Veículo: Mundo Educação

Editoria: Notícias

Data: 13/12/2016

Link: http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/disponibilizados-as-provas-os-gabaritos-pism-2017-ufjf/332081.html

Disponibilizados as provas e os gabaritos do Pism 2017 da UFJF

Os estudantes que realizaram o exame do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2017 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem consultar as provas e os gabaritos desta edição. A avaliação foi aplicada no último final de semana, dias 11 e 12 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda/RJ.

Acesse as provas e gabaritos

Aqueles que julgarem necessário podem interpor recursos contra os gabaritos, para isso as ações devem ser protocoladas nesta terça-feira, dia 13, entre as 9h e às 16h, no Prédio da Reitoria. Os recursos serão julgados em até 72 horas após a interposição.

Conferir ou não conferir o gabarito do vestibular?

Vagas e Resultado

Nesta edição do Pism mais de 26 mil estudantes para as três etapas do programa, sendo que 4.703 inscritos no módulo III disputam 1.439 vagas em cursos de graduação. Os aprovados no módulo III serão conhecidos em 2 de fevereiro de 2017, enquanto as notas dos módulos I e II serão divulgadas apenas em 16 de março.

O resultado final leva em conta as médias obtidas durantes os três anos: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. 

Outras informações no Edital do Pism 2017, pelo e-mail vestibular@ufjf.edu.br ou por telefone (32) 2102-3738.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Política

Data: 13/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/politica/11403-professores-e-tecnicos-da-ufjf-protestam-em-repudio-a-aprovacao-da-pec-55

Professores e técnicos da UFJF protestam em repúdio a aprovação da PEC 55

A Associação de Docentes do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes-JF) organizou uma manifestação na tarde dessa terça-feira, 13, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (DCE-UFJF) em protesto contra a Reforma do Ensino Médio e a Reforma da Previdência, e em repúdio à aprovação da PEC 55 no Senado.

“Nos colocamos contra a PEC 55, que extingue gastos públicos em setores como saúde e educação pelos próximos 20 anos, que foi aprovada na manhã dessa terça. Além disso, também protestamos contra a MP 746, ou MP do Ensino Médio, que continua em tramitação no congresso”, explicou Rubens Rodrigues, diretor da Apes. A MP 746 traz uma série de mudanças na educação pública de nível média, entre elas a não obrigatoriedade de disciplinas como artes, filosofia e sociologia e a não obrigatoriedade de diploma universitário para a contratação de professores.

O ato aconteceu a partir das 16h na Praça da Estação, com a conscientização da população por meio da distribuição de panfletos. De acordo com Paulo Dimas, presidente do Sintufejuf, os manifestantes que protestavam contra a PEC em Brasília foram impedidos de entrar na cidade.
“Bandeiras e faixas foram confiscadas, e hoje em Juiz de Fora mostramos nosso repúdio. Completamos nessa terça 49 dias de greve contra a PEC, infelizmente não foi dessa vez que nossa pressão surtiu efeito, mas continuamos nos mobilizando contra a Reforma da Previdência, que prejudica grande parte da população”, disse.

A situação do contexto da aprovação da PEC 55 será avaliada pelo Comando Nacional de Greve, que irá encaminhar uma resposta sobre a deflagração de greve à assembleia e aos movimentos sindicais.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/duelo-entre-jf-volei-e-sesi-e-antecipado/

 Duelo entre JF Vôlei e Sesi é antecipado

Válida pela décima rodada da Superliga Masculina 2016/17, a partida entre o JF Vôlei e o Sesi SP teve horário alterado de 18h para 13h30 do próximo sábado (17), no Ginásio da UFJF. A antecipação da partida foi oficializada pela equipe local na tarde desta terça-feira (13), para atender a grade de programação do canal que irá televisionar o confronto.

O duelo marca o encontro entre os donos da casa- uma das sensações da competição nacional, sexto colocados na tabela com 16 pontos, e os paulistanos- favoritos ao título com campeões olímpicos no elenco, donos da terceira posição somando 20 pontos no campeonato.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 14/12/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/ufjf-recebe-mais-de-40-pedidos-de-recursos-sobre-provas-do-pism.html

UFJF recebe mais de 40 pedidos de recursos sobre provas do Pism

Após dois dias de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os candidatos tiveram até ás 16h dessa terça-feira (13) para protocolarem pedidos de recurso.

De acordo com as informações da Comissão Permanente de Seleção (Copese), foram 41 processos de recursos referentes às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova.

No Módulo I foram quatro recursos, um de Biologia e três de Literatura. No Módulo II, foram nove recursos, sendo três de Física, um de Química, dois de Biologia e três de Matemática. Já no Módulo III, foram 28 recursos, 11 de Física, seis de Química, cinco de Biologia, um de Língua Portuguesa, quatro de Matemática e um de História.

Os pedidos puderam ser realizados na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, por e-mail ou fax. O próximo passo para os interessados é aguardar o julgamento dos pedidos. O resultado sai em até 72 horas. Os procedimentos em caso de anulação de questões estão descritos no edital do processo, disponível no site, e não haverá recurso sobre a decisão final da instituição.

Os gabaritos das questões objetivas dos dois dias de prova já estão disponíveis no site oficial do Pism. As notas preliminares do Módulo III serão divulgadas no dia 24 de janeiro de 2017, a partir das 15h. Os resultados finais também serão disponibilizados on-line nos dias 2 de fevereiro (para o módulo III) e 16 de março de 2017 (para os módulos I e II).

Pism
Mais de 18 mil candidatos realizaram as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que terminou nessa segunda-feira (12).

O Módulo I do programa, para alunos do 1º ano do Ensino Médio, foi o que recebeu o maior número de inscritos, com 13.334. Já o Módulo II, do ano seguinte, teve 7.985 inscrições e o terceiro, com alunos que disputam as vagas propriamente ditas, registrou 4.703 inscrições.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícias

Data: 14/12/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/12/servidores-da-ufjf-decidem-pela-suspensao-da-greve.html

Servidores da UFJF decidem pela suspensão da greve

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiram nesta quarta-feira (14) pela suspensão da greve que mantinham desde o dia 24 de outubro.

Os funcionários vão voltar trabalhar nesta quinta-feira (15), quando também passa a funcionar normalmente o Restaurante Universitário (RU) do campus. A unidade que fica no Centro deve retomar as atividades na sexta-feira (16).

A votação aconteceu pela manhã e apenas quatro votos foram contrários à suspensão da greve, enquanto cerca de 120 aprovaram. O Comando Local de Greve foi mantido, em caráter de mobilização.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf-JF), Paulo Dimas, o sentimento dos servidores é de dever cumprido.

“Foi uma greve curta, mas diferente de todas as outras que fizemos. Não foi uma mobilização salarial e sim política, contra a PEC e contra as medidas arbitrárias do governo Temer. A gente vai se reunir a cada 15 ou 20 dias e, a partir de agora, nossa luta é contra a reforma da Previdência. Vamos permanecer alertas”, afirmou.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 14/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11435-sintufejuf-decide-pelo-fim-da-greve

Sintufejuf decide pelo fim da greve

Os técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) declararam na manhã dessa quarta-feira, 14, o fim da greve da categoria. As atividades do campus retornam à normalidade nesta quinta-feira, 15.

De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), Paulo Dimas, a greve, desde a sua deflagração, já tinha data para terminar. “A greve tinha a votação da PEC como foco, e já estava determinado que os trabalhos retornariam após a decisão”, disse Dimas.

Os profissionais se reuniram em assembleia na manhã dessa quarta-feira em Juiz de Fora e na terça-feira, 13, em Governador Valadares, e decidiram pela suspensão da greve. “Tinha cerca de 120 pessoas na assembleia e três votaram contra a suspensão”, falou o sindicalista sobre a reunião realizada em Juiz de Fora.

Com a suspensão da greve, o restaurante universitário do Campus volta a funcionar normalmente a partir dessa quinta-feira. A unidade do Centro volta a funcionar somente a partir de sexta-feira, 16.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 14/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/tecnicos-suspendem-a-greve-na-ufjf/

Técnicos suspendem a greve na UFJF

Reunidos em assembleia na manhã desta quarta (14), os TAEs da UFJF decidiram suspender a greve iniciada no dia 25 de outubro. Após 51 dias de mobilização, os servidores retomam as atividades nesta quinta (15) com o revés sofrido pela aprovação da PEC 55, que estabelece o teto para os gastos do Governo Federal, em segundo turno pelo Senado na última terça. As funções voltam a ser normalizadas tanto em JF como em GV. O RU do campus volta a funcionar já nesta quinta, enquanto o do Centro retoma as atividades na sexta-feira. Os professores da universidade, em greve desde o dia 24 de novembro, irão discutir nesta quinta se o movimento continua ou não.

Segundo o coordenador geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, a mobilização unificada deverá continuar agora contra a reforma da Previdência e outras medidas do governo Michel Temer. “Estaremos atentos a movimentação do Governo e mantendo a categoria em alerta caso a a proposta da reforma da Previdência seja apresentada em janeiro. Não iremos nos dispersar”, garante Dimas.

A mobilização contra a PEC também terminou na Reitoria da UFJF. Os estudantes que ocupavam a sede da Administração Superior deixaram o local na última segunda-feira, após decidirem sobre o fim do movimento no domingo. Na terça, o atendimento em alguns setores foram restabelecidos como na Diretoria de Imagem, Central de Atendimento e algumas pró-reitorias. Segundo a UFJF, os trabalhadores estão retornando aos poucos para os seus setores no prédio da Reitoria, respeitando todos os acordos que foram estabelecidos anteriormente com o comando de greve.

Em ocupação do Colégio João XXIII desde 26 de outubro, os estudantes secundaristas permanecem no local, ainda sem data prevista para término do movimento.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 14/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/41-recursos-foram-protocolados-no-pism-2017/

41 recursos foram protocolados no Pism 2017

Foram protocolados 41 processos de recursos referentes ás questões e ao gabarito da prova do Pism da UFJF. A maioria dos recursos é referente ao módulo III (28 recursos). O módulo I teve quatro recursos, e o módulo II, nove. As questões de física foram as que tiveram mais pedidos de revisão, um total de quatorze nos três módulos. O resultado deve sair até sexta-feira.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esportes

Data: 15/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/jf-volei-renegocia-parceria/

JF Vôlei renegocia parceria

Uma reunião ontem deu andamento as negociações entre o JF Vôlei e o Independência Trade Hotel objetivando renegociação da parceria que vai até o final da Superliga Masculina 2016/2017. O contrato prevê hospedagem de todos os atletas e membros da comissão técnica e, em contrapartida , feedback com exposição da marca do hotel, como explicou o diretor técnico do time, Maurício Bara.

“Estamos conversando para readequar o contrato , e o principal é a questão do retorno da mídia. Reconhecemos que o hotel tem investimentos alto em serviços, que para ele significa custos, e estamos trabalhando para chegarmos a uma solução “, relatou Bara.

Entre as solicitações do hotel está a procura por novos parceiros que diminuam as despesas com alimentação.

Questionado se as pendências poderiam prejudicar a estadia dos profissionais no hotel, Bara reiterou o vínculo da parceria e as tentativas de solução, admitindo não ter, neste momento, um plano B. De acordo com o diretor, apenas o central Diego não está hospedado no hotel e todos os jogadores estão cientes do impasse. A Tribuna entrou em contato com o hotel, e o diretor responsável pela negociação, Felipe Barros, em reunião, não pôde conversar com a reportagem até o fechamento desta edição.

Neste sábado (17), ás 13h30 , o JF Vôlei encara o Sesi (SP) no Ginásio da UFJF.

——

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 15/12/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/professores-encerram-greve-na-ufjf-e-no-if-sudeste/

Professores encerram greve na UFJF e no IF Sudeste

Professores da UFJF e do IF Sudeste decidiram suspender o movimento grevista em uma assembleia na tarde desta quinta (15). Após 23 dias parados, eles retornam aos postos de trabalho na segunda-feira (19), seguindo recomendação da Andes. A suspensão ocorre diante da aprovação da PEC 55 pelo Senado, que estabelece o teto para os gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos. Nesta quinta, os técnicos voltaram as atividades, abrindo o RU, a Central de Atendimento, a Biblioteca Central e o ônibus circular. O restaurante do centro volta a funcionar nesta sexta.

 A mobilização contra a PEC também terminou na Reitoria da UFJF. Os estudantes que ocupavam a sede da Administração Superior deixaram o local na última segunda-feira. Apesar da suspensão, a mobilização unificada deverá continuar contra a reforma da Previdência e outras medidas do governo Michel Temer. Os alunos do colégio de aplicação João XXIII continuam ocupando o local, sem previsão de data para o término do movimento.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 15/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11477-universidade-federal-de-juiz-de-fora-e-premiada-no-concurso-de-boas-praticas

UFJF é premiada no Concurso de Boas Práticas

O 4º Concurso de Boas Práticas do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) reconheceu 14 práticas desenvolvidas em diversas instituições nacionais — dentre elas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A premiação ocorreu no dia 9 de dezembro, em Brasília, durante a celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Representada por seu auditor-geral, Enio Henrique Teixeira, a Universidade recebeu o prêmio pelo desenvolvimento do Programa de Monitoramento do Plano Anual das Atividades de Auditoria Interna (PAINT), na categoria Aprimoramento das Auditorias Internas. O sistema utilizado pela equipe de auditores permite que os planos de atividades desenvolvidos anualmente sejam cumpridos, realizando também uma avaliação de desempenho e possibilitando que medidas sejam adotadas para manter o controle de cada etapa. “Ele oferece subsídios para avaliarmos o que foi realizado, a situação presente e lança olhos para o futuro: o que precisa ser feito para assegurar que os bons resultados continuem”, comenta Enio.

Para a UFJF, o prêmio não só permite o reconhecimento da instituição, como também a externalização do programa. “A ideia é que essas práticas sejam disseminadas para outras instituições, uma vez que o órgão de controle reconheceu que é uma prática de nível nacional”, explica o auditor-geral. O próximo passo para a equipe responsável pela auditoria na UFJF é preparar um manual de instruções que poderá auxiliar outras instituições quando as mesmas solicitarem, para que as práticas sejam desenvolvidas por elas da forma mais eficiente possível.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 15/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/11508-professores-da-ufjf-e-do-if-sudeste-retomam-atividades-na-proxima-segunda-feira

Professores da UFJF e do IF Sudeste retomam atividades na próxima segunda-feira

Seguindo orientação do Comando Nacional de Greve da Sindicato Nacional de Docentes de Ensino Superior (Andes), os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do IF Sudeste decidiram nessa quinta-feira, 15, pelo fim da greve em protesto contra as reformas na educação, previstas pela Proposta de Emenda Constitucional 55 (PEC do Teto) e pela Medida Provisória 746 (MP do Ensino Médio). A votação pelo fim do movimento foi unânime, com uma abstenção.

O movimento durou 23 dias e somou esforços à greve dos servidores técnico administrativos em educação e ás ocupações estudantis. Os docentes voltam ao trabalho na próxima segunda-feira, dia 19. Os técnico administrativos, que completaram 47 dias de paralisação, já exercem as atividades normalmente desde essa quinta-feira, 15.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cultura

Data: 15/12/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cultura/11516-som-aberto-encerra-temporada-de-2016-neste-sabado

Som Aberto encerra temporada de 2016 neste sábado

Neste sábado, dia 17, acontece a última edição de 2016 do projeto Som Aberto. O evento, que marcou época nos anos 1970, foi resgatado este ano pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estima-se que, desde junho, quando o evento foi retomado, movimentou um público de cerca de seis mil pessoas por edição. O evento é realizado na Praça Cívica e a entrada é gratuita.

A pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, afirma que a dimensão que o evento tomou surpreendeu a equipe organizadora. “O Som Aberto vem ultrapassando as expectativas, pois, no início, pensamos em dar visibilidade aos artistas da UFJF. No entanto, a proposta cresceu bastante e se transformou em um espaço de interação entre as culturas acadêmica e da sociedade como um todo. Isso tem sido bastante gratificante para a demanda de trabalho que é intensa.”

“Em um só dia, nós temos muitas opções de lazer. Temos o próprio bazar, os food trucks, temos a capoeira, a dança, a música, as artes. É um projeto que hoje, podemos afirmar, que a cidade tem o privilégio de tê-lo. Acontece uma vez por mês, de forma muito aberta, muito democrática”, ressalta o produtor Beto Campos, destacando a diversidade de ações que o Som Aberto oferece ao público como uma de suas características mais importantes. Esta edição de dezembro encerra o primeiro ciclo do retorno do Som Aberto que, em 2017, volta à agenda cultural da UFJF em março.

Confira a programação:

14h: abertura do Grand Bazar; DJs Edson Leão e Rosa Martins
15h: apresentação Especial de Capoeira e Maculelê
15h30: Caricatuarte com Mário Tarcitano
16h: MultiAteliê laboratório de Criação livre em arte, ciência e tecnologia
16h: Quatro no Choro
17h20: Amplitude/ Intervenção dos Pernas de Pau
18h: Coral Cesama – 25 Anos nos Trilhos do Brasil
18h50: show Guido Del’Duca – Homem Banda
19h20: Contágio – grupo de RAP
20h20: show Banda Lúdica Música
22h: DJs Edson Leão e Rosa Martins