A análise dos erros matemáticos cometidos por estudantes do Ensino Médio e sua relação com a condição socioeconômica familiar foi tema da dissertação de mestrado elaborada pelo acadêmico Tiago de Paula Zagnoli. Com o título “Uma análise do erro de um grupo de estudantes do Ensino Médio em uma escola de Juiz de Fora sob a ótica sociocontextual”, a pesquisa foi apresentada no último dia 05, no Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Utilizando a metodologia de análise de conteúdo de erros, Zagnoli analisou a base de dados da Prova Brasil 2011 e aplicou, em 82 estudantes, um formulário de avaliação socioeconômica no mesmo molde do utilizado no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo era descobrir se estudantes com níveis socioeconômicos distintos cometem os mesmos erros em questões matemáticas.
Os dados possibilitaram classificar o nível socioeconômico dos alunos em cinco faixas, e elencar a incidência de erros cometidos pelos estudantes em sete categorias: uso errados dos dados; linguagem mal interpretada; definição do teorema distorcido; erro técnico; simples cópia dos dados; erros não compreendidos; e erros por distração.
A partir dos cruzamento dos resultados obtidos, o mestrando constatou que o nível socioeconômico familiar não se mostra decisivo durante a resolução das questões de matemática. De acordo com a pesquisa, os alunos, independentemente do nível socioeconômico, apresentam os mesmos tipos de erros e nas mesmas categorias.
“Devemos deixar bem claro que isso se mostrou evidente para aquela população investigada, ou seja, o grupo dos 82 alunos. A conclusão reforça a importância de a escola, na garantia da equidade do ensino, permitir que alunos com baixo nível socioeconômico possuam as mesmas condições de aprendizado que aqueles com nível socioeconômico mais elevados”, afirma Zagnoli.
Para o professor orientador, Marco Aurélio Kistemann Júnior, estudos com foco na avaliação do ensino ainda são escassos, mas possuem papel fundamental para a proposição de políticas públicas. “Pesquisas com o tema da avaliação da aprendizagem são fundamentais para a proposição de políticas públicas que promovam inclusão social, regulação das aprendizagens e surgimento de novas metodologias de ensino e de aprendizagem. Cabe aos educadores, em seus vários níveis escolares, estudar e exercitar diferentes forma de avaliar seus estudantes.”
Banca Examinadora:
Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann Júnior (orientador – UFJF)
Prof.ª Dr. Glauco da Silva Aguiar (Cesgranrio)
Prof.ª Dr. Leonardo José da Silva (UFJF)
Outras Informações: (32) 2102 – 3342 – Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática