Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 10/02/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-sedia-simposio-internacional-mente-cerebro/
UFJF sedia Simpósio Internacional Mente – Cérebro
Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Internacional Mente – Cérebro, que acontece nos dias 17 e 18 de março, na UFJF. O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisa Espiritualidade e Saúde (Nupes), em parceria com o departamento de psiquiatria da USP, receberá grandes pesquisadores das áreas de genes, religião e neurociência.
Entre os palestrantes estão Denis Alexander, professor associado do Faraday Institute of Science and Religion, do Reino Unido, e Warren Brown, professor de psicologia no Fuller Theological Seminar, dos Estados Unidos. O simpósio tem patrocínio da Universidade de Oxford, da Inglaterra. A programação completa e os procedimentos de inscrição estão disponíveis no site www.mentecerebro.com
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 10/02/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-divulga-datas-da-colacao-de-grau-unificada/
UFJF divulga datas de colação de grau unificada
A UFJF divulgou as datas para a colação de grau unificada do segundo semestre de 2016. Neste ano, as solenidades acontecem entre os dias 15 e 17 de fevereiro, sendo duas por dia, umas às 19h e outra ás 21h. O evento acontece em fevereiro em decorrência da reposição das aulas perdidas durante a última greve dos professores da instituição, encerrada em dezembro.
A expectativa é que cerca de 1600 alunos participem da colação de grau. Os convites para as solenidades já podem ser retirados na Diretoria de Imagem Institucional da universidade até a próxima terça-feira (14). Caso o formando não possa comparecer à instituição até essa data, ele deve mandar um representante munido do número de matrícula do estudante e um documento de identificação. Os graduandos em cursos a distância podem retirar seus convites antes da cerimônia.
Os estudantes que não comparecerem a colação devem enviar uma justificativa por escrito por meio de um representante, que deve portar uma procuração registrada em cartório para pegar o diploma. Caso não seja possível, o aluno deve agendar outra data, com justificativa, na Cdara, ou participar da cerimônia do próximo semestre.
O cronograma com as datas pode ser acessado no site da instituição.
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cultura
Data: 10/02/2017
Fórum da Cultura abre edital para ocupação da Galeria de Arte
As inscrições para ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão abertas até o dia 3 de março. Os interessados já podem realizar sua inscrição de forma presencial, na secretaria do Forum da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviar o projeto pelos Correios (Forum da Cultura, Rua Santo Antônio, 1.112, Juiz de Fora/MG – CEP 36016-210), desde que seja observado o prazo final para a postagem.
O Edital busca acolher obras de artistas plásticos jovens ou consagrados das mais diversas tendências entre os próximos meses de abril e novembro de 2017, permitindo a continuidade do trabalho de difusão cultural realizado no espaço. Artistas e curadores poderão expor suas obras em mostras individuais ou coletivas.
Os interessados precisam enviar o currículo atualizado e a ficha de inscrição. O modelo pode ser baixado no site www.ufjf.br/forumdacultura. A proposta para a mostra deve ser apresentada com clareza, por meio do relato dos objetivos pretendidos para a exposição, quantas obras o inscrito pretende expor, a categoria dessas obras, se elas são inéditas ou não, as técnicas e as temáticas. Também é necessário apresentar a documentação fotográfica das obras e de outras produções.
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 11/02/2017
Matrículas do Sisu na UFJF acontecem nestas segunda e terça-feira
Estudantes aprovados pelo Sisu devem fazer esta etapa nos dias 13 e 14 de fevereiro. Os calouros que vão ingressar na Universidade através do Pism devem se matricular presencialmente em 20 e 21 de fevereiro. (No caso do Pism, os estudantes têm até este domingo, 12, para realizarem a Pré-matrícula online, no site do Cdara). As datas são válidas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
O estudante deve estar atento em relação ao dia, o local e o horário da matrícula. É necessário também observar a relação de documentos necessários na matrícula presencial, de acordo com o grupo escolhido. Caso o candidato não realize este procedimento de forma adequada, perderá a vaga.
As informações relacionadas à documentação e outras informações para o candidatos estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), para os inscritos pelo Pism e pelo Sisu.
Lista de espera e reclassificações
A lista é destinada aos estudantes que não foram aprovados em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular ou para o aprovado na segunda opção que, independentemente de ter se matriculado, deseja se inscrever na primeira opção de curso.
O primeiro edital com os aprovados na UFJF pela Lista de Espera do Sisu e o primeiro edital de reclassificação do Pism serão divulgados no dia 22 de fevereiro no site da Cdara.
Para outras inforações, os interessados devem contatar a Central de Atendimento da UFJF, nos telefones (32) 2102-3911 e 2102-3978.
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 12/02/2017
Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-bate-canoas-e-se-aproxima-dos-playoffs/
JF Vôlei bate Canoas e se aproxima dos playoffs
O jovem elenco do JF Vôlei fez história mais uma vez na temporada. Na noite deste sábado (11), a equipe superou o Canoas fora de casa, no Ginásio La Salle, por 3 sets a 0, com parciais de 23x 25, 26x 28, e 22x 25. O triunfo levou os locais aos 25 pontos na Superliga Masculina 2016/2017, levando vantagem sobre o Bento Vôlei Isabela, primeiro fora da zona de classificação aos playoffs, a 10 pontos, faltando apenas cinco rodadas para o término da primeira fase do campeonato nacional.
