Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 22/03/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-divulga-ultimo-edital-de-reclassificacao-do-sisu-pism-e-vestibular-2017/

Título: UFJF divulga último edital de reclassificação do Sisu, Pism e Vestibular 2017

Foram publicados, nesta quarta-feira (22), os editais de convocação da quarta lista de reclassificação do Sisu (veja aqui), do Pism e do Vestibular 2017 (veja aqui) da UFJF. A relação traz o nome de 357 novos candidatos aprovados para estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Conforme a UFJF, os convocados devem cumprir duas etapas para efetuar a matrícula: fazer a pré-matrícula online até esta sextafeira e a matrícula presencial nos dias 28 e 29 de março. Só poderão participar da matrícula presencial quem realizar a pré-matrícula online dentro do prazo.

A pré-matrícula para aprovados pelo Sisu deve ser feita neste link; já a dos aprovados pelo Pism e Vestibular, neste link. A documentação necessária para o requerimento de matrícula, assim como os modelos de declarações e formulários que os convocados devem apresentar

preenchidos na matrícula presencial, bem como horários e locais da matrícula, estão disponíveis nos menus Sisu e Pism da página do Cdara.

Este é o último edital de reclassificação do Sisu, do Pism e Vestibular 2017 a ser publicado neste semestre letivo para o campus Juiz de Fora.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 22/03/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/roda-de-conversa-debate-a-lideranca-feminina/

Título: Roda de conversa debate a liderança feminina

A Acesso Comunicação Júnior, empresa júnior da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza nesta quinta-feira (23) uma roda de conversa sobre liderança feminina. O evento gratuito acontece a partir das 16h, na sala 5.105 da Faculdade de Direito, e pretende estimular o debate em torno da mulher no ambiente empresarial, na liderança social e na política. Organizada pelo Comitê Socioambiental da Acesso, a roda de conversa terá a presença da presidente do Comitê de Cidadania de Juiz de Fora, Maria Aparecida Oliveira, da presidente do Instituto Beneficente Peron, e da consultora em comunicação e marketing Flávia Cadinelli.

— —

Veículo: Jornal Tribuna Sul de Minas

Editoria: Destaques

Data: 22/03/2017

Link: http://tribunasuldeminas.com.br/vem-ai-o-i-forum-futsal-de-mulheres-da-universidade-federal-de-juiz-de-fora/

Título: Vem aí o I Fórum Futsal de Mulheres da Universidade Federal de Juiz de Fora

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nos dias 8 e 9 de abril, dois eventos inteiramente dedicados ao futsal feminino. O 1º Fórum Futsal de Mulheres e a 1ª Copa de Futsal de Mulheres acontecem, de maneira integrada, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). A iniciativa do “Tá Jóia Futsal Clube” conta com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (Gefss), da Faefid.

Nos dois dias, das 9h às 15h, acontece o Fórum, com palestras, mesas redondas, relatos de experiências e apresentação de pôsteres. A programação com os convidados ainda está sendo definida, mas os  temas já estão pré-estabelecidos: “Mulheres no esporte”; “Preparação geral em torno do futsal de mulheres”, “Projetos de futsal de mulheres em Juiz de Fora” e “Arbitragem de mulheres”. Já os jogos da Copa, também nos dois dias, começam às 15h30, e serão disputados pelos primeiros seis times que se inscreverem. Esses times, por sua vez, estarão distribuídos em duas chaves, avançando depois para semifinais e finais.

Para a diretora de comunicação do clube, Eveline Amaral, havia carência de um evento que, além de viabilizar jogos entre os times, aliasse conhecimento e troca de experiências entre os projetos de futsal para mulheres em Juiz de Fora e região. “A idealização do Fórum se deu pela necessidade de intercambiar conhecimento e as experiências dos diversos projetos de futsal de mulheres que vêm se organizando e se consolidando na cidade, buscando assim o maior desenvolvimento dos mesmos e, sobretudo, da modalidade. A proposta é integrar todos esses projetos, trazendo informação, diversão e lazer,” afirma.

Já aluna do PET Faefid, Tuany Mageste, acredita que, com a organização do evento, haverá maior visibilidade para as mulheres no esporte, para o futsal feminino e para os times juiz-foranos que estão crescendo e cada vez mais atuantes dentro do esporte. “Com isso, queremos dar mais apoio para esse pessoal, que está vindo com tanta disposição, e trazer ideias novas para melhorar o esporte e introduzir mais mulheres nessa modalidade que todo mundo gosta,” pontua.

As vagas para o Fórum são limitadas e as inscrições estão abertas. Será cobrada uma taxa de R$ 15 por pessoa; enquanto que, para times, de até 15 integrantes, a taxa é de R$175; sendo que todos terão acesso ao Fórum. Há uma página do evento, onde é possível a interação entre os times e os participantes do Fórum.

PET e Gefss

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Faefid, sob a coordenação da professora Ludmila Mourão, vem debatendo esse tema em suas ações de pesquisa, extensão e ensino e colabora com a organização e divulgação do evento. Já o Grupo de Estudos em Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade; também coordenado por Ludmila, dará todo o suporte, sob o ponto de vista acadêmico, durante as palestras e mesas redondas. Segundo a professora, o que se encontra em Juiz de Fora não é diferente do que acontece no Brasil. O esporte ainda é uma ação de poucas mulheres. O que se tem visto são poucas meninas interessadas em futebol, mas que não conseguem permanecer jogando ao longo de suas vidas, porque  estes espaços ainda são muito restritos.

“Falar de futebol que representa e integra a identidade nacional não vai significar dizer que o acesso a esse esporte tenha sido igualitário para todos os grupos que se encantaram por ele. Desde o surgimento no Brasil, essa modalidade ancora uma desigualdade de gênero e esses desdobramentos ainda vão ser sentidos na atualidade. Existem algumas experiências em Juiz de Fora, de crianças que jogam nos campeonatos em times mistos e, às vezes, são impedidas de jogar neles, porque não há times exclusivamente femininos,” sustenta Ludmila.

“É um evento de grande importância para a comunidade acadêmica e para aquelas praticantes de futsal; por promover experiências concretas de mulheres jogando futebol e o debate sobre a prática. Ele tem uma característica interessante, que é de empoderar esse tema tão interditado historicamente no Brasil e  também de permitir a visibilidade da prática de mulheres jogando com outras mulheres. Então há a possibilidade de trabalhar tanto na via do conceito de representações e de visibilidade, quanto na do empoderamento. O nosso Fórum vai refletir sobre esses temas, além de ampliar esse universo entre os participantes,” conclui.

Mais informações:

(32) 2102-3281 (Faculdade de Educação Física e Desportos)

Veículo: movimento.com

Editoria: Concurso

Data: 22/03/2017

Link: http://www.movimento.com/2017/03/coral-da-ufjf-abre-selecao/

Título: Coral da UFJF abre seleção

O Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), regido pela maestrina Hellem Pimentel, está selecionando cantores. Há vagas para sopranos, contraltos, tenores e baixos.

Os testes serão realizados em duas etapas. A primeira, nos dias 27 e 28 de março, e a segunda, no dia 29 de março. No dia 27, segunda-feira, será feita a audição das vozes femininas e, no dia 28, terça-feira, a das masculinas. As candidatas e os candidatos pré-selecionados farão a segunda etapa na quarta-feira, 29, quando serão feitos quartetos com os demais integrantes do grupo.

As audições serão feitas por ordem de chegada. Elas começam às 19 horas, no Fórum da Cultura, que fica na rua Santo Antônio, 1.112, no Centro de Juiz de Fora.

O processo seletivo, realizado nos dias 27 e 28, será composto pelos seguintes quesitos eliminatórios:

– Canto de uma música popular brasileira (a capella e de livre escolha)

– Teste de ouvido

– Vocalize

– Entrevista

Para a segunda etapa, cantores e cantoras pré-selecionados deverão participar do ensaio geral de quarta-feira, dia 29 de março, e cantar em quarteto a música a ser ensaiada na ocasião.

Ensaios

O Coral da UFJF realiza seus ensaios no Fórum da Cultura. Eles são distribuídos da seguinte forma:

Segundas-feiras, das 19h às 22h – ensaio das vozes femininas: sopranos e contraltos

Terças-feiras, das 19h às 22h– ensaio das vozes masculinas: tenor e baixo

Quartas-feiras, das 19h às 22h – ensaio geral: todos os naipes

A disponibilidade de horário para ensaios é fundamental para o trabalho em grupo. Assim, não serão aceitos candidatos que não puderem comparecer a qualquer dos dias mencionados acima, ainda que aprovados nos outros quesitos. Todos os que pretendem fazer parte do Coral Universitário, obrigatoriamente, deverão ter disponibilidade para os ensaios semanais, bem como para as apresentações marcadas ao longo do ano.

A lista com o nome dos aprovados será divulgada no dia 31 de março, na página do grupo no Facebook. Somente os aprovados serão comunicados por e-mail.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Coluna Cesar Romero

Data: 22/03/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/coluna-cr-22-03-2017-2/

Título: Boa Cotação

A UFJF ocupa o 55º lugar entre as universidades sulamericanas com maior presença na Web, ficando em 30º entre as brasileiras e em quarto lugar em Minas Gerais, superada pela UFMG, UFV e Universidade Federal de Uberlândia. O “Ranking Web of Universities” avaliou 11.995 instituições de ensino superior no mundo por meio de quatro indicadores principais: presença, visibilidade, transparência e excelência na Internet.

— —

Veículo: MGTV 1ª Edição

Editoria: MG Tec

Data: 22/03/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2017/03/projeto-da-ufjf-aplica-tecnologia-para-melhorar-identificacao-de-bovinos.html

Título: Projeto da UFJF aplica tecnologia para melhorar identificação de bovinos

Uma plataforma digital criada por estudantes e um professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora pode revolucionar a cadeia de produção de leite. O “Scanner Bovino” foi desenvolvido para uma competição chamada “Ideas for Milk” (Ideias para leite),que foi realizada em 2016.

O projeto juiz-forano propõe aplicar a visão computacional para solucionar um problema conhecido, causado pelo custo elevado da identificação de animais no manejo e gerenciamento de rebanhos e fazendas. O valor de cada animal que for cadastrado é R$ 1,20.

A startup é dos estudantes Luan Melo e Pedro Duin. Começou como uma pesquisa e agora está chegando ao mercado, depois de ter sido escolhida como uma das 100 empresas do programa Fiemg Lab, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

A seleção para a o programa durou dois meses e recebeu inscrições de empresas de 11 países. Cinco startups da Zona da Mata concorreram e já começaram os trabalhos no espaço Atmosphera, uma central com investidores, aceleradoras e startups, que fica em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante 18 meses, as empresas que estão participando vão passar por quatro etapas de aceleração e novos processos seletivos. Neste período, serão feitos diagnósticos, encontros, checkpoints e mentorias, capacitações e mensuração de resultados. Na fase final, será promovida a expansão acelerada dos cinco projetos mais impactantes, que serão internacionalizados e terão um aumento na base de clientes.

Entre todas as startups, o “Scanner Bovino” garantiu colocação no programa. O projeto da UFJF é um hardware implementado nos animais para identificar precisamente os dados dos rebanhos, através de numeração pelo aplicativo e câmeras de smartphones. A tecnologia utilizada é baseada em algoritmos de reconhecimentos de padrões, conhecidos como “OCR”.

Os donos do aplicativo veem um mercado abrangente para a novidade, com mais de 2,5 milhões de fazendas no Brasil, onde metade possui rebanho com até 99 animais. De acordo com eles, o investimento é de baixo custo e dribla outro obstáculo da informatização da produção, que é a dificuldade financeira dos pecuaristas.

O sistema exigiu investimento de aproximadamente R$ 30 mil dos fundadores, em aportes feitos durante 14 meses. A ideia é cobrar um valor mensal de R$ 14,99 para utilização da tecnologia.

Para o futuro, os criadores do “Scanner Bovino” planejam captar novos investidores e clientes, buscando atingir não só o mercado brasileiro, mas também os países onde se encontram os maiores rebanhos no mundo, como Índia e Estados Unidos, além da União Europeia.

Além do projeto de Juiz de Fora, na Zona da Mata também foram escolhidas para participar do programa a Acess Tech, de São João Del Rei e a Clonar Resistência Doenças Florestais, a Jungle Digital Games e o Laboratório Profitus, todas de Viçosa.

— —

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 22/03/2017

Link: http://www.diarioregionaljf.com.br/cidade/14659-ufjf-divulgada-quarta-lista-de-reclassificacao-de-sisu-pism-e-vestibular-2017

Título: UFJF divulgada quarta lista de reclassificação de Sisu, Pism e Vestibular 2017

Foram publicados, nessa quarta-feira, 22, os editais de convocação da quarta lista de reclassificação do Sisu, do Pism e do Vestibular 2017. A relação traz o nome de 357 novos candidatos aprovados para estudar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

A lista com 344 convocados pelo Sisu pode ser conferida aqui; e a relação dos 13 chamados pelo Pism e Vestibular está neste link.

Os convocados devem cumprir duas etapas para efetuar a matrícula: fazer a pré-matrícula on-line até esta sexta-feira, 24, e a matrícula presencial nos dias 28 e 29 de março. Só poderão participar da matrícula presencial quem realizar a pré-matrícula on-line dentro do prazo.

A pré-matrícula para aprovados pelo Sisu deve ser feita neste link; já a dos aprovados pelo Pism e Vestibular, neste link.

A documentação necessária para o requerimento de matrícula, assim como os modelos de declarações e formulários que os convocados devem apresentar preenchidos na matrícula presencial, bem como horários e locais da matrícula, estão disponíveis nos menus Sisu e Pism da página do Cdara.

Este é o último edital de reclassificação do Sisu, do Pism e Vestibular 2017 a ser publicado neste semestre letivo para o campus Juiz de Fora.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 22/03/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/alunos-da-ufjf-oferecem-curso-popular-preparatorio-para-o-enem/

Título: Alunos da UFJF oferecem curso popular preparatório para o Enem

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que oferece 60 vagas para o curso popular preparatório para o Enem. O curso Garra, que aguarda o resultado do edital da UFJF para se tornar um Projeto de Extensão, começou como uma iniciativa do estudante de Medicina da Federal, Caíque Neves. Já na graduação, ele percebeu a desigualdade social e como as pessoas tinham dificuldade de acesso ao curso. Agora, os interessados podem se inscrever para a seleção até o dia 2 de abril. Segundo o idealizador da iniciativa e diretor geral do projeto, a intenção é dar uma oportunidade de acesso a quem não tem o privilégio de pagar pelo reforço nos estudos.

“Nós lutamos para equalizar as diferenças no ensino. Entendemos que, muitas vezes, os estudantes de escolas públicas não têm a opção de escolher continuar os estudos por conta da dificuldade de acesso”, avalia Neves. Nesse sentido, o projeto tem como foco o ensino das competências exigidas no Enem, porta de acesso para o ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). “Para nós, a educação deve ir além de decorar uma matéria, ela precisa ser um processo de formação crítica e ética”, pontua. O número limitado pela capacidade da sala e material não impede que a inclusão de mais pessoas seja pensada. Um dos objetivos do projeto é dar aulas temáticas aos sábados, em um espaço mais amplo, como o da Praça Cívica da UFJF, onde outros alunos também possam ter acesso às discussões e palestras sobre assuntos como direitos humanos, cidadania, entre outros.

Os interessados podem ter acesso a informações sobre o edital e o local de inscrição pela página no Facebook Projeto Garra-Cursinho Popular.

Eles devem passar por uma prova para avaliação e entrevista. A única exigência para passar pelo processo é ter feito ou estar fazendo o ensino médio em alguma instituição pública de ensino. Os alunos da UFJF que quiserem participar do processo seletivo para professor também devem acompanhar o edital aberto até a próxima sexta-feira (24). Eles podem ser graduandos em qualquer curso e também devem passar por avaliação. A participação no projeto garante aos universitários um certificado, que pode ser convertido em créditos extras, necessários para a formatura.

* Ao contrário do publicado antes, o Curso Garra ainda não é um Projeto de Extensão da UFJF. Ele ainda aguarda o resultado do edital da UFJF para se tornar um Projeto de Extensão.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 23/03/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2017/03/apos-analise-de-recursos-ufjf-divulga-notas-finais-do-pism-i-e-ii.html

Título: Após análise de recursos, UFJF divulga notas finais do Pism I e II

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), infomou na tarde desta quinta-feira (23), que a Comissão Permanente de Seleção (Copese) divulgou no site da instituição as notas finais dos candidatos que realizaram as provas dos módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), após análise de recurso.

O Copese disse que no módulo I houve 13 alterações de nota, sendo seis de Biologia, três de Física, duas de Literatura e duas de Matemática. Já no módulo II, foram 29 mudanças: 17 em Literatura, seis em História, três em Geografia, duas em Física e uma em Matemática.

Ao todo, 28 candidatos do Pism II terão ressarcimento dos valores pagos, já que os questionamentos foram considerados procedentes. Em relação ao Pism I, 12 candidatos serão ressarcidos.

Questionamentos

A Copese registrou 140 questionamentos referentes às notas dos módulos I e II do Pism. De acordo com a Copese, foram 83 registros quanto ao Pism I e 122 relativos ao módulo II. Os candidatos puderam pedir revisão em relação às notas de até dois conteúdos.

As notas dos módulos I e II têm, respectivamente, peso 2 e 3 sobre o resultado final. Caso o candidato obtenha nota zero em qualquer uma das provas nestas duas etapas, ele não será eliminado do processo. Interessados em mais informações podem entrar em contato pelos telefones: (32) 2102-3738 e 2102-3755.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/03/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-divulga-notas-finais-do-pism-i-e-ii/

Título: UFJF divulga notas finais do Pism I e II

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, na tarde desta quinta-feira (23), as notas finais dos candidatos dos módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), após a análise de recursos. Segundo informações da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), no módulo I do Pism houve 13 alterações de nota, sendo seis de Biologia, três de Física, duas de Literatura e duas de Matemática.

Já no módulo II, foram 29 mudanças: 17 em Literatura, seis em História, três em Geografia, duas em Física e uma em Matemática. Ao todo, 28 candidatos do Pism II terão ressarcimento dos valores pagos, já que os questionamentos foram considerados procedentes. Em relação ao Pism I, 12 candidatos serão ressarcidos.

A Copese registrou 140 questionamentos referentes às notas dos módulos I e II do Pism. De acordo com a Copese, foram 83 registros quanto ao Pism I e 122 relativos ao módulo II. Os candidatos puderam pedir revisão em relação às notas de até dois conteúdos.

As notas dos módulos I e II têm, respectivamente, peso 2 e 3 sobre o resultado final. Caso o candidato obtenha nota zero em qualquer uma das provas nestas duas etapas, ele não será eliminado do processo.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 23/03/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-e-a-55a-entre-universidades-latino-americanas-mais-presentes-na-web/

Título: UFJF é a 55ª entre universidades latino-americanas mais presentes na web

O Ranking Web of Universities, também conhecido como Webometrics, mostra a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 55º lugar entre as universidades da América Latina com maior presença na web. A instituição subiu 29 posições no ranking em três anos.

O Webometrics é uma iniciativa do Laboratório de Cybermetria do Conselho Superior de Investigações Científicas do Ministério da Educação da Espanha e avalia 11.995 instituições de ensino superior no mundo por meio de quatro indicadores principais: presença, visibilidade, transparência e excelência na internet.

Só na América Latina, o instituto analisa 3.680 instituições de ensino superior. Entre as universidades brasileiras, a UFJF aparece na 30ª colocação e é a 4ª entre as mineiras, atrás da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

— —

Veículo: Brasil Escola

Editoria: Notícias

Data: 24/03/2017

Link: http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/curso-preparatorio-para-enem-ufjf-recebe-inscricoes/338714.html

Título: Curso preparatório da UFJF para o Enem recebe inscrições

O Projeto Garra, curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para as turmas do extensivo 2017. Elas podem ser feitas até 2 de abril ou até o limite de 400 inscrições.

Inscreva-se

Podem se inscrever egressos ou concluintes do ensino médio de escolas públicas ou bolsistas da rede privada, que possuem disponibilidade para frequentar pelo menos 75% das aulas e não possuem condição financeira para arcar com os custos de um cursinho particular.

A oferta é de 60 vagas, sendo 5 para participantes com mais de 30 anos e que nunca tenham feito ensino superior.

Seleção

Os candidatos passarão por uma prova diagnóstica no dia 8 de abril, das 14h às 17h30, no CAVE. Na ocasião, eles serão submetidos a 50 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Interdisciplinares.

Os participantes que atingirem a nota base, que será estipulada conforme o desempenho dos candidatos, serão selecionados para a próxima fase, que consiste em um sorteio, a ser realizado no dia 17 de abril com transmissão online.

Os 90 candidatos sorteados serão convocados para a entrevista socioeconômica, que acontecerá em 22 de abril, em horário acordado posteriormente. Eles deverão apresentar os documentos comprobatórios listados no Manual do Candidato.

Resultado e aulas

A lista dos convocados na primeira chamada será publicada no dia 23 de abril, na página do cursinho no Facebook. As datas e horários da matrícula presencial também serão combinados posteriormente.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h20 às 12h, na sala 1.402 da Faculdade de Letras da UFJF. Além de material didático, os alunos recebem uma conta de acesso à plataforma online Descomplica.

Mais informações podem ser obtidas no Manual do Candidato, pelo e-mail contato.projetogarra@gmail.com.

— —

Veículo: Votação do Plano Municipal de Educação de Juiz de Fora é adiada

Editoria: Notícias

Data: 24/03/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2017/03/votacao-do-plano-municipal-de-educacao-de-juiz-de-fora-e-adiada.html

Título: Votação do Plano Municipal de Educação de Juiz de Fora é adiada

A votação do Plano Municipal de Educação (PME) foi adiada após debate nesta sexta-fera (24) na Câmara Municipal de Juiz de Fora. O projeto recebeu pedido de vista para que as emendas sejam analisadas e votadas na segunda-feira (27).

A reunião teve o Plenário lotado de professores, que pediam que o plano fosse aprovado com as emendas do vereador Roberto Cupolillo (PT).

O Projeto de Lei (PL) tramita no Legislativo desde janeiro de 2017, só que a proposta de metas e diretrizes para a educação básica na cidade já causou polêmica entre professores e estudiosos da educação. Isso porque o texto original proposto pelo fórum e pela Conferência Municipal de Educação foi modificado pela Prefeitura.

O novo plano foi discutido por cinco meses, em 2015, num fórum específico e, em seguida, entregue ao Executivo. O documento elaborado tem nove artigos e um anexo com 18 metas que precisam ser cumpridas pela educação infantil nos próximos dez anos. O PME é uma exigência prevista em lei federal, com metas para valorização do magistério, formação continuada, gestão, direitos humanos, entre outros objetivos.

Segundo a coordenadora do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Maria Lúcia Lacerda, as modificações não agradaram, principalmente, aos professores. Um dos parágrafos do artigo 3 causou polêmica. Ele determina que as escolas sejam espaços de conhecimento e respeito às diversidades de raça e gênero.

No entanto, segundo o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que ajudou na elaboração do PME, André Martins, o plano que está em tramitação versa sobre direitos humanos e não ideologia de gênero, especificamente.

“A intenção é assegurar um conjunto de estratégias que viabilizem o direito a essa educação. Em outras palavras, que nenhuma criança, nenhum adolescente seja vítima de perseguição por orientação religiosa ou a forma de ser. Entendemos que a escola para cumprir a função social deve ser lugar de acolhimento”, disse.

Ainda de acordo com Martins, houve mudanças de ordem técnica, modificações de conteúdo e supressão de termos acompanhado de substitutivos. “Uma das coisas que nós prezamos muito nesta reformulação é a valorização do magistério e a questão de carreira”, afirmou.

Lacerda defendeu o debate sobre a inclusão, seja para classes menos favorecidas ou para deficientes. O projeto conta com mais fiscalização para que creches e escolas privadas e públicas atendam a população de zero a 17 anos com deficiência. Ela também citou a importância das metas de valorização dos professores e do plano de carreira.

Em nota, a Secretaria de Educação informou que a maioria das alterações na proposta do PME se refere a modificações de redação para conferir mais clareza no texto. Outras propostas criavam despesas ao município, incompatíveis com a atual realidade financeira e com o objetivo do documento, que prevê diretrizes não somente para a rede municipal, mas também para as redes estadual, federal e privada.

Plano Municipal de Educação

É um planejamento da educação de cada município, que deve ser realizado com participação do governo (prefeito e vereadores) e da sociedade civil (professores e organizações). Ele é um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos.

O PME engloba todo o sistema de ensino das escolas estaduais, municipais e particulares, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissionalizante à Distância. Além disso, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.

O objetivo é responder as necessidades educacionais. Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação analisam e definem políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e regionais, e superar a descontinuidade do trabalho na educação do município.

— —

Veículo: Globo Esporte – Vale do Paraíba e região

Editoria: Vôlei

Data: 24/03/2017

Link: http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/volei/noticia/2017/03/cezar-douglas-ve-melhora-do-taubate-mas-faz-alerta-para-3-jogo-das-quartas.html

Título: Cezar Douglas vê melhora do Taubaté mas faz alerta para 3º jogo das quartas

Com a vitória por 3 sets a 1 sobre o Juiz de Fora nessa quinta-feira, 23, o Vôlei Taubaté ficou a um triunfo de garantir a vaga na semifinal da Superliga Masculina. Após o embate no ginásio do Abaeté, o técnico Cezar Douglas demonstrou estar contente com uma evolução que enxergou na equipe em comparação com o primeiro jogo das quartas de final.

O treinador reconhece que no segundo set o desempenho foi abaixo do esperado. Segundo ele, o desequilíbrio, principalmente no início da parcial, acabou pesando para a derrota por 25 a 14 no período. Mas, analisando a partida como um todo, viu crescimento do time.

– No geral, se formos ver os números, nós tivemos uma evolução significativa em comparação com a última partida, mesmo sendo um 3 a 0 lá. Fomos melhores em dois aspectos que são fundamentais para que a gente consiga manter o equilíbrio dentro das nossas características e passar para a outra fase. O sistema de recepção evoluiu muito e isso fez com que definíssemos melhor as nossas jogadas de ataque. Buscar esse parâmetros para que a gente evolua mais ainda e fazer alguns ajustes no sistema defensivo em marcações individualmente – afirmou.

A terceira partida das quartas de final será disputada na segunda-feira, 27, às 18h30, novamente no ginásio do Abaeté. O confronto terá transmissão ao vivo do SporTV e em Tempo Real pelo GloboEsporte.com. Se vencer o duelo, o Taubaté assegura a classificação à semifinal. O fato de estar perto da vaga e poder garanti-la já no próximo jogo faz Cezar Douglas dar o alerta.

– Temos só que tomar cuidado com a vontade excessiva para que a gente não se perca nos momentos decisivos. Hoje passamos por um quarto set trocando muita bola e, no final, conseguimos definir em um ponto de saque do Éder, que é a característica da equipe. Nós forçamos o saque em momentos decisivos, principalmente o Éder, o Wallace, o Lucarelli. Esses três jogadores, mais o Otávio, e funcionou. Isso teve reflexo do trabalho da temporada em um momento decisivo da Superliga – disse.

Confira a programação da série entre Vôlei Taubaté (2º) x Juiz de Fora (7º)

 

18/03 – 15h30 – Juiz de Fora 0 x 3 Vôlei Taubaté – ginásio da UFJF

23/03 – 21h55 – Vôlei Taubaté 3 x 1 Juiz de Fora – ginásio do Abaeté

27/03 – 18h30 – Vôlei Taubaté x Juiz de Fora – ginásio do Abaeté

* 01/04 – a definir – Juiz de Fora x Vôlei Taubaté – ginásio da UFJF

* 06/04 – a definir – Vôlei Taubaté x Juiz de Fora – ginásio do Abaeté

— —

Veículo: Globo Esporte – Vale do Paraíba e região

Editoria: Vôlei

Data: 24/03/2017

Link: http://globoesporte.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/volei/noticia/2017/03/lucarelli-comemora-volta-ao-abaete-e-mira-garantir-vaga-na-semi-no-3-jogo.html

Título: Lucarelli comemora volta ao Abaeté e mira garantir vaga na semi no 3º jogo

Após a vitória do Vôlei Taubaté por 3 sets a 1 sobre Juiz de Fora nessa quinta-feira, 23, pelas quartas de final da Superliga, o ponteiro Lucarelli foi à beira da quadra do ginásio do Abaeté para atender os torcedores. Ficou alguns minutos tirando fotos e conversando com eles. Uma troca de carinho que há mais de dois meses não acontecia. A última vez que o camisa 8 atuou diante da torcida taubateana foi em 7 de janeiro, no embate contra Caramuru, vencido pelo time do Vale do Paraíba por 3 a 0.Depois desse embate, Lucarelli ficou afastado por causa de uma ruptura na fáscia (sola) do pé direito. O jogador garante estar recuperado da lesão e em boas condições físicas para atuar. O retorno à casa taubateana foi bastante comemorado por ele.

– Fazia um bom tempo que não jogava aqui. Quando voltei, joguei um jogo fora. Depois, voltei e joguei outro fora. Estava sentindo falta. Essa torcida contagia bastante. Espero que joguemos mais jogos aqui e, quem sabe, jogar em uma final – afirmou.

Com a vitória por 3 sets a 1 sobre Juiz de Fora, o Taubaté abriu 2 a 0 na série de quartas de final da Superliga Masculina. Para avançar à semifinal, o time precisa de só mais uma vitória nos três jogos ainda possíveis de serem disputados. Lucarelli ressalta a importância de tentar fechar o playoff já no terceiro jogo do mata-mata, a ser disputado na segunda-feira, 27, às 18h30, novamente no ginásio do Abaeté.

– É muito importante, tanto fisicamente quanto psicologicamente, não deixar ir para um quarto, quinto jogo. Para nós, é muito importante a vitória no terceiro jogo para nos preservarmos, treinarmos com tranquilidade para, quem sabe, uma final. (Para o próximo jogo) temos que ver as coisas que falhamos e ver as coisas que eles fizeram de bom para neutralizar – disse.

Confira a programação da série entre Vôlei Taubaté (2º) x Juiz de Fora (7º)

 

18/03 – 15h30 – Juiz de Fora 0 x 3 Vôlei Taubaté – ginásio da UFJF

23/03 – 21h55 – Vôlei Taubaté 3 x 1 Juiz de Fora – ginásio do Abaeté

27/03 – 18h30 – Vôlei Taubaté x Juiz de Fora – ginásio do Abaeté

* 01/04 – a definir – Juiz de Fora x Vôlei Taubaté – ginásio da UFJF

* 06/04 – a definir – Vôlei Taubaté x Juiz de Fora – ginásio do Abaeté