A ascensão de programas como o Profissão Repórter e A Liga mostram que o fazer jornalístico vem se metamorfoseando cada vez mais no contexto da convergência. Não só o produto tem se diferenciado, como também o perfil do profissional, mais multifacetado, e a forma de interação com o público, que tem sido cada vez mais ativo. Para debater as narrativas jornalísticas que vêm surgindo nesse contexto e a sua relação com outros campos culturais, o Grupo Mídia e Literatura, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Ppgcom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a “I Jornada de Mídia e Literatura – narrativas em tempos de convergência”. Reunindo pesquisadores mineiros, gaúchos e cariocas, o evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e acontece nos dias 8 e 9 de maio, das 9h às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom).
Segundo a professora Cláudia Thomé, uma das coordenadoras da Jornada, o objetivo principal é promover o diálogo interdisciplinar entre pesquisas de Letras e de Comunicação em um momento em que as duas áreas se aproximam ainda mais, em função das narrativas migratórias e convergentes. “O grupo pretende promover o debate sobre as narrativas literárias e midiáticas no contexto da convergência das mídias, a partir de seus deslizamentos de um meio a outro, e do fluxo de referências que as levam a um processo de mutação e de novas produções de sentido”, afirma.
Cláudia acredita que, além de divulgar as pesquisas do grupo, o evento é uma forma de proporcionar o debate interdisciplinar sobre a narrativa midiática. “Nós também temos a oportunidade de consolidar parcerias acadêmicas para uma futura rede de pesquisa, tanto com as professoras convidadas, quanto com a Faculdade de Letras da UFJF.”
Programação e inscrições
Luiz Rufatto, escritor premiado da região e autor de crônicas publicadas no El País, fará a conferência de abertura com o tema “Navegação fluvial – do rio Pomba ao rio Tietê passando pelo rio Paraibuna…”. O evento também contará com a participação da professora Sonia Cristina Reis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que discutirá narrativas de pós-guerra na Itália; com a professora Fabiana Piccinin, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), debatendo narrativas audiovisuais; e o professor Marco Aurélio Reis, da Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ), analisando narrativas jornalísticas e crônicas. A programação completa pode ser conferida no site do grupo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda-feira, 8, através de um formulário online. Os participantes inscritos que tiverem o mínimo de 75% de frequência receberão certificado emitido pela UFJF.
Outras informações: