30606746281_91e1593f58_o

Entre as atividades programadas para a edição deste domingo, 18, está o Festival de Pipas, que vai ensinar a criançada as técnicas para confeccionar e soltar pipas (Foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

Ocorre neste domingo, 18, a quinta edição do Domingo no Campus, evento de integração da comunidade juiz-forana com o espaço da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Neste fim de semana, serão oferecidas atrações variadas para todos os públicos, como cinema, música, grafite, brincadeira e atividade física. O evento ocorre, das 8h às 12h, na Praça Cívica da UFJF.

Esta edição marca o retorno do projeto Cinema no Campus, com o filme “O Palhaço” (2011), das 10h às 12h, no Anfiteatro da Reitoria. A iniciativa tem apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine), que disponibiliza filmes nacionais aprovados em chamadas públicas e patrocinados pelo órgão, para exibição à comunidade atendida pelo Domingo no Campus.

“Esta é uma das novidades do Domingo no Campus, que precisou ser interrompida devido à ocupação da reitoria. Neste fim de semana, o projeto volta, dando à comunidade a chance de ter acesso às boas produções do cinema nacional”, considera o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra. Após a exibição do filme, a jornalista e curadora do projeto, Cristiana Magalhães, fará um bate-papo com o público.

30518816255_8dd8e1a8d7_o

O DJ Kureb será um dos responsáveis pelo som do evento, apresentando a jovens e adultos a música dançante brasileira (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Música e hip hop
A cantora e compositora Tânia Bicalho apresenta o show Música Popular Nutritiva com paródias sobre alimentação e bons hábitos alimentares. O evento ocorre no Anfiteatro da Reitoria, das 8h às 10h.

Na Praça Cívica, durante toda a manhã, o projeto HipHopologia levará ao campus os quatro elementos da cultura hip hop, com grafite, disputas de breaking, atividades de DJ e batalhas temáticas de rima com MCs. O DJ Kureb promove o Baile na Praça, apresentando a jovens e adultos a música dançante brasileira, do soul de Tim Maia ao hip hop.

Brincadeiras e ginástica
Para as crianças, professores da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF ficarão responsáveis por jogos e brincadeiras populares, como pique-pega e elástico, além de esportes de rebater. As atividades são separadas por faixa etária e visam à prática de brincadeiras de rua. Os pequeninos com até 12 anos de idade poderão também participar do Festival de Pipas, que vai ensinar a criançada as técnicas para confeccionar e soltar pipas, que serão distribuídas gratuitamente.

Os idosos poderão participar da Ginástica para Melhor Idade, com atividades físicas como séries de 30 a 40 minutos de alongamentos e outros exercícios orientados por professores da Faefid.