Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 01/02/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/baeta-renova-com-igor-balote/

Baeta renova com Igor Balote

Seguindo em processo de formação de elenco e preparação em campo para disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro, o Tupynambás anunciou ontem a renovação com o jovem Igor Balotelli. Utilizado na rotação do grupo na campanha campeã da terceira divisão estadual, o atacante de 20 anos, revelado pelo Cruzeiro, já treina com os companheiros sob o comando do novo técnico, Ludyo Santos.

Até o momento, 19 jogadres já foram confirmados pelo clube e seu diretor executivo de futebol, Alberto Simão. Entre eles, um trio do Uberabinha/UFJF, que estava sob avaliação da comissão técnica, foi aprovado e participa dos exercícios no Estádio José Paiz Soares normalmente. O Baeta estreia no Módulo II no dia 19 de fevereiro, diante do Social, ás 11h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 02/02/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/36-jovens-passam-em-peneira/

36 jovens passam em peneira

Trinta e seis meninos da cidade e região foram incorporados às equipes sub 15 e sub 17 da Uberabinha/UFJF. As inserções foram divulgadas após o projeto de extensão de futebol da UFJF, em parceria com a Uberabinha, realizar na última semana uma seletiva no complexo esportivo da Federal, na Faefid. Ao todo, 13 jogadores e quatro goleiros foram aprovados no time sub-15, e 16 atletas mais três arqueiros no sub-17.

Segundo um dos organizadores do evento gratuito, Eduardo Kaehler, “dos 350 inscritos, cerca de 250 estiveram na UFJF nos dois dias da seletiva, além da sexta-feira (27) que contou com os já pré selecionados em uma segunda fase. Muitos deles não foram, mas o número de participantes foi elevado. Ninguém esperava isso e acredito ter sido uma das maiores seletivas já realizadas em JF.” Além dos meninos escolhidos, o projeto também irá contar com a inclusão de novos jogadores para as equipes sub-11 e sub-13, com avaliações feitas durante os treinamentos.

Eduardo reiterou a relevância do projeto por conta da escassez de seletivas na região. Prova disso foi a atração de meninos de cidades como Manhuaçu, Três Corações, Maripá de Minas e até municípios do Rio de Janeiro. “O processo é fundamental para atrair novos talentos da cidade. Muitas pessoas precisam de oportunidade, e estamos disponibilizando. Também reforçamos nosso time para o Mineiro e geramos competitividade entre os atletas, porque ninguém possui vaga garantida, pelo contrário. Como os meninos estão chegando agora, outros podem ser dispensados. Precisamos sempre de novos jogadores inteligentes, que é a nossa prioridade,” contou.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 02/02/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-divulga-resultado-do-pism-iii/

UFJF divulga resultado do Pism III

Já está disponível no site da UFJF o resultado oficial do Pism. A UFJF chegou a publicá-lo em sua página no início da tarde desta quinta-feira, mas os candidatos ainda não conseguiam visualizar sua classificação. Somente por volta das 19h30 a página voltou a ser acessada. Segundo a UFJF, um problema técnico no sistema de processamento acarretou erro no resultado final.

O resultado seria divulgado após o encerramento do período de recursos aberto aos concorrentes, no qual a UFJF recebeu 248 questionamentos de 186 candidatos. No último dia 29, foi divulgado o resultado preliminar, já com atraso diante de problemas técnicos no sistema. A previsão oficial era de que as notas das provas objetivas e discursivas fossem disponibilizadas no dia 27.

Já as notas do módulo I e II estarão disponíveis no dia 16 de março também no endereço www.pism.ufjf.br . Os candidatos poderão protocolar pedido de recurso no dia 17 de março, de acordo com as normas do edital.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 02/02/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-promove-nova-edicao-do-domingo-no-campus/

UFJF promove nova edição do Domingo no Campus

A UFJF promove no próximo domingo (5) mais uma edição do Domingo no Campus. Nesta edição, o DJ Kureb vai homenagear o cantor e compositor Tim Maia e outros cantores da MPB. Já o projeto “Hiphopologia” promove a interação do público, por meio de um “microfone aberto”. A ideia é que os participantes apresentem poesias, raps, beatbox e participem da apresentação do projeto.

A cantora e compositora Tânia Bicalho também é uma das atrações e vai se apresentar com paródias musicais que abordam a importância do cuidado da saúde e da alimentação. Também faz parte da programação o projeto “Cinema no Campus”, com exibição gratuita de filmes nacionais, a partir das 10h.

Crianças e idosos também podem participar de outras atividades oferecidas durante todo o evento. Profissionais de Educação Física estarão disponíveis para acompanhar idosos em alongamentos e atividades físicas. Para as crianças, haverá atividades lúdicas e profissionais para auxiliar na construção de brinquedos com produtos recicláveis.

O evento, que acontece na Praça Cívica da instituição, oferece atividades culturais gratuitas das 8h às 12h. O objetivo é democratizar a utilização do Campus da UFJF, oferecendo atividades para toda a população.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 02/02/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/gdi-mata-define-acoes-para-2017/

GDI Mata define ações para 2017

O Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Zona da Mata Mineira (GDI Mata) irá organizar eventos setoriais em JF este ano. Esta é uma das ações do planejamento de 2017, definido na primeira reunião realizada na última quarta-feira (1). O incentivo à divulgação de pesquisas científicas realizadas na cidade, a participação de projetos em editais e a busca por parcerias com a iniciativa privada também integram o planejamento.

Durante o encontro, os representantes do GDI recapitularam os resultados das ações feitas ao longo do ano passado. Em dois meses de criação, o portal GDI Mata teve quase duas mil visualizações e registrou acessos no Brasil, Rússia, EUA e Reino Unido. A plataforma recebeu 29 cadastros, entre pessoas físicas e jurídicas, interessadas nos serviços prestados.

O site apresenta os portfólios da UFJF, do IF Sudeste e da Embrapa, endereço de laboratórios, resultados de pesquisas, relatórios e legislação. A navegação na página pode ser feita de acordo com cinco áreas de atuação: agronegócio, comércio, indústria, serviços e turismo. Em cada setor, são indicadas as ações realizadas pelo grupo e quais parceiros podem auxiliar no desenvolvimento de projetos.

O GDI Mata foi criado em julho do ano passado com a proposta de coordenar a colaboração entre poder público, universidades e instituições de pesquisa e empresas na Zona da Mata, para garantir aumento da competitividade e inovação nos negócios, de forma alavancar o crescimento econômico regional.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 02/02/2017

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/13332-estudante-tem-celular-e-cordao-levados-em-assalto-na-ufjf

Estudante tem celular e cordão levados em assalto na UFJF

Um estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi assaltado por dois homens no fim da tarde dessa quarta-feira, 1. Segundo relato do aluno, os homens teriam o abordado próximo ao Corpo de Bombeiros, na entrada do Campus pela Avenida Itamar Franco, levando um celular e um cordão. No momento em que os autores saíram, o estudante abordou um motociclista que o ajudou, o levando para delegacia. Os policiais fizeram buscas pelo local, mas os suspeitos não foram encontrados.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cultura

Data: 02/02/2017

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cultura/13336-domingo-no-campus-traz-cultura-e-diversao-para-todas-as-idades

Domingo no Campus traz cultura e diversão para todas as idades

Mais uma edição do Domingo no Campus será realizada no próximo dia 5. O evento pretende movimentar a Praça Cívica e o Anfiteatro da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com uma programação especial, para todos os públicos, das 8h às 12h.

As atrações valorizam a cultura brasileira, por meio da música e do cinema. O DJ Kureb levará grandes sucessos da MPB em um baile na Praça Cívica, destacando o trabalho de artistas nacionais, como o cantor e compositor Tim Maia. Já o projeto Hiphopoligia irá apresentar a cultura hip hop, em seus quatro elementos, com grafite, disputas de breaking, batalhas temáticas de rima com MCs e atividades de DJ. “Vamos fazer um microfone aberto, a galera pode chegar e mandar um rap, beatbox, uma poesia”, explica a idealizadora da iniciativa, Chris Assis.

Tradicional no evento é a apresentação da cantora e compositora Tânia Bicalho, no anfiteatro da Reitoria, a partir das 8h. Suas paródias musicais são voltadas para todas as idades e abordam a importância do cuidado com a saúde e alimentação.

Também no anfiteatro, a partir das 10h, acontece o projeto Cinema no Campus. A iniciativa tem apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) que disponibiliza títulos nacionais para serem exibidos ao público, de graça. Após a exibição, a jornalista e curadora do projeto, Cristiana Magalhães, conversa com os espectadores sobre o filme exibido.

Ginástica e brincadeiras
A terceira idade poderá se exercitar sob a supervisão de duas educadoras físicas especialistas em idosos. A cada meia hora, as profissionais convidam o público, montam pequenas turmas e fazem alongamentos e exercícios físicos, na Praça Cívica.
As crianças, de zero a três anos, poderão participar de atividades lúdicas e construir brinquedos com materiais recicláveis. Para os maiores, a proposta é promover uma reflexão ao resgatar as brincadeiras de rua, mostrando que é possível se divertir utilizando o espaço do campus.

——

Veículo: TV Integração

Editoria: Notícias

Data: 02/02/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/integracao-noticia/videos/v/ufjf-divulga-orientacao-para-matricula-de-aprovados-pelo-sisu-e-pelo-pism/5621035/

UFJF divulga orientação para matrícula de aprovados pelo Sisu e pelo Pism

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 02/02/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2017/02/falha-tecnica-atrapalha-divulgacao-do-resultado-final-do-pism-iii-da-ufjf.html

Falha técnica atrapalha divulgação do resultado final do Pism III da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou, em nota, que o resultado final do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), divulgado nesta quinta-feira (2), será revisto, após problemas técnicos no sistema de processamento.

Desta forma, o mesmo será novamente publicado ainda nesta quinta, até às 22h, segundo a instituição. Os candidatos que recorreram a questões da prova já verão, no resultado final, as notas alteradas, caso o pedido tenha sido deferido.

De acordo com a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), foram formalizados 248 questionamentos no módulo III do Pism. Física foi a disciplina mais questionada pelos concorrentes com 95 registros, seguida por Português com 36 recursos e Biologia com 33.

Esta é a segunda falha técnica no sistema do módulo III. Ao divulgar o resultado preliminar das notas, a instituição precisou rever , mas não especificaram os problemas técnicos.

Módulos I e II
As notas dos módulos I e II estarão disponíveis no dia 16 de março, também no site. Os candidatos poderão protocolar pedido de recurso no dia 17 de março, de acordo com as normas do edital.

——

Veículo: Mundo Educação

Editoria: Notícias

Data: 02/02/2017

Link: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/veja-resultado-final-pism-2017-ufjf/332591.html

Veja resultado final do Pism 2017 da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, publicou na tarde de hoje, 2 de fevereiro, a lista final de aprovados no Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2017. Confira:

Resultado Pism 2017 UFJF

Conforme detalhado no Edital, primeiro os convocados devem fazer as matrículas online e, dois, o registro acadêmico presencial, com a entrega de documentos. As datas ainda não foram divulgadas. 

As provas do programa foram aplicadas entre nos dias 11 e 12 de dezembro, nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, em Minas Gerais, e também em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Para fins de classificação no PISM foram consideradas as notas dos três módulos, sendo que o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5.

Os inscritos no Módulo III do Pism concorreram a 1.439 vagas para cursos ministrados nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, em Minas Gerais.

Demais etapas

No caso dos estudantes que realizaram as demais etapas do programa, as notas serão divulgadas no dia 16 de março. 

Para mais detalhes, acesse o Edital do Pism 2017 ou entre em contato por telefone (32) 2102-3738. 

——

Veículo: Nexo Jornal

Editoria: Expresso

Data: 02/02/2017

Link: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/02/02/Por-que-pessoas-bil%C3%ADngues-misturam-as-l%C3%ADnguas-que-falam

Por que pessoas bilíngues misturam as línguas que falam

Em uma conversa de pessoas que falam mais de uma língua, elas tendem a falar ora em um idioma, ora em outro. O fenômeno tem um nome – alternância linguística ou “code-switching”, em inglês – e é descrito por vários pesquisadores de linguística como natural e próprio de quem é bilíngue.

Para muitos, essa alternância acontece porque não há domínio de uma das línguas, sendo preciso recorrer a termos e estruturas da segunda língua falada. Até a década de 1970, estudiosos de línguas e de seu aprendizado também pensavam assim.

Mas o que sociolinguistas, psicólogos sociais, antropólogos e outros pesquisadores descobriram é que o “code-switching” não é um erro, um sinal de que o desempenho na língua não é fluente. Na verdade, ele acontece com pessoas fluentes e é uma estratégia cognitiva que depende do contexto social em que a conversa acontece e tem finalidades específicas.

As novas explicações

Segundo um artigo de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora, essa mudança pode ser usada para transmitir significados sutis, “como identificação étnica e cultural, papéis/hierarquia dos participantes da interação, valores sociais e situacionais”, para dar ênfase ao que se diz, complementar o vocabulário ou tornar a mensagem mais “dura”.

A mudança de uma língua para outra não tem a ver com não saber o termo equivalente, segundo o site especializado em educação bilíngue “Spanglish Baby”. No livro “Bilingual: Life and Reality”, o especialista em bilinguismo François Grosjean explica que a troca tem a ver com o fato de que aspectos diferentes da vida, como trabalho, família, escola e lazer de pessoas bilíngues requerem palavras em mais de uma língua. Grosjean chama isso de  “princípio complementar”. As pessoas “naturalmente” migram para a outra língua se ela tiver uma expressão ou palavra mais exata ou enfática para comunicar o que se quer dizer, ou para marcar.

“Sempre que um falante bilíngue entrar em contato com um ouvinte que detenha suas mesmas línguas demonstrará uma habilidade especial: a de escolher variantes linguísticas ou fazer opções estilísticas conforme a situação social, o interlocutor ou o meio oral ou escrito em um dos idiomas que domina”, escreve Isabella Mozzillo, pesquisadora de bilinguismo e professora da Universidade Federal de Pelotas, no artigo“O Code-switching: Fenômeno Inerente ao Falante Bilíngue”.

Para Mozzillo isso faz com que o bilíngue tenha um comportamento linguístico específico ao interagir com um interlocutor que domine o mesmo par de línguas que ele.

Não é só para bilíngues

Apesar de o campo de estudos acadêmicos sobre “code-switching” tratar da alternância entre línguas, falantes de apenas um idioma usam corriqueiramente uma estratégia parecida.

A forma como as pessoas transitam entre vocabulários e formas de expressão diferentes em contextos distintos também pode ser chamada de “code-switch”. A mudança tem a ver com as múltiplas identidades que se tem, com o contexto da interação e as normais sociais: normalmente, não se fala da mesma forma com amigos, familiares, examinadores de uma banca, um juiz ou seu chefe.

Nos EUA, esse tipo de “code-switch” tem também forte conotação racial. Um sketch da dupla de comediantes “Key & Peele” mostra dois homens negros fazendo um pedido em um restaurante. Eles começam falando de uma maneira e carregam cada vez mais na variante de sua origem racial para marcar sua identidade. 

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 03/02/2017

Link: http://www.tribunademinas.com.br/recesso-na-ufjf-comeca-no-dia-6/

Recesso na UFJF começa no dia 6

O recesso acadêmico no campus local da UFJF começa na próxima segunda-feira (6). Contudo, algumas unidades continuarão abertas. A novidade este ano é o funcionamento do Restaurante Universitário Centro durante o recesso. Durante o período, o RU ficará aberto para o almoço de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. O RU Campus no entanto, só terá o horário estendido para o almoço e o jantar a partir de 20 de março.

O retorno às aulas está marcado para o dia 6 de março, com o começo do primeiro período letivo de 2017. Confira o horário de funcionamento de outros setores:

– Central de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

– Pró-reitoria de Graduação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e das 18h às 20h

– Pró-reitoria de Extensão (Proex): de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

– Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: atendimento a serviços relacionados à pós-graduação de segunda a quinta-feira, das 8h às 19h, e, nas sextas, entre 8h e 18h. Já as demandas relacionadas à área de pesquisa poderão ser atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

– Emissão de carteiras de estudante: no RU Centro, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h; no RU Campus, nos mesmos dias, das 8h às 16h

Bibliotecas

– Biblioteca Central: segunda a sexta, das 8h às 17h

– Biblioteca da Faculdade de Direito: segunda a sexta, das 7h às 18h

– Biblioteca da Faculdade de Medicina: segunda a sexta, das 8h às 17h

– Biblioteca das faculdades de Farmácia e Odontologia: segunda a sexta, das 9h às 16h

– Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas (ICE): segunda a sexta, das 8h às 18h

– Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH): segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

– Biblioteca do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm): segunda-feira, das 12h às 18h; e de terça a sexta, das 9h às 18h

– Biblioteca do Colégio de Aplicação João XXIII: do dia 6 ao dia 13, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; a partir do dia 14, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 03/02/2017

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2017/02/apos-falha-tecnica-ufjf-divulga-resultado-final-do-pism-iii.html

Após falha técnica, UFJF divulga resultado final do Pism III

Já está disponível na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o resultado final do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

O resultado chegou a ser publicado na tarde de quinta-feira (2), mas teve que ser revisto, após problemas técnicos no sistema de processamento.

Os candidatos que recorreram a questões da prova já vão ver, no resultado final, as notas alteradas, caso o pedido tenha sido deferido.

Agora os aprovados devem prestar atenção às datas de pré-matrícula e matrícula presencial, que são procedimentos obrigatórios para confirmar a vaga na instituição. Os aprovados no módulo III do Pism e no vestibular farão a pré-matrícula entre quarta (8) e domingo (12) online pelo site da Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). A matrícula presencial será nos dias 20 e 21 nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

As orientações, a lista de documentos necessários e outras informações já estão disponíveis no site da Coordenação tanto para o Pism quanto para o Sisu.

As reclassificações do Pism também têm data definida, conforme cronograma para Juiz de Fora e Governador Valadares.

Lista de espera do Sisu
A pré-matrícula dos aprovados pelo Sisu será realizada de sexta (3) a terça-feira (7), também pelo online pelo site da Cdara. E a matrícula será entre os dias 13 e 14 de fevereiro. Para entrar na lista de espera, o candidato deve se inscrever no site do Sisu até 10 de fevereiro.

É destinada ao candidato reprovado nas duas opções de curso na chamada regular e ao aprovado na segunda opção, independentemente de ter feito matrícula, mas que deseja entrar na primeira escolha de curso.

O primeiro edital de reclassificação com os aprovados na lista de espera do Sisu na UFJF será divulgado às 12h do dia 22 de fevereiro no site da Cdara. Os três editais de reclassificação estão previstos para os dias 8, 15 e 22 de março.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 03/02/2017

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/13372-recesso-no-campus-juiz-de-fora-comeca-na-proxima-segunda-feira

Recesso no campus de JF começa na próxima segunda-feira

O recesso acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no campus Juiz de Fora, começa na próxima segunda-feira, dia 6. As aulas serão retomadas no dia 6 de março, quando se inicia o primeiro período letivo de 2017.

A novidade é o funcionamento do RU Centro durante o recesso. O restaurante ficará aberto para o almoço de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Já o RU Campus terá o horário estendido, a partir de 20 de março, para o almoço e o jantar.

Confira o horário de funcionamento de outros setores:

– Central de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

– Pró-reitoria de Graduação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e das 18h às 20h

– Pró-reitoria de Extensão (Proex): de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

– Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: atendimento a serviços relacionados à pós-graduação de segunda a quinta-feira, das 8h às 19h, e, nas sextas, entre 8h e 18h. Já as demandas relacionadas à área de pesquisa poderão ser atendidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

– Emissão de carteiras de estudante: no RU Centro, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h; no RU Campus, nos mesmos dias, das 8h às 16h

Bibliotecas

– Biblioteca Central: segunda a sexta, das 8h às 17h

– Biblioteca da Faculdade de Direito: segunda a sexta, das 7h às 18h

– Biblioteca da Faculdade de Medicina: segunda a sexta, das 8h às 17h

– Biblioteca das faculdades de Farmácia e Odontologia: segunda a sexta, das 9h às 16h

– Biblioteca do Instituto de Ciências Exatas (ICE): segunda a sexta, das 8h às 18h

– Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas (ICH): segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

– Biblioteca do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm): segunda-feira, das 12h às 18h; e de terça a sexta, das 9h às 18h

– Biblioteca do Colégio de Aplicação João XXIII: do dia 6 ao dia 13, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; a partir do dia 14, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30

Confira aqui o funcionamento de outras bibliotecas do campus

Reposição de aulas

As aulas voltaram em 9 de janeiro no campus de Juiz de Fora, em reposição por conta das paralisações ocorridas em 2016. No campus de Governador Valadares, as aulas referentes ao segundo período letivo de 2016, terminam no dia 22 de março.

Outras informações: (32) 2102-3911 (Central de Atendimento-UFJF).