O ensinamento de Física com projetos práticos realizados por alunos é o tema da dissertação “Ensino de Física por projetos: A Física do Forno Solar.” O trabalho foi realizado pelo acadêmico Leonardo Tavares de Paula, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Mnpef) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A pesquisa abrangeu quatro turmas de Ensino Médio da Escola Estadual José Elias Issa, contabilizando 135 alunos. A dinâmica dos estudantes consistiu em criar um forno solar a partir de materiais encontrados na própria escola, como sobras de cadeiras, e serviu para a observação prática dos conceitos envolvidos na Termodinâmica. O objeto funciona como uma caixa térmica que recebe raios solares e impede que estes saiam.
Professora do Mnpef da UFJF e orientadora da dissertação, Diana Esther, ressalta o envolvimento proporcionado aos estudantes por meio do projeto: “Com coisas simples, que os alunos encontram na escola e em casa, eles viram tudo o que o professor dava em sala de aula, mas na prática”. Além da constituição do forno solar, em uma segunda etapa os estudantes produziram um manual de como desenvolver o projeto.
Na avaliação da orientadora da pesquisa, o trabalho foi importante também por desenvolver conceitos de sustentabilidade para os estudantes: “deu para fazer um link com o projeto com o aquecimento global e o efeito estufa, e estes estudantes puderam observar a Física no cotidiano.” Para a orientadora, a própria constituição do forno solar com objetos que poderiam acabar no lixo também é um dos fatores que auxiliam no desenvolvimento de conceitos sustentáveis.
O acadêmico Leonardo Tavares reitera que a aplicação do projeto gerou engajamento e interesse dos alunos: “o desenvolvimento da atividade mostrou o quanto a proposta do ensino de física por projetos pode ser usada para aumentar a motivação do aluno em aprender.” O pesquisador acredita que as iniciativas propostas na dissertação podem ser desenvolvidas por qualquer professor interessado em lecionar por meio de projetos, e indica que pretende seguir estudando a relação dos alunos com o aprendizado.
Contatos:
Leonardo Tavares de Paula (mestrando)
leozim.tp@gmail.com
Profa. Dra. Diana Esther Tuyarot de Barci (orientadora)
diana.tuyarot@gmail.com
Banca examinadora:
Profa. Dra. Diana Esther Tuyarot de Barci (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Menezes (UFJF)
Profa. Dra. Silvia Martins dos Santos (Universidade Federal de Uberlândia)
Outras informações: (32) 2102-3322 – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física