A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece 454 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em seus nove cursos na área da saúde e biológicas, nos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares. As vagas são ofertados nas modalidades bacharelado e licenciatura, em período integral (matutino/vespertino) ou noturno.
No total a UFJF vai oferecer 1.835 vagas em 57 opções de cursos, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, no Sisu 2017. Conheça mais sobre os cursos que a Universidade oferece nessa área, na lista abaixo.
Ciências Biológicas
Vagas: 20 (somente no campus Juiz de Fora)
O graduando do curso de Ciências Biológicas, irá adquirir durante o curso uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática, que inclui o conhecimento da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Além disso, a grade curricular possibilita ao aluno cursar, concomitantemente, a licenciatura e o bacharelado. O curso oferece duas entradas por ano e as aulas ministradas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com horário integral.
Enfermagem
Vagas: 28 (somente no campus Juiz de Fora)
Com duração de quatro anos e meio, o curso de Enfermagem oferece a graduação em bacharel e licenciatura. O curso tem como objetivo formar o enfermeiro generalista, tendo em vista um conjunto de competências e habilidades específicas, para que possa atuar de modo autônomo e em equipe multiprofissional nos diversos cenários da prática profissional. Composto por aulas teóricas e práticas de laboratório e atividades de assistência à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso – bem como a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão – o curso é desenvolvido no período diurno.
Educação Física
Vagas: (29 no campus Juiz de Fora e 28 no campus Governador Valadares)
Além das aulas teóricas, são desenvolvidas no curso de Educação Física atividades de práticas pedagógicas e de estágios, a fim de oferecer ao aluno oportunidades de contato com as situações típicas da intervenção profissional e assim, estimular a reflexão sobre o processo de formação. Os alunos são estimulados, ainda, a participar de projetos de iniciação a docência, a pesquisa e de extensão a fim de poderem desenvolver competências específicas que sejam do seu interesse.
Farmácia
Vagas: (34 no campus Juiz de Fora e 28 no campus Governador Valadares)
Dividido em aulas teóricas, práticas, além de pesquisa e extensão, o curso de Farmácia, busca atender as áreas de farmácias, análises clínicas, alimentos e medicamentos, entre outras. O farmacêutico poderá atuar em diversas atividades que incluem assistência farmacêutica com ampla abrangência nas áreas da saúde pública, dispensação e manipulação de medicamentos e cosméticos, distribuição de medicamentos, homeopatia e farmácia hospitalar, indústrias farmacêuticas e de cosméticos, indústrias de alimentos, indústrias químicas, análises clínicas, vigilância sanitária, serviços de hemoterapia e outros. Pode-se destacar ainda as atividades de pesquisa em diferentes áreas da produção do conhecimento em saúde, além da docência.
Fisioterapia
Vagas: (13 no campus Juiz de Fora e 20 no campus Governador Valadares)
O curso de graduação em Fisioterapia na modalidade bacharelado tem como objetivo a formação de profissionais generalistas, capacitados para atuar nos três níveis de atenção à saúde, exercendo ações de reabilitação, manutenção e promoção das condições cinético-funcionais, assim como prevenção das suas alterações. Com período integral, o curso habilita o profissional para a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e execução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Medicina
Vagas: (62 no campus Juiz de Fora e 34 no campus Governador Valadares)
O curso de Medicina atende à formação em nível de graduação na área médica e estrutura-se com o intuito de preparar profissionais competentes para realizar o atendimento integral do ser humano. Com duração de seis anos, o aluno tem os períodos básico e profissionalizante correspondentes aos nove primeiros semestres do curso. Após este período, os três últimos semestres acontecem em regime de internato no Hospital Universitário, nas unidades de Atenção Primária à Saúde locais e regionais conveniadas. Envolve ainda, a formação de profissionais capazes de desenvolver permanentemente o processo educativo, buscando elevados padrões de excelência no exercício da medicina, na construção, na análise crítica e na disseminação do conhecimento científico e de práticas de intervenção na realidade.
Medicina Veterinária
Vagas: 34 (somente no campus Juiz de Fora)
Com quatro anos de fundação, o curso de Medicina Veterinária oferece 34 vagas para a formação em bacharelado, dedicando-se ao estudo, prevenção e tratamento de doenças em animais, bem como à análise e elaboração de políticas públicas, produtos e pesquisas na área de zoonoses. Um dos objetivos é formar profissionais com o perfil generalista, a fim de atender as mais diversas demandas do mercado e da sociedade. Os egressos do curso de Medicina Veterinária da UFJF estarão capacitados a atuar na promoção da saúde animal nas suas mais variadas formas. Apesar de novo, o curso conta com um corpo docente qualificado e experiente na área. O curso se desenvolve com período integral, utilizando a estrutura de ensino e pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Campo Experimental José Henrique Bruschi (CEJHB), na Rodovia MG 133, km 42, Zona Rural de Coronel Pacheco.
Nutrição
Vagas: (34 no campus Juiz de Fora e 28 no campus Governador Valadares)
Seguindo uma visão geral da questão alimentar, o curso de Nutrição considera em sua base curricular o abastecimento, passando pelo processo de produção e pelo acesso universal aos alimentos. Também é trabalhado no curso o aspecto cultural da alimentação, o aspecto nutricional e, consequentemente, as questões relativas à composição, à qualidade, ao aproveitamento biológico e à ética profissional. Voltado para as necessidades de saúde da população, o nutricionista busca conhecimentos amplos e sólidos de todas as etapas e das dimensões que envolvem o processo de alimentação e nutrição humana, tanto individualmente como coletivamente, atuando na promoção, manutenção, recuperação e reabilitação da saúde. O curso tem duração de cinco anos e suas aulas são desenvolvidas em horário integral.
Odontologia
Vagas: (34 no campus Juiz de Fora e 28 no campus Governador Valadares)
O curso de Odontologia conta com corpo docente amplamente qualificado, com professores doutores e mestres de destaque no âmbito acadêmico nacional. As atividades se dividem em aulas teóricas, práticas em laboratórios, clínicas profissionalizantes, atividades de extensão e pesquisa. Com duração de cinco anos, as áreas de atuação são: atendimento dentário preventivo e curativo, de forma particular ou emprego em instituições públicas, sindicatos e convênios. O profissional pode se especializar nas áreas de ortodontia, endodontia, periodontia, entre outras.