O aprimoramento da pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganha novo reforço com a aprovação de três doutorados: Física, Saúde Coletiva e Biologia com área de concentração em Comportamento Animal. A instituição possui 33 Programas de Pós-Graduação (PPG) recomendados do Ministério da Educação, sendo 18 deles agora com doutorado. As turmas devem ser abertas no segundo semestre deste ano.
Segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Maria Cristina Andreolli, a aprovação dos cursos é reflexo do reconhecimento da qualidade dos programas. Eles devem ter, no mínimo, conceito 4, para pleitearem a abertura do doutorado – o que é o caso não só desses três programas mas como da maioria dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFJF.
O PPG em Física já contava com doutorado, porém, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O novo curso “emancipado” possui vantagens, como “uma melhor coleta de recursos, independência para alterar coisas no programa e mais maturidade do corpo docente, visto que o crivo do comitê acadêmico de física é muito alto”, enumera Fernando Sato, coordenador do programa. Já em relação às linhas de pesquisa, a tendência é manter o enfoque na nanotecnologia, principalmente na parte experimental. Os editais abrem semestralmente e são divulgados no site do PPG em Física.
Para Roberto Gama, coordenador do PPG em Comportamento Animal, a aprovação se deve ao apoio da universidade, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e à dedicação dos docentes, discentes e funcionários. Devido à recente aprovação, ainda não há edital, delimitação das linhas de pesquisa ou previsão de abertura do doutorado, porém Gama declara que haverá esforço para abrir as vagas ainda este ano.
O doutorado em Saúde Coletiva da UFJF será o único curso deste tipo fora da capital do estado de Minas Gerais, o que acentua a importância da sua aprovação para a área. De acordo com a coordenadora Maria Teresa Bustamante, as linhas de pesquisa, que constituem a base para a organização das atividades pedagógicas e científicas de Saúde Coletiva, são: Política, Gestão e Avaliação de Sistemas de Saúde e Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes. A primeira busca analisar e avaliar sistemas, programas e serviços de saúde, planejamento e gestão em saúde e a segunda aborda as questões relacionadas a doenças e suas interfaces com processos socioeconômicos, culturais e ambientais.
Outras informações: (32) 2102-3785