Mostrar que mulher pode aprender e ensinar e mesmo com as diferenças anatômicas do corpo, evidenciar a prática esportiva independente do seu gênero, foi o objetivo da palestra de abertura do 1º Fórum Futsal de Mulheres, na manhã deste sábado,dia 8, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
“Mulheres no Futsal: aspectos desenvolvimentais e biomecânicos”, foi o tema abordado pela professora da Faefid, Selva Barreto. Segundo a docente, existem inúmeras diferenças no desenvolvimento do futsal, quando comparados entre homens e mulheres. Para ela, essas diferenças não minimizam a participação feminina no esporte e acredita que cada vez mais é importante abrir espaço para essa ação: “Vemos o quão defasado está essa prática esportiva no âmbito feminino. Mas quando unimos a forma de ensinar algo ou um determinado movimento para uma mulher, isto serve como um avanço acadêmico e social, principalmente, um avanço no respeito pelo outro”, destaca a professora que discutiu também a forma de aprendizagem dessa modalidade.
A iniciativa do evento surgiu pelo “Tá Jóia Futsal Clube” e contou com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (Gefss), da Faefid. Além de palestras, o fórum conta com mesas-redondas, relatos de experiências, estudos de caso e apresentação de pôsteres.
Integrado ao Fórum, acontece também a 1ª Copa Futsal de Mulheres, nas dependências da Faefid, com a participação de seis times. As equipes estão distribuídoa em duas chaves, avançando depois para semifinais e finais. Ambos eventos acontecerão até domingo, 9, e a expectativa é de particação de aproximadamente 120 pessoas.
Para a diretora de comunicação do clube, Eveline Amaral, havia carência de um evento que, além de viabilizar jogos entre os times, aliasse conhecimento e troca de experiências entre os projetos de futsal para mulheres em Juiz de Fora e região. “A idealização do fórum se deu pela necessidade de intercambiar conhecimento e as experiências dos diversos projetos de futsal de mulheres que vêm se organizando e se consolidando na cidade, buscando, assim, o maior desenvolvimento dos mesmos e, sobretudo, da modalidade. A proposta é integrar todos esses projetos, trazendo informação, diversão e lazer.”.
Outras informações: (32) 2102-3281 (Faculdade de Educação Física e Desportos-UFJF)