A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe até este domingo, 21, as submissões de propostas para os programas institucionais de bolsas de iniciação científica. O edital está aberto desde o dia 24 de abril, e não apresenta grandes modificações em suas regras em relação aos anos anteriores.
O edital disponibiliza 500 Bolsas de Iniciação Científica (BIC), que são financiadas pela UFJF e tem remuneração de R$340 mensais, e 132 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que tem remuneração mensal de R$400 pago pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Para acessar o edital, clique aqui.
Modificações
As regras do processo foram amplamente discutidas, como afirma Mônica Oliveira, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UFJF, no entanto não houve grandes modificações, apenas alguns detalhes práticos foram aperfeiçoados. As modificações deste ano são:
-
O plano de pesquisa do bolsista será preenchido diretamente no SIGA/Pesquisa;
-
O Currículo Lattes/CNPq do orientador deverá ser anexado em XML e também em PDF;
-
O projeto de pesquisa será classificado como Muito Bom, Bom ou Insuficiente, sendo que para o cômputo da nota do conjunto projeto/orientador serão dadas as notas 100 e 80 para os dois primeiros conceitos. O projeto classificado como Insuficiente não estará apto a participar do programa de Iniciação Científica.
”No mais, todo o detalhamento do edital é uma descrição das etapas e procedimentos que regularmente são executados. Mudanças mais amplas ocorrerão somente no edital 20018”, afirma Mônica. Para a pró-reitora, “a iniciação científica é a oportunidade do aluno pesquisar temas de seu interesse e ter contato com a pesquisa acadêmica, além de esse ser um processo que contribui para uma graduação mais completa”.
Outras informações:
Clique aqui para acessar o edital
(32) 2102-3773 / 3785 (Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação)