“Ato de Louvor” é uma exposição comemorativa em homenagem a pintoras juiz-foranas, a partir do Dia Internacional da Mulher. Durante todo o mês de março, a Galeria de Arte do Forum da Cultura – UFJF, mostra trabalhos que fazem parte do seu acervo.
São 10 artistas plásticas que têm sua obra exibida como homenagem ao seu trabalho desenvolvido ao longo de diversos anos, como contribuição da mulher à memória da cultura municipal. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 31 de março. A entrada é gratuita.
Olhar feminino
Visitando a exposição, o público poderá conferir trabalhos que demonstram a habilidade das artistas em técnicas e temáticas diversificadas. São gravuras, desenhos e pinturas que revelam o estilo e a inspiração de cada artista.
O universo feminino é retratado na obras “O infinito é hoje”, de 1989, da artista Marilda Maestrini; “Baiana”, de 2002, trabalho de Mathilde Cautieiro; “Momentos de oração”, de 2013, de Zuleima Giubert; e “Raízes do tempo”, de 1991, de Walkíria Corrêa Araújo.
A pintura de Heloísa Curzio e a gravura de Adriana Pereira fixam um trabalho não figurativo. Martha André está representada na inspiração do pontilhismo na obra “Pêssegos”; as pinceladas vibrantes de Nequitz Miguel dão o tom na obra “Reflexos”; “Leiteiras e roda” é a pintura em óleo sobre tela de Therezinha Tortoriello; e Adélia Sena, assina a obra “Raízes”, composta em papel machê sobre tela.