Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 28/11/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/com-greve-ru-da-ufjf-fecha-as-portas/
Com greve RU da UFJF fecha as portas
Nesta segunda (28), as duas unidades do RU da UFJF tiveram as portas fechadas definitivamente. Elas funcionavam apenas em esquema de roletaço, mas com a entrada dos professores em greve, tiveram o funcionamento interrompido. Cerca de 4 mil refeições deixarão de ser servidas diariamente. A greve dos técnicos segue até o fim da tramitação da PEC 55.
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 28/11/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/greve-estudantil-contra-a-pec-55-2/
Greve estudantil contra a PEC 55
Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF entraram nesta segunda (28) em greve estudantil contra a PEC do teto de gastos e a reforma do ensino médio pela MP 746. A paralisação estudantil reforça o movimento de greve dos professores, iniciado dia 25.
De acordo com os estudantes, a ação busca apoiar as forças sociais organizadas contra os dispositivos em tramitação no Congresso. A votação da PEC em primeiro turno no Senado ocorre hoje, e a segunda dia 13 de dezembro.
Diante da conjuntura nacional, os estudantes completaram no último sábado um mês de ocupação do prédio da Reitoria. Além da mobilização local, sete ônibus deixaram Juiz de Fora seguindo em direção à Brasília, para acompanhar a votação em frente ao Congresso Nacional: um deles de professores, um de TAEs, e cinco de discentes.
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 28/11/2016
UFJF reativa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Depois de ficar cinco anos desativada, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) voltou à atividade durante a manhã desta sexta-feira, 25. A retomada dos trabalhos foi oficializada na programação do 1º Seminário Regional Integrado de Agroecologia, Apicultura e Economia Solidária, que dedicou o dia para o debate e a discussão do papel desse órgão no cenário regional de Juiz de Fora.
Com o objetivo de fazer um resgate histórico das ações realizadas pela Intecoop durante os seus anos de funcionamento, a primeira atividade do dia foi a mesa redonda “A história da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Intecoop na UFJF e a importância da pesquisa ensino e extensão para o desenvolvimento da economia solidária”. A pró-reitora de extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, ressaltou que a retomada se mostra essencial dentro do cenário acadêmico e social no qual a Universidade se coloca atualmente.
“No atual contexto, onde a Universidade vem estreitando os laços com os movimentos de economia solidária de Juiz de Fora e região, nós vamos montar a estrutura da incubadora de acordo com as necessidades que esses coletivos apresentarem, criando núcleos que atendam às demandas e possam permitir um avanço significativo nesse campo social de pessoas que se vêem excluídas do mercado de trabalho”, enfatizou a pró-reitora.
A mesa também contou com a participação de ex-formadores da Intecoop que compartilharam com o público como a incubadora funcionou durante diferentes períodos de sua trajetória. O jornalista Luiz Felipe Falcão, que foi bolsista na área de comunicação, entre os anos de 2003 e 2006, destacou que ver a retomada do projeto traz uma alegria muito grande pelo ponto de vista pessoal e social: “é óbvio que tem toda uma satisfação pessoal pelo vínculo que nós criamos com o projeto durante o tempo que permanecemos nele, mas também têm a alegria de saber que no atual contexto político e econômico que vivemos, a Universidade se coloca como uma alternativa para promover a autonomia e o empoderamento de grupos tradicionalmente excluídos.”
Outra ex-formadora que também expôs as suas experiências no evento foi a professora da Faculdade de Serviço Social, Mariana Costa Carvalho. Bolsista e estagiária durante o período de dois anos, a docente compartilhou com o público os benefícios acadêmicos e pessoais que a incubadora trouxe para sua vida. “Foi a partir da experiência como bolsista e estagiária na Intecoop que eu consegui buscar elementos que foram essenciais para as minhas pesquisas de mestrado e doutorado. Além disso, grande parte dos valores sociais que eu busco passar para os meus alunos na sala de aula eu aprendi junto ao trabalho executado na incubadora”, contou Mariana.
Com atividades marcadas para o dia inteiro no Centro Cultural Pró-Música, o Seminário de Reativação da Incubadora de Cooperativas Populares (Intecoop) ainda conta com a palestra da professora dra. Lia Tiriba (Universidade Federal Fluminense – UFF) e do professor dr. Benedito Anselmo (Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ). Eles vão debater questões ligadas à educação popular e às políticas públicas de economia solidária, às 14h e 15h30, respectivamente.
Outras Informações: (32) 2102-3917 – (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – Intecoop)
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cultura
Data: 29/11/2016
Convites para shows no Central ainda estão disponíveis nos postos de troca
Quem ainda não garantiu convites para os shows “Tempo de Amor e Alegria 2”, nessa terça-feira, 30, às 20h, e “Ponto do Samba”, na quarta, 1º de dezembro, às 20h30, no Cine-Theatro Central, ainda pode fazer a troca em quatro postos. Cada convite pode ser trocado por alimentos não perecíveis (arroz, feijão, óleo ou macarrão) ou por material de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, desodorante, fralda geriátrica G ou GG, escova de dente etc).
Postos de troca:
- Funalfa (Avenida Rio Branco, 2.234 – Centro)
•Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro)
•Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU – Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica)
•Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa – Centro). O material recolhido será doado para a Sopa dos Pobres e a Casa São Camilo de Lelis.
Os shows fazem parte do projeto “Música para Celebrar”, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa e pela UFJF/Pró-reitoria de Cultura, como parte da programação festiva de fim de ano da cidade.
A ideia do projeto é promover uma grande festa cultural, com mensagens positivas para o Ano Novo que se aproxima, além de promover o congraçamento dos artistas entre si e com o público. A previsão é de que os shows, ambos com censura livre, durem em torno de uma hora e meia cada.
——-
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 29/11/2016
Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10806-hu-realiza-mutirao-de-cirurgias
HU realiza mutirão de cirurgias
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza a primeira edição do mutirão nacional da rede no país, nessa quarta-feira, 30. A intenção é atender pacientes para a realização de exames, consultas e cirurgias. Nos 39 hospitais da rede são esperados cerca de três mil pacientes. Em Juiz de Fora, a ação acontece na Unidade Santa Catarina do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), com a realização de 12 procedimentos cirúrgicos, de mamoplastia redutora não estética.
Diante do pedido da diretoria do HU e da Ebserh, o Serviço de Cirurgia Plástica da instituição, chamou as primeiras 12 pacientes da fila para receberem o procedimento, durante o mutirão a ser realizado nessa quarta-feira, 30. “O Hospital passa por dificuldades, identificamos essas cirurgias como a nossa maior demanda reprimida. Infelizmente, não temos condições de atender a todos os pacientes que esperam por ela em um só dia. Isso seria impossível. Porque o número de pessoas esperando é muito grande. A fila não deveria existir, mas não temos como controlar número de casos’, explicou a chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HU, Marília de Pádua Dornelas Corrêa.
Segundo ela, provavelmente, os 12 pacientes chamados para o mutirão aguardam o procedimento há quatro ou cinco anos e estão com os exames dentro da normalidade.
——
Veículo: Cenário MT
Editoria: Cenário agrícola
Data: 29/11/2016
Instituições em parceria para o desenvolvimento da Zona da Mata lançam portal
O Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Zona da Mata Mineira (GDI-Mata), do qual o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas (SENAR Minas) faz parte integrando o Grupo Temático do Agronegócio, apresentou, na última semana, uma plataforma de negócios e inovação que pretende aproximar o conhecimento gerado pelas instituições de ensino do mercado regional. O site conta com biblioteca digital, legislação, fontes de financiamento, banco de laboratórios e de fornecedores, portfólio de produtos e tecnologias e uma agenda de eventos para estimular encontros e parcerias entre as comunidades acadêmica e empresarial.
O site www.gdimata.com.br já está no ar e oferece informações que pretendem auxiliar as empresas e instituições na busca por soluções e no desenvolvimento de pesquisas. Criado em julho deste ano, o GDI-Mata tem a proposta de coordenar a colaboração entre poder público, universidades e instituições de pesquisa e empresas na Zona da Mata para garantir aumento da competitividade e da inovação dos negócios, de forma a alavancar o crescimento econômico regional.
“A plataforma digital reúne as expertises das instituições para que possam servir às empresas da região”, explica o diretor do Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Ignácio Delgado. O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, destacou que o GDI é uma excelente oportunidade para combater, na região, a crise econômica que acontece em todo país. “A meta é ampliar as parcerias e promover o desenvolvimento da Zona da Mata.”
A gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia do Critt/UFJF, Débora Marques, foi a responsável por apresentar o portal e destacou a preocupação em torná-lo de fácil acesso para o empresariado. “Agora, em um único espaço virtual, ele pode buscar uma instituição para ajudá-lo a solucionar uma demanda, se informar sobre eventos em sua área, verificar as principais legislações que afetam sua atuação, alternativas para captar recursos via financiamento e até mesmo oportunidades de estabelecer parcerias.”
O lançamento da Plataforma de Negócios e Inovação da Mata Mineira foi feito por representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Prefeitura de Juiz de Fora durante cerimônia que reuniu cerca de 200 pessoas, entre representantes das entidades parceiras, empresários, técnicos e estudantes.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br
——
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 30/11/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/psicologia-e-o-curso-mais-concorrido-no-pism/
Psicologia é o curso mais concorrido no Pism
Psicologia é novamente o curso mais concorrido no Pism da UFJF, com 24 candidatos por vaga no grupo B, onde estão os estudantes de escola pública com renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A Psicologia também é a mais concorrida no grupo E (estudantes de escola pública, independente de renda) com 18 candidatos por vaga. Já no grupo C (concorrência livre) o curso de Medicina é o mais disputado com 12,48 candidatos por vaga. A graduação em Direito noturno é a que está com maior relação candidato por vaga no grupo A, com 7,6. E no grupo D, o maior grupo ficou com Fisioterapia diurno, 5,5 . Em números absolutos, o curso mais procurado foi Medicina abrangendo todos os grupos, com 510 candidatos disputando as 54 vagas oferecidas.
Para a pró reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Melo, os cursos mais concursos seguiram a tendência de anos seguintes, não havendo surpresas. “Essa relação varia bastante conforme o grupo, mas continua havendo uma grande procura por cursos como Medicina e Psicologia.”
Recorde de inscritos, com 26 022 candidatos
O Pism, neste ano, bateu recorde de inscritos com 26 022 candidatos, 2 130 a mais que na última edição. Ao todo, são oferecidas 1439 vagas nos campi de JF e GV. A maior parte destes inscritos está no módulo I do programa, que terá 13 334 candidatos, em seguida o módulo II com 7985, e depois o III com 4 703. Para a pró reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Melo, o aumento no número de inscritos mostra que muitos estudantes estão interessados na UFJF.
A emissão do comprovante definitivo está prevista para o dia 5, quando o inscrito saberá o local onde realizará sua prova. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Volta Redonda e Muriaé. A pró reitora alerta para a obrigatoriedade de apresentar o comprovante e um documento com foto para realizar o exame. Ela também orienta que se conheça o local de provas antes, “os candidatos devem ter atenção com o tempo de deslocamento, porque a cidade ficará cheia e o trânsito mais intenso, principalmente na segunda-feira.”
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 30/11/2016
Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10816-ufjf-divulga-nota-sobre-a-situacao-das-obras-do-hu
UFJF divulga nota sobre a situação das obras do HU
A Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora esclarece que em função de notícias veiculadas na mídia sobre o Acórdão 2795/2016 do TCU relativos às obras do Hospital Universitário:
Sobre o talude do prédio da radiologia:
Com relação à estabilização dos taludes no entorno da Radioterapia (Ampliação do bloco “E”), a UFJF, por meio da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão, lançou em 15 de agosto de 2016 o “Edital de Tomada de Preços 001/2016-COSUP para contratação de empresa especializada para execução de obra de contenção do talude da ampliação do bloco E – Radiologia do Hospital Universitário/Unidade dom Bosco da UFJF”. Após os trâmites licitatórios, foi dada ordem de serviço em 25 de outubro de 2016, sendo que atualmente a obra segue andamento normal.
A conclusão dessa obra de contenção garantirá estabilidade ao talude até que sejam concluídas as obras do prédio da Radiologia, mitigando os riscos de deslizamentos de terra, situação que poderia comprometer o acesso de pessoas e veículos ao hospital por afetar inevitavelmente a via de acesso ao Hospital Universitário/Unidade Dom Bosco.
Sobre a “ inércia da tomada de providências”:
Fica claro, conforme trecho retirado do relatório do TCU, em seus itens 26 e 27, que a referência feita sobre a não tomada de providências é bem clara que se trata de um período anterior à atual gestão da UFJF.
“26 – Assim, a partir de 29/07/2015, não houve mais movimentações na obra no sentido de prosseguir com a construção. Apenas em 12/05/2016, mais de nove meses após a paralisação da obra, a Administração Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora instituiu a Comissão de Análise e Viabilidade da Obra do HU-UFJF, a fim de analisar a situação de paralisação e indicar os possíveis desdobramentos para prosseguir com a obra (evidência 13, p. 1).
27 – Observa-se, assim, certa inércia da Administração em adotar providências com vista à continuidade das obras, visto que demorou mais de nove meses para tomar uma atitude em relação à continuidade da construção do empreendimento.”
Sobre a proteção das obras existentes:
Ainda no sentido de preservar os serviços já executados, está sendo realizado pela Pró-reitoria de Infraestrutura o levantamento de todos os vãos de portas e janelas cujo fechamento contribuirá para a supressão da exposição às intempéries dos materiais que já foram empregados na obra. Esse levantamento, juntamente com a recomendação constante no Acórdão 2795/2016 – TCU, irá subsidiar a Pró-reitoria na realização de processo licitatório para o fechamento dos respectivos vãos em caráter definitivo, já com as esquadrias previstas no projeto executivo vigente. Como já informado anteriormente, será realizado um estudo para verificar a possibilidade de se trocar as fachadas em pele de vidro por esquadrias convencionais, ao menos em duas fachadas do prédio, com o objetivo de redução do custo de instalação.
Finalizando, a UFJF informa que, quanto à recomendação para instauração de processo administrativo a fim de identificar os responsáveis e quantificar o dano relativo dos serviços que necessitarão ser corrigidos ou refeitos em decorrência do tempo de paralisação da obra, vai abrir comissão de sindicância para apurar os fatos.
—-
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 30/11/2016
Com recorde de inscrições, Pism terá 26 022 candidatos em 2017
Com 2.130 candidatos a mais do que na sua última edição, o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) bateu recorde de inscrições na edição de 2017. Ao todo 26.022 candidatos disputarão as 1.439 vagas oferecidas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira, dia 30, pela Comissão Permanente de Seleção (Copese).
A maior parte desses inscritos está no módulo I do programa que terá 13.334 candidatos, seguido pelo módulo II com 7.985 e do módulo III com 4.703 estudantes. Para o coordenador geral de processos seletivos da Universidade, Tarcisio de Souza Lima, o aumento de inscritos demonstra “o interesse dos candidatos em fazer um curso superior e a excelência da UFJF em atender as demandas de diversos alunos com um elenco de cursos muito grande na Universidade”. Sobre a realização do Pism, Lima ainda levanta o trabalho que a UFJF vem fazendo para a boa execução das provas nos dias 11 e 12.
“É interessante que o candidatos saibam onde vão realizar a prova exatamente e fiquem atentos quanto à grande movimentação de pessoas nesses dias. Em experiências passadas vimos que não é tão fácil o deslocamento na cidade. Este ano, com o aumento do número de candidatos em geral, quase 26 mil inscritos, estamos com a preocupação de bem locar os candidatos para que estejam bem confortáveis em seu setores.”
CANDIDATO POR VAGA
Para os estudantes que vão prestar as provas do módulo III nos dias 11 e 12 dezembro, já é possível conhecer a concorrência nos cursos escolhidos durante o período de inscrições do programa. A relação candidato por vaga da edição de 2017 do Pism foi divulgada nesta quarta-feira pela Copese.
Na edição de 2017, o curso mais procurado entre os estudantes em números absolutos, abrangendo todos os grupos, foi o de Medicina, com 510 candidatos disputando as 54 vagas oferecidas. O curso de medicina também aparece como o mais concorrido no grupo C, com 12,48 inscritos por vaga. Nos grupos B e E o mais disputado foi o de Psicologia, com 24 e 18 candidatos por vaga, respectivamente. A graduação em Direito noturno é o mais concorrido no grupo A, com 7,6 candidatos/vaga, e no grupo D a maior número ficou com o curso de fisioterapia diurno com 5,5.
Para a pró-reitora de graduação, Maria Carmen Melo, a relação candidato vaga deste ano demonstra que “a UFJF é uma instituição de referência na busca dos estudantes pelo ensino superior, sendo que esse retorno positivo se mostra nas mais diversas áreas do conhecimento, personificadas na grande concorrência dos estudantes nos diversos cursos da Universidade.”.
Confira a tabela com a relação candidato/ vaga neste link.
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cultura
Data: 30/11/2016
Núcleo adolescente do Divulgação estreia Coração de Neve
Com texto e direção de José Luiz Ribeiro, o Núcleo de Adolescentes do Grupo Divulgação estreou às 20h30 dessa quarta-feira, 30, no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a peça “Coração de Neve”. O espetáculo, em temporada relâmpago, será encerrado no domingo, 4, sempre às 20h30. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.
“Coração de Neve” é o resultado prático do curso que introduz adolescentes ao universo das artes cênicas. O trabalho pesquisou a estética oriental dando aos atores uma experiência baseada na gestualidade da cultura chinesa e japonesa.
A narrativa mostra o casamento de dois herdeiros de impérios que se unem por força da magia. A maldição imposta por Meili, uma divindade do Reino dos Dragões, faz o coração da princesa Xue Ling, antes meiga e delicada, tornar-se frio como a neve, o que gera grande apreensão em todo o império. A chegada do príncipe Yi Jie anula o malefício e os dois impérios se unem na festa das bodas dos futuros governantes.
PROJETO PREMIADO
Ministrado pelo Grupo Divulgação, o projeto de extensão “Centro de Estudos Teatrais: Cursos e Oficinas” oferece aos adolescentes uma imersão ao teatro por meio de disciplinas de formação cultural e técnica, nos módulos de Treinamento Corporal, Expressão Vocal, Improviso e Prática de Montagem. O Projeto recebeu a Menção Honrosa, na Mostra de Ações da Extensão que fez parte da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade realizada em outubro de 2016, no Campus da UFJF.
O elenco é composto por Ana Beatriz Ferreira; Ana Júlia Guedes; Camila Medeiros; Clara Dustan; Diego Corrêa; Gabriella Borges; Geovana Santiago; Hélio Filho; Lara Carolina; Larissa Assis; Lucas Mendes; Marina Bomtempo; Phablo Figueiredo; Rafhael Sartini; e Rodrigo Julião.
Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). O Forum da Cultura está localizado na Rua Santo Antônio, 1.112, no Centro da cidade.
——-
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 30/11/2016
Alunos da UFJF irão mediar conflitos no Núcleo de Idosos da Polícia Civil
Alunos e professores do projeto de extensão “Dialogar – Núcleo de Mediação Extrajudicial”, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irão atender ocorrências envolvendo idosos que são direcionadas ao Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil. O atendimento começa na próxima semana.
O projeto conta com alunos e professores do curso de Direito e irá ajudar na busca de soluções para os conflitos. “A Polícia Civil percebeu a falta de pessoal qualificado para o acompanhamento e resolução dos casos. Nós temos esse pessoal, o que é benéfico a todos”, destacou um dos orientadores do projeto, Fernando Guilhon.
O acordo entre o projeto e a Polícia Civil será assinado nesta sexta-feira (3), às 16h30, na sala da Direção da Faculdade de Direito. “A delegacia ganha material humano e a Universidade ganha a prática dentro da Polícia Civil. Aumentamos o acesso dos alunos aos casos e à experiência profissional, permitindo diversificação do conhecimento, que não fica restrito à discussão acadêmica”, explicou.
Para o delegado responsável pelo Núcleo de Atendimento ao Idoso, Márcio Savino, a parceria é vantajosa para os dois lados. “Para realizar as mediações é importante ter um curso de mediador e os alunos estão sendo capacitados. Além disso, eles terão contato com os processos criminais”, afirmou.
Atendimento aos idosos
O Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil, foi inaugurado em julho deste ano. A unidade registra ocorrências envolvendo a violação dos direitos do idoso e crime de maus-tratos e ainda conta com atendimento voltado para mediação de conflitos.
O núcleo funciona em duas salas cedidas ao Estado, no terceiro piso de um shopping que fica na Rua Jarbas de Lery Santos, 1.655, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A unidade tem os mesmos moldes de uma delegacia.
De acordo com os dados da Polícia Civil, em 2015, 2.496 idosos sofreram algum tipo de violência. Já neste ano, de janeiro até julho, foram 1.396 casos registrados. “Nós atendemos os 13 crimes do Estatuto do Idoso e os mais comuns são os maus-tratos, o abandono e a apropriação de pensões e aposentadoria”, pontuou Savino.
A equipe é formada por delegados, detetives, escrivão e também com psicológo e assistente social. No caso de ocorrências mais graves, envolvendo homicídio, os casos são direcionados pelo próprio núcleo para outros setores da Polícia Civil.
——
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 30/11/2016
Com greve, UFJF anuncia que não há previsão para reposição de aulas
Devido à greve dos professores, os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tiveram o calendário de aulas interrompido. De acordo com o diretor de imagem institucional da UFJF, Márcio Guerra, não há previsão de reposição de aulas, já que a greve segue por tempo indeterminado.
“A reposição só pode ser feita depois que a greve terminar. Nem todos os professores paralisaram, mas a maioria sim”, complementou. Ainda segundo Guerra, a parte administrativa do campus continua funcionando e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) será realizado normalmente nos dias 11 e 12 de dezembro.
Os professores entraram em greve na última sexta-feira (25). Os docentes são contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece limite para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Na instituição, alunos ocupam a reitoria desde 26 de outubro. Eles também são contrários à PEC e às medidas que podem interferir no ensino médio.
——
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 30/11/2016
Pism 2017 da UFJF já tem relação candidato/vaga
A Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quarta-feira (30) a relação de candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Segundo a instituição, são 2.130 candidatos a mais do que na última edição, sendo recorde de inscrições para 2017. Ainda conforme a UFJF, 26.022 candidatos disputarão as 1.439 vagas oferecidas nos campi nas cidades de Juiz de Fora e Governador Valadares.
As provas do módulo I, II e III do Pism ocorrerão em cinco municípios nos dias 11 e 12 de dezembro. Os candidatos devem ficar atentos à emissão do comprovante oficial de inscrição na próxima segunda-feira (5) com informações sobre local de prova.
Os estudantes que farão as provas do módulo III nos dias 11 e 12 dezembro já podem conhecer a concorrência nos cursos escolhidos durante o período de inscrições do programa. A relação candidato por vaga da edição de 2017 do Pism (veja abaixo) foi divulgada nesta quarta-feira pela Copese. Outras informações: (32) 2102-3755.