Com o objetivo de estreitar os laços entre a Universidade e as secretarias de Educação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou nesta quarta-feira, 15, a 1ª Reunião de Secretários Municipais e Coordenadores Locais do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Polo Juiz de Fora (Pnaic-UFJF). O encontro apresentou uma retrospectiva do trabalho realizado, em parceria com a Universidade desde 2012, e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Entre secretários e coordenadores, o evento contou com a presença de representantes de 179 municípios pertencentes ao Polo.
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Encontro apresentou retrospectiva do trabalho realizado em parceria com a UFJF desde 2012 e os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (Foto: Luiz Carlos Lima)
Para dar início às atividades, uma apresentação regada a músicas e a contação de histórias colaborativas. Isso, graças à participação da professora de teatro e de introdução à neurociência, da rede pública municipal de Juiz de Fora, Teka Figueira. “É uma estimulação cognitiva e motora para despertar nossa atenção. Toda atividade, como música e jogos, estimula terminais nervosos, o que ativa os neurônios espelhos, aqueles que aprendem por imitação. É um ótimo exercício para fazer em sala de aula, por exemplo”, aponta Teka.
Em retrospectiva ao trabalho desenvolvido pela Universidade junto aos profissionais do Polo, a coordenadora institucional e professora da UFJF, Luciane Manera Magalhães, apresentou as ações profissionais realizadas no decorrer da parceria. Atividades como reuniões de planejamento pedagógico; dinâmicas feitas com os professores; orientação e capacitação de monitores; e trabalho na secretaria a partir da reorganização das formações e seminários foram destacadas.
O coordenador adjunto de gestão, Wagner da Silva Rezende, apresentou os resultados alcançados até o momento. O balanço da Avaliação Nacional da Alfabetização, que comparou dados de 2014 e 2015, é de que houve melhora no rendimento das crianças, apesar de esta ainda ser pequena em relação às metas.
![Pacto busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (Foto: Luiz Carlos Lima)](http://www2.ufjf.br/noticias/wp-content/uploads/sites/2/2017/02/faced1-300x180.jpg)
Pacto busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (Foto: Luiz Carlos Lima)
Além das avaliações gerais, foram entregues cadernos com material didático elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Os cadernos abrangem temáticas específicas de disciplinas como ciências, história e geografia e apresenta questões práticas, como planos de aula e planejamento. De acordo com Luciane, o material é um “componente curricular que traz conceitos, mas também relatos de experiência dos próprios professores e funciona como ponto de partida para que professores repensem sua prática em sala de aula”.
Sobre a busca para alcançar o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, Luciane atenta para algumas estratégias. “A primeira ação é política, que é o querer alfabetizar as crianças; a segunda é acreditar nas crianças, saber que elas têm condições de aprender; e a terceira é trabalhar com o professor e valorizá-lo, pois ele é a chave”, aponta.
A coordenadora local do Polo na cidade de Ubá (MG), Débora Barros Pinto, avalia os projetos do Pacto com um balanço positivo. “O Pnaic só veio para somar junto a nossa rede de ensino. Por meio dele a gente organiza nossa prática pedagógica e melhora a aprendizagem de nossas crianças, que são o objetivo principal”. Débora destaca também a parceria ativa estabelecida com a UFJF . “Esse trabalho em conjunto contribui em todos os sentidos. A equipe é muito bem preparada, nos repassa todas as orientações e acompanha constantemente o desenvolvimento”.
Sobre as iniciativas
O evento faz parte do Programa Nacional de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores. A cada ano, o MEC renova o convênio com os municípios e as universidades; e as formações são oferecidas aos professores que se deslocam até Juiz de Fora para participarem. O programa tem abrangência nacional, sendo 39 universidades públicas envolvidas e mais de cinco mil municípios em todo o país.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais e pelo Distrito Federal, buscando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.