Além de aproximar a classificação juiz-forana, o triunfo foi o nono do JF Vôlei nesta edição da Superliga, maior número de sucessos do projeto em todas as campanhas realizadas, igualando-se ao time de 2014/2015.
O próximo compromisso da equipe local já está agendado para sábado (18), às 18h, quando o time recebe o Minas Tênis Clube no Ginásio da UFJF. Na ocasião, dependendo do complemento da rodada, já selar uma vaga nas quartas de finais do campeonato.
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 12/02/2017
UFJF e bombeiros avaliam áreas de risco em 144 cidades
Um projeto de extensão da UFJF pretende reduzir os acidentes causados pela chuva em 144 municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes. O trabalho consiste em mapear e catalogar áreas vulneráveis a desmoronamentos de taludes e enchentes, a partir de análises de terrenos conseguidas por satélites. A ideia é identificar, entre outras situações, a aclividade das encostas, classificando-as em graus de risco, que podem variar entre 1 (baixo) e 4 (muito alto). As cidades escolhidas para participar deste estudo, iniciado em 2014, fazem parte da área coberta pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar. A corporação participa do programa e pretende, ao fim do mapeamento de cada município, preparar equipes para atuar conforme a particularidade de cada um.
A primeira cidade estudada pelos pesquisadores é Bicas, cujo mapeamento está sendo terminado, de acordo com o coordenador do projeto, Cézar Henrique Barra, professor da faculdade de Engenharia da UFJF. Além dela, já existem mapeamentos sendo feitos em Matias Barbosa, Além Paraíba, Rio Preto, Mar de Espanha e Ubá. Esta última já tem um plano de contingenciamento e as áreas mapeadas, mas solicitou ajuda dos especialistas para atualizar o estudo. Para Juiz de Fora, foi solicitado à Defesa Civil local um mapeamento que já foi desenvolvido, servindo de base para outras análises.
“Começamos em 2014, com mais de 30 professores, mas este número acabou não se operacionalizando. Hoje temos pesquisadores de engenharia, de diversas áreas, e também da geografia, com um grupo de especialistas em solo e geologia. O grupo é multidisciplinar, com funções bem definidas. A equipe de geotecnia, por exemplo, atua em um segundo momento, na concepção de projetos de obras que deverão ser executadas para minimizar o risco da área catalogada”, explicou Barra. Alunos bolsistas também fazem parte da equipe.
Trabalho no campo
Além do trabalho em laboratório, grupos de pesquisadores viajam com os bombeiros para estas cidades, com intuito de analisar e confirmar as informações previamente levantadas, por metodologia desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo. “Conseguimos identificar a declividade das encostas por meio das cartas do IBGE. Já o uso da terra é feito com informações do Satélite Sentinel, da Agência Espacial Europeia. Isso levando em consideração toda a área do 4º BBM. O desafio é monitorar os dados do solo e pluviometria, pois as pesquisas são demoradas e exigem pessoas e recursos.”
Tecnologia
Segundo Barra, existe uma equipe da faculdade de Ciência da Computação, da UFJF, desenvolvendo um aplicativo para que as pessoas treinadas possam marcar e identificar as áreas de risco. Todas essas informações alimentarão o banco de dados da instituição, que reunirá detalhes sobre as localidades estudadas.
——
Veículo: Jornal Floripa
Editoria: Notícias
Data: 12/02/2017
Link: http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=1171453
Fórum da Cultura da UFJF recebe propostas para ocupação de galeria
Está aberto até 3 de março o período de inscrições para ocupação da Galeria de Arte do Fórum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). O edital visa acolher obras de artistas plásticos jovens ou consagrados das mais diversas tendências entre os meses de abril e novembro de 2017. Poderão participar artistas e curadores em mostras individuais ou coletivas. Os interessados poderão se inscrever pessoalmente na secretaria do Fórum da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviar o projeto pelos Correios (Fórum da Cultura, Rua Santo Antônio, 1.112, Juiz de Fora/MG – CEP 36016-210). Os interessados deverão enviar o currículo atualizado e a ficha de inscrição , apresentando claramente a proposta para a mostra (relatar os objetivos pretendidos para a exposição em questão, quantas obras pretende expor, a categoria delas, se são inéditas ou não, as técnicas, as temáticas, etc), com documentação fotográfica das obras.
A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Fórum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.
——
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 12/02/2017
Fórum da Cultura recebe propostas para ocupação de galeria
Está aberto até 3 de março o período de inscrições para ocupação da Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O edital visa acolher obras de artistas plásticos jovens ou consagrados das mais diversas tendências entre os meses de abril e novembro de 2017. Poderão participar artistas e curadores em mostras individuais ou coletivas.
Os interessados poderão se inscrever pessoalmente na secretaria do Forum da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviar o projeto pelos Correios (Forum da Cultura, Rua Santo Antônio, 1.112, Juiz de Fora/MG – CEP 36016-210).
Os interessados deverão enviar o currículo atualizado e a ficha de inscrição, apresentando claramente a proposta para a mostra (relatar os objetivos pretendidos para a exposição em questão, quantas obras pretende expor, a categoria delas, se são inéditas ou não, as técnicas, as temáticas, etc), com documentação fotográfica das obras.
Galeria de Arte
A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.