A 20ª edição, em 2014, foi realizada na Praça Cívica (Foto: Stefânia Sangi)

A 20ª edição, em 2014, foi realizada na Praça Cívica (Foto: Stefânia Sangi)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre suas portas de 1º a 3 de dezembro para o evento que proporciona a maior troca de experiências científicas entre docentes e estudantes da Instituição: o 21º Seminário de Iniciação Científica (Semic). O evento é palco para que projetos realizados no âmbito acadêmico sejam reconhecidos pela sua contribuição à ciência.

Inscrições

Todos os projetos de Iniciação Científica vinculados aos programas cadastrados no período 2014/2015 e 2013/2015 deverão participar. São contemplados os programas institucionais e apoiados pelo CNPq e pela  Fapemig. Os orientadores são os responsáveis pela inscrição dos seus projetos e seus respectivos bolsistas e colaboradores, quando houver.

A inscrição deve ser feita até 8 de novembro por meio da plataforma on-line Siga, no seguinte caminho: Propesq > Seminário de Iniciação Científica > XXI Seminário de Iniciação Científica.

Cada projeto deve ser inscrito uma única vez, independente do número de bolsistas envolvidos e programas aos quais esteja vinculado. É preciso produzir um resumo de 900 a 2.250 caracteres. O formulário modelo (Word), para preenchimento do resumo, será gerado automaticamente pelo Siga durante a realização de inscrição. Após feito o encaminhamento no Siga, os orientadores e alunos estão automaticamente inscritos no evento.

Premiação

O Semic também premia os trabalhos de destaque em sete áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Profissionais de outras instituições de ensino e pesquisa atuam como avaliadores externos dos projetos premiados, permitindo a inserção e o reconhecimento da UFJF em outras instituições. Os trabalhos que forem selecionados serão publicados na revista PrincipiaEm 2014, o SEMIC reuniu mais de 500 projetos inscritos e 2.100 pessoas envolvidas, entre pesquisadores, orientadores e colaboradores do ensino médio e da graduação.

Probic Jr.

Também integra o evento a participação de alunos do ensino médio que têm a chance de vivenciar a experiência da pesquisa antes de entrar na faculdade por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Probic Jr). Este programa contempla as áreas de saúde, exatas e humanas. Os alunos bolsistas vêm de diversas instituições conveniadas ao programa, e são orientados por professores da Universidade e do Colégio de Aplicação João XXIII.

Outras informações: 21º Seminário de Iniciação Científica (Semic)