A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe no dia 18 a visita do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto. Doutor em Educação, ele ministra a palestra “Educação pública no atual contexto brasileiro: mercantilização e imposição ideológica do pensamento único”, a partir das 19h, no Anfiteatro de Estudos Sociais da Faculdade de Direito.
A vinda de Frigotto é uma iniciativa da Coordenação de Licenciaturas da Pró-reitora de Graduação (Prograd) da UFJF. Segundo a coordenadora Angélica Cosenza, Frigotto é uma referência na área de educação, especialmente nos debates a respeito dos projetos de Escola sem Partido. “Este é um debate muito importante que merece nossa atenção. Estamos mobilizando não só as pessoas na universidade, mas os professores das redes estadual e municipal de ensino.”
Além da Escola sem Partido, é esperado que Frigotto reflita sobre o Plano Municipal de Educação de Juiz de Fora, aprovado em março pela Câmara dos Vereadores, que debateu, com polêmica, as palavras gênero e diversidade no teor do documento. “Trata-se de um assunto muito caro para nós da educação e acalorado no momento no cenário nacional e local”, considera Cosenza.
A palestra é aberta aos professores da UFJF, estudantes das licenciaturas e a professores das redes estadual e municipal de ensino. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Frigotto é professor adjunto da UERJ e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), onde integra o grupo Trabalho, História, Educação e Saúde. Internacionalmente, atua como membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (Ipecal).
Lançamento de livro
Também durante sua vinda à UFJF, Frigotto lançará o livro Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira, organizado por ele. O lançamento ocorre a partir das 20h30, no Anfiteatro de Estudos Sociais.
Outras informações: (32) 2102-3967 – Diretoria de Imagem Institucional