Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 07/11/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/comissao-que-investiga-professor-pede-mais-60-dias/

Comissão que investiga professor pede mais 60 dias

A comissão responsável pelo Processo Administrativo Disciplinar contra um professor da Faculdade de Odontologia da UFJF, 61, denunciado por assédio e agressão a uma estudante de 23 anos, pediu a prorrogação, por mais 60 dias, para finalizar a sindicância.

Segundo a Diretoria de Imagem Institucional, o prazo está previsto na legislação. A denúncia foi formalizada em junho, quando uma universitária afirmou ter sido trancada em uma sala onde o suspeito a teria agarrado pelos braços e forçada contra a parede. A estudante ainda foi ameaçada de reprovação. No dia 24 de junho, a UFJF instaurou sindicância para apurar os fatos, a partir da denúncia protocolada junto à Ouvidoria Especializada de Ações Afirmativas. Além da universidade, o caso também é investigado pela Polícia Civil.

Na pauta estudantil do movimento Ocupa UFJF, que permanece instalado na Reitoria, os estudantes cobram a Administração Superior por mais agilidade no processo. O DCE inclusive já mobilizou um abaixo-assinado pedindo o afastamento preventivo do professor a fim de preservar a estudante.

———

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 07/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/9905-processo-disciplinar-contra-professor-acusado-de-assedio-e-prorrogado

Processo disciplinar contra professor acusado de assédio é prorrogado

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que julga a conduta do professor da Faculdade de Odontologia da UFJF, acusado de ter assediado uma aluna em junho desse ano, foi prorrogado por mais 60 dias (prazo previsto na legislação). A decisão foi tomada pela Comissão responsável pelo caso, que teria dois meses para concluir os relatórios, mas ainda não encerrou a avaliação do professor.

Aberto em agosto, o PAD substituiu a Comissão de Sindicância que avaliou a situação em um primeiro processo e encaminhou um relatório com as conclusões à Reitoria. Por motivos de saúde, o professor se afastou das atividades regulares durante dois meses, logo após a denúncia, mas voltou a lecionar após o prazo e, como o processo ainda está em andamento, não sofreu nenhum tipo de punição.

ASSÉDIO

A aluna de 23 anos denunciou o professor no dia 23 de junho. Segundo o que relatou à Polícia Militar na data, o homem, de 61 anos, teria se trancado com ela em uma sala vazia e, forçando-a contra uma parede, ele teria gritado, dizendo que ela não poderia chamá-lo apenas pelo primeiro nome. A jovem também relatou que o professor já teria assediado ela e outras colegas por mais vezes antes da denúncia.

Depois do registro, os alunos da Faculdade organizaram um protesto pedindo celeridade na investigação do caso e na punição do professor. Em outubro, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade organizou um abaixo-assinado, reunindo assinaturas da comunidade acadêmica para pedir o afastamento do docente.

——-

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 07/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/9926-estudantes-ocupam-predios-do-if-sudeste-e-joao-xxiii

Estudantes ocupam prédios do IF Sudeste e João XXIII

Os alunos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) ocuparam a instituição, em protesto contra recentes medidas anunciadas pelo Governo Federal. Os estudantes se opõem à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que interrompe o aumento dos gastos com Saúde e Educação pelos próximos 20 anos, e também à Medida Provisória de reforma do Ensino Médio, chamada por eles de “Lei da Mordaça”, que sugere, entre outros pontos, a existência do projeto “Escola sem Partido”.

“A ideia é realmente fazer com que os alunos possam ter contato com essas leis que estão em tramitação no momento. O movimento fortalece nossos laços como militantes, como alunos reivindicando seus direitos. Juntos somos mais fortes, e apenas unidos vamos conseguir resistir a essas medidas impostas pelo governo”, explica Vitória Rocha, presidente do grêmio estudantil do IF Sudeste.

Na semana passada, segundo a estudante, foram realizadas cinco assembleias com o intuito de votar sobre a questão de ocupar o instituto, das quais participaram alunos do ensino médio, do técnico modular e os centros acadêmicos de graduação. “Após as reuniões foram somados os votos, e a ocupação foi aprovada até a próxima sexta-feira, 11”, pontua Vitória. “Nós temos várias atividades disponíveis, entre aulas, palestras e rodas de conversa, e o cronograma do dia seguinte será sempre decidido na noite do dia anterior”, adianta.

Na tarde dessa segunda-feira, 7, cerca de 40 alunos do instituto estavam envolvidos em atividades como oficina de cartazes, roda de música, palestra sobre o lugar da juventude na política e palestra com representantes dos movimentos feministas da cidade. “Nós estamos nos colocando contra modificações educacionais que irão afetar toda a população brasileira. Não ocupamos só o espaço, mas os próprios estudantes com cultura e política, lembrando sempre a importância de ser participativo e de ter voz”, reflete a presidente do grêmio.

JOÃO XXIII

Os alunos do movimento de ocupação do Colégio de Aplicação João XXIII, que haviam desocupado a escola para que fosse realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), retornaram para a instituição na manhã dessa segunda-feira, 7. De acordo com o estudante Yuri Vieira, da comissão de comunicação do Ocupa João, a continuidade do movimento foi votada em assembleia na última sexta-feira, 4.

“A gente chamou os alunos e ex-alunos que são contra o movimento para conversar e deliberar conosco. Os estudantes de outras escolas secundaristas também foram chamados, mas apenas os alunos do João XXIII votaram”, esclarece o adolescente. Diferentemente do IF Sudeste, a ocupação não tem previsão de término na instituição. “Continuamos a ocupação até a PEC 55 cair, esse é o objetivo principal. Alguns colegas foram para casa estudar para o Enem, mas muitos de nós ficamos na ocupação da Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e voltamos às 8h dessa segunda, restabelecendo o cronograma normal de atividades”.

O primeiro dia de volta ao movimento foi marcado pelo diálogo e pela troca de ideias entre alunos e professores.

“A partir desta terça-feira, 8, queremos implementar a maioria das oficinas para o ensino fundamental também”, continua Yuri. “Teremos aulões de disciplinas como história, sociologia e química, oficinas culturais, oficinas de dicção, concentração e até ioga, temas com os quais a gente nem sempre tem contato durante a nossa educação. As assembleias acontecem todos os dias, geralmente à noite, apesar de termos nos reunido de manhã no primeiro dia do retorno ao colégio”.

O estudante acrescenta ainda que, o Ocupa João está aberto para qualquer tipo de opinião, seja contrária ou favorável ao movimento, e reitera que o movimento luta pela educação pública.

——–

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 07/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/prazo-para-inscricao-no-pism-da-ufjf-termina-nesta-segunda-feira.html

Prazo para inscrição no Pism da UFJF termina nesta segunda-feira

Os candidatos interessados em participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2017 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até esta segunda-feira (7), às 20h, para se inscreverem.

Nesta edição, o Pism oferece 1.189 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250, em dez opções de graduação, em Governador Valadares. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda.

Outras informações podem ser conferidas no edital e também no edital de retificação, e também pelos telefones (32) 2102-3738 / (32) 2102-3755.

—–

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 07/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/candidatos-enfrentam-chuva-para-fazer-provas-do-enem-em-juiz-de-fora.html

Candidatos enfrentam chuva para fazer provas do Enem em JF

A maratona de provas dos mais de 30 mil candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano em Juiz de Fora foi tranquila, apesar do aumento do movimento que é comum nesses dias. No primeiro dia de prova o pessoal contou com uma chuvinha leve e muita gente chegou bem cedo, com mais de três horas de antecedência para fazer a avaliação.

No segundo dia, o tempo já estava bem melhor. Este ano, 706 candidatos que fariam o Enemno Instituto de Ciências Humanas da UFJF vão ter que fazer a prova só em dezembro, porque o local está ocupado pelos estudantes. 

Em função das ocupações dos estudantes, em São João del Rei e Juiz de Fora, cerca de cinco mil estudantes só vão fazer as provas do Enem nos dias 3 e 4 de dezembro.

Juiz de Fora teve 30.595 inscritos. É onde está o maior número de inscritos nas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. (Confira no quadro abaixo o número de inscritos nas principais cidades da região)

Adiamento
Pelo novo levantamento, divulgado na sexta-feira (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 5.864 candidatos que fariam as avaliações nas universidades federais de Juiz de Fora (UFJF) e de São João del Rei (UFSJ) vão precisar voltar aos locais de provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

De acordo com a nova lista, idêntica à primeira divulgada, a UFJF deixou de receber 706 candidatos, que fariam as avaliações nos blocos A, B, C e D do prédio novo do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Na instituição, a Reitoria está ocupada desde o dia 26 de outubro.

O mesmo aconteceu com os 5.158 candidatos que fariam as provas em prédios dos três campus da UFSJ em São João del Rei. Na Reitoria de lá, alunos estão acampados desde o dia 23 de outubro.

Prova difícil
Os professores consideraram difícil a prova do primeiro dia. Entre os temas que apareceram nas questões de ciências humanas estão Hamlet, Descartes, crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e a escritora brasileira Ana Cristina Cesar; em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta, a cosmologia de Platão, diabetes e fezes de cachorro apareceram nas questões.

——-

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 07/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/apos-enem-colegio-joao-xxiii-volta-ser-ocupado-em-juiz-de-fora.html

Após Enem, Colégio João XXIII volta a ser ocupado em Juiz de Fora

Foi retomada nesta segunda-feira (7) a ocupação do Colégio de Aplicação João XIII, em Juiz de Fora, que foi suspensa durante o período de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em nota, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disse que manifesta respeito ao movimento.

Os alunos realizaram uma assembleia pela manhã e programaram diversas atividades e aulas durante todo o dia.

Os estudantes ocuparam o local no dia 26 de outubro e permaneceram mesmo durante o segundo turno das eleições para prefeito, após um acordo com a Justiça Eleitoral. Para o Enem, decidiram desocupar o prédio para “permitir o acesso à oportunidade de concorrer a uma vaga no Ensino Superior”, conforme o texto de explicação divulgado na página que mantém no Facebook.

A escola foi fundada em 1965 e funciona como uma Unidade Acadêmica da UFJF. Atualmente, cerca de 1.320 alunos estudam no local, distribuídos em 28 turmas.

Ocupação
Os estudantes secundaristas estão ocupando o espaço do colégio desde a manhã de quarta e afirmam que são contrários às “novas reformas impostas pelo governo golpista”, conforme explicação. O movimento recebeu o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), responsável pela escola. O reitor Marcus David já visitou a ocupação e reconheceu a importância das pautas e demandas debatidas pelos estudantes.

Eleições
Os estudantes fecharam um acordo com o juiz Paulo Tristão, responsável pela 155ª Zona Eleitoral, que funciona no local e se mantiveram ocupados durante todo o período eleitoral do 2º turno. O colégio foi dividido em duas partes e um dos blocos teve trânsito livre para votação.

Após a votação, o magistrado elogiou os alunos. “Cumpriram com a palavra que deram, reconheceram a importância da eleição. Só tenho a agradecer porque mantiveram distