Atenção, estudantes e servidores: o sistema de entrada do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passará a contar com sistema de catracas eletrônicas a partir do dia 5 de junho. A mudança, segundo a coordenação, agilizará o processo de entrada dos usuários, reduzindo o volume de filas durante os horários de pico no espaço.

Com o novo sistema, a entrada só será permitida através da apresentação da carteirinha, que será verificada eletronicamente por um sistema vinculado ao Siga nas catracas. Para aderir, os estudantes e servidores que frequentam o RU contarão com um esquema especial de atendimento, com um cronograma de datas para adesão de alunos a partir das iniciais de seus nomes a partir da próxima segunda-feira, 24, no RU Campus. Para o cadastro dos servidores foi reservada a última semana, de 30 de maio a 3 de junho. Confira:

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Para a inclusão no novo sistema, o estudante deverá levar apenas a carteirinha, e não será possível a adesão por terceiros.

A carteirinha será escaneada e, através do chip já instalado, o funcionário terá acesso às informações do estudante/servidor, podendo conferir pelo Siga o status de matrícula e se ainda é ativo. Aqueles que já recebem o auxílio alimentação, por meio do Programa de Assistência Estudantil, não precisam fazer a adesão, já que utilizam esse método de entrada atualmente.

De acordo com a coordenadora do RU, Adriana Abreu de Andrade Souza, o novo sistema irá agilizar a entrada nos restaurantes. “Com a entrada eletrônica, teremos uma fila única que se dividirá nas quatros catracas, o que tornará a espera menor, principalmente nos horários de pico.” Além disso, segundo a coordenadora, será possível evitar fraudes na entrada, analisar os diferentes perfis de alunos e servidores que utilizam o RU e quais os horários e dias de pico, etc.

No dia 5 de junho, as quatro catracas eletrônicas já estarão funcionando no RU Campus. Ainda não há uma data definida para o RU Centro, mas o novo modelo será implantado em breve. O projeto também prevê a implantação de um sistema de compra de crédito através da própria carteirinha, extinguindo os tickets em papel, o que agilizará, ainda mais, o processo.

Desenvolvimento próprio

O sistema é vantajoso até para a aplicação de conhecimentos dos alunos da área, já que está sendo totalmente desenvolvido por bolsistas e servidores da universidade. “É importante destacar que o sistema foi iniciado do zero e é totalmente voltado para a nossa realidade”, ressalta Felipe Caetano, analista de Tecnologia da Informação (TI) do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

O analista conta que a maior vantagem de desenvolver o próprio sistema é poder adaptar a performance do mesmo ao fluxo de atividades da UFJF, com maior facilidade de integrá-lo ao Siga, realizar testes e verificar as atividades com maior controle.