doutorado Educação

Cláudio Pellini Vargas defendeu a tese de doutorado nesta quarta-feira, 22, na Faculdade de Educação da UFJF (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Analisar o documento oficial curricular de educação física de Minas Gerais, os Conteúdos Básicos Comuns da formação na área (CBC), com a investigação das suas influências de produção epistemológica e política. Essas foram algumas das finalidades propostas pela tese do doutorando Cláudio Pellini Vargas, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo o pesquisador, o interesse pelo tema surgiu após uma experiência com seu orientador. Os dois ajudaram a construir o currículo de educação física de Pernambuco. “A partir do trabalho de construção do currículo de Pernambuco, eu fiquei curioso para saber como foi a elaboração do currículo de Minas Gerais”, destaca.

De acordo com Cláudio Pellini, foram feitas entrevistas com as professoras coordenadoras do projeto, com base nas políticas educacionais do Governo do estado no ano de 2005. Após a coleta de dados, foi realizada uma articulação dessas informações com as teorias curriculares, que dão sustentação ao suporte conceitual da pesquisa. Essas teorias são divididas nas categorias: tradicional, crítica e pós-crítica.

O acadêmico explica, ainda, que o método do ciclo de política do pesquisador Stephen Ball foi importante na construção do trabalho, especialmente para investigar os processos de recontextualização curricular: “ou seja, há uma seleção de determinados professores pelo Governo estadual, então o Governo coloca as condições para se elaborar essa primeira política. A partir disso, esses professores fazem um texto inicial, para ser dialogado com os docentes nas escolas.” No entanto, durante as análises, o acadêmico identificou alguns problemas nesse diálogo: “ por exemplo, parece que há uma autonomia do professor em resolver determinados assuntos e em colaborar com o desenvolvimento desse currículo, mas na realidade há problemas, como o embate epistemológico e político, que cria essa falsa prerrogativa de autonomia.”

Em termos de contribuição social e acadêmica, Cláudio Pellini acredita que o estudo pode somar no diálogo da área de educação física, que passa por um momento de confrontos epistemológicos. O doutorando acrescenta ainda, que sua tese pode ajudar outros pesquisadores a desenvolver trabalhos no campo de pesquisa curricular e políticas educacionais. “Há na educação física a ideia de se romper com o paradigma de aptidão física na escola, que até aparece no CBC, mas na prática nós percebemos que o currículo favorecia muito mais o encadeamento tradicional do que as teorias críticas e pós-críticas”, complementa.

Para o professor orientador, Carlos Fernando Ferreira da Cunha Júnior, a importância do trabalho está associada à relevante visibilidade da construção do currículo em educação física. “Essa pesquisa coloca a UFJF, na perspectiva do Programa de Pós-Graduação, na ponta de pesquisadores que têm essa preocupação com a realidade escolar, em analisar criticamente currículos que são usados até hoje.”

Contato:
Cláudio Pellini Vargas (doutorando)
prof.pellini@yahoo.com.br

Prof. Dr. Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior (orientador)
carlos.fernando@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior (orientador – UFJF)
Luciana Pacheco Marques (UFJF)
Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos (UFJF)
Antônio Flávio Barbosa Moreira (UCP)
Marcos Garcia Neira (USP)

Outras informações: (32) 2102-3665Programa de Pós-Graduação em Educação