O sonho de todo atleta é representar seu país em competições internacionais e conquistar vitórias com a camisa da seleção. Três jogadores que integraram o elenco do JF Vôlei na Superliga 2016/2017 terão esta oportunidade: o oposto Renan Buiatti foi convocado para a equipe principal e os centrais Bruno e Rômulo, para a Sub-23.
Na última edição da Superliga, maior competição nacional, o JF Vôlei terminou em sétimo lugar na classificação geral, obtendo os melhores resultados de toda a história do projeto. “A competição nos colocou no mapa do Voleibol. Tivemos espaço para mostrar o potencial de nossos atletas, e com isto novos talentos começam a manifestar interesse em participar do nosso elenco, e os que já estão conosco ganham um destaque nacional e internacional”, explica o diretor técnico da equipe, Maurício Bara.
Nas partidas em que atuou, o oposto Renan Buiatti foi eleito como “melhor jogador” em várias delas, e sua performance lhe rendeu a escalação do técnico da seleção principal Renan Dal Zoto para a disputa da Liga Mundial de Vôlei, que terá início no dia 2 de junho, em Pesaro, na Itália. O primeiro adversário será a Polônia, país que, assim como o Brasil, é referência no esporte. O elenco brasileiro enfrentará também o Irã e os anfitriões italianos.
Já os centrais Bruno e Rômulo ganharam a atenção do técnico da seleção Sub-23, Giovane Gávio, e foram selecionados para a disputa do Mundial da categoria, entre os dias 18 e 25 de agosto, na cidade do Cairo, no Egito. “No caso do Bruno e do Rômulo, eles tiveram a primeira oportunidade de jogar na Superliga com o JF Vôlei, e foi um teste de fogo, porque em equipes maiores não há tanto espaço para os atletas que estão começando mostrarem sua habilidade. Ao serem convocados, os jogadores passam a ter experiência internacional, e voltam mais qualificados e calejados. Eles não são mais os mesmos depois de participarem de competições tão importantes, como a Superliga e mundiais”, destaca Bara.
O técnico da do JF Vôlei, Henrique Furtado, salienta que a convocação dos três jogadores é merecida há muito tempo e que “a ida deles para as disputas internacionais inspira os colegas de equipe e os praticantes de vôlei de Juiz de Fora, que buscam um melhor desempenho para serem os próximos”.
Além dos jogadores que participaram do elenco em 2017, outros atletas que já vestiram a camisa do projeto também foram convocados, como o líbero Tales, para a seleção principal, e o oposto Felipe Roque, para a seleção Sub-21.