Veículo: Diário Regional
Editoria: Cidade
Data: 14/11/2016
Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10201-hu-recebe-doacao-de-verba-para-manutencao-de-despesas
HU recebe doação de verba para manutenção de despesas
De acordo com a Portaria Interministerial nº 883/MEC/MS/MP, de 5 de julho de 2010, que regulamenta o Decreto nº 7.082, de 27 de janeiro de 2010, o hospital universitário da universidade federal de juiz de fora – (UFJF) recebeu R$ 1.177.920,65 para ser utilizado na manutenção das despesas do hospital.
Junto com o hospital universitário de juiz de fora, outros demais hospitais Universitários Federais do país receberam doações, cerca de R$ 75.000.00,00, foram destinados as casas de saúde do Brasil.
—–
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cultura
Data: 14/11/2016
Coral da UFJF monta musical para festejar 50 anos do grupo
Em comemoração ao aniversário de 50 anos, o Coral da UFJF apresentará o espetáculo “Brasis em Cena: Paisagens”, nos próximos dias 17 e 22, às 20h30, no Cine-Theatro Central. Este é o primeiro musical da atual formação do grupo, um dos poucos do país que está em atividade ininterrupta desde a sua fundação, em 1966. A direção musical é da maestrina do coro, Hellem Pimentel, a direção cênica é de Marcos Marinho e os cenários e figurinos de Fernanda Cruzick. A entrada é franca. Os ingressos gratuitos estão sendo distribuídos no saguão do Cine-Theatro Central, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Tendo como tema a riqueza e a diversidade musical do país, o grupo elegeu cinco paisagens para representar: floresta; litoral; montanha; sertão; e cidade. O espetáculo é uma criação coletiva, que será entremeado de textos de autores brasileiros, como Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Raul Bopp, João Cabral de Melo Neto e Rubem Fonseca, além de uma narrativa dos povos Kaxinawá, da Amazônia.
CONCEPÇÃO DO ESPETÁCULO
Recém-chegada à direção do Coral da UFJF, cargo que ocupa desde junho deste ano, a maestrina capixaba Hellem Pimentel começou bem afinada com a ousadia e a busca pelo novo, características intrínsecas ao trabalho musical e cênico desenvolvido pelo grupo ao longo da sua trajetória. Logo no início, lançou proposta de fazer um musical, gênero nunca apresentado pelo coro, com prazo de pouco mais de quatro meses para levá-lo ao palco.
“Desde o primeiro contato, houve uma identificação imediata entre o trabalho que eu já fazia como regente e a sonoridade do grupo que encontrei aqui em Juiz de Fora, com disposição e coragem para fazer algo inédito, diferente”, conta a maestrina.
——
Veículo: Diário Regional
Editoria: Cultura
Data: 14/11/2016
Creche do São Pedro prepara exposição de fotos sobre valorização da cultura negra
A Creche Municipal Leila de Mello Fávero, no Bairro São Pedro (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.989), abrirá na quinta-feira, 17, a “2ª Exposição Fotográfica AfroBrasilidades”, às 16h30, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora foram os responsáveis por retratar as crianças que frequentam a creche e seus familiares.
O tema é parte do projeto “O Coração da África”, desenvolvido há dois anos na instituição infantil, com o objetivo de cumprir a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Ao trabalhar o tema, a unidade envolve as crianças e seus familiares, de forma a valorizar a cultura negra e plantar a semente da igualdade racial, combatendo o preconceito na sociedade.
Em 20 de novembro será comemorado o “Dia da Consciência Negra”, e, de acordo com a coordenadora da creche, Núbia de Magalhães, o tema é de fundamental importância na luta contra o preconceito: “Buscamos a valorização da estética negra e da cultura africana. Ao valorizarmos esta estética, quebramos os padrões preestabelecidos dentro da sociedade e mexemos com a autoestima das crianças, pois elas se veem representadas nas fotos da exposição”.
A “2ª Exposição Fotográfica AfroBrasilidades” faz parte das comemorações da Semana Municipal da Consciência Negra.
—–
Veículo: G1
Editoria: Notícias
Data: 14/11/2016
Deslizamento é registrado em área da Faculdade de Engenharia da UFJF
Um deslizamento foi registrado na tarde desta segunda-feira próximo ao prédio da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Defesa Civil esteve no local e constatou durante a vistoria que não havia riscos para os estudantes, pois as edificações ficam distantes do local do deslizamento. O G1 entrou em contato com a UFJF e aguarda retorno.
De acordo com a Defesa Civil, a área será monitorada porque novos deslizamentos podem ocorrer no local. A recomposição da área é recomendada em momento de estiagem, segundo o órgão, para evitar outras ocorrências.
—–
Veículo: TV Integração
Editoria: Notícias
Data: 14/11/2016
Prefeitura e UFJF trabalham para recuperar áreas atingidas ela chuva
——-
Veículo: TV Integração
Editoria: Notícias
Data: 14/11/2016
Deslizamento de encosta é registrado na UFJF
——-
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 15/11/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/14-11-2016/
Festival de Ginástica na UFJF
O Departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faefid/UFJF organiza o festival de ginástica “De pernas para o ar”. A programação contará com apresentações de ginástica de instituições locais e regionais e acontecerá na próxima quinta-feira (17) ás 19 hrs, no Ginásio da Faefid. O objetivo do evento é proporcionar ao público uma viagem pelo mundo da ginástica, assim como estimular o interesse pela prática de atividades físicas e de lazer por pessoas das mais variadas gerações e classes sociais. A entrada é gratuita.