integra representantes da UFJF, das secretarias municipais de Governo (SG) e Educação (SE), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Câmara Municipal de Juiz de Fora, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora e descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld.