O curso de Ciências Econômicas do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), obteve nota 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de acordo com resultado divulgado pelo Ministério da Educação na última quarta-feira (8).  A escala de notas varia de 1 a 5.

O Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho de estudantes através de uma prova aplicada próxima ao término da graduação. O curso de Ciências Econômicas é o primeiro da UFJF-GV a ser avaliado, o que torna o resultado ainda mais significativo, conforme destacou o professor Vinícius Firme, coordenador do curso.  “Trata-se de uma grande conquista, que servirá de motivação aos demais cursos da UFJF-GV. Este resultado revela que os discentes estão saindo com uma formação sólida e estão aptos a concorrer, em condição de igualdade, com os formandos das melhores instituições do país”.

Coordenadora do curso de Ciências Econômicas entre os anos de 2015 e 2016, a professora Amanda Ferrari acredita que o resultado é reflexo da comunhão entre capacitação profissional dos docentes e dedicação e competência dos discentes. “O curso conta com um corpo docente de excelência,  com qualificação comparável a qualquer universidade de ponta do país.  Além disso, nossos alunos são engajados, e dedicam-se ao desenvolvimento de suas habilidades e competências no que tange ao curso”.  

Atualmente, o corpo docente de Ciências Econômicas é composto por 14 doutores, quatro doutorandos e quatro mestres. “Esse resultado corrobora a existência de nosso campus e reforça a efetividade do investimento em educação no Brasil. Nós, enquanto campus avançado,  contrariamos todas as dificuldades de um campus novo e mostramos nossa competência com esse e outros resultados que ainda virão”, finalizou Amanda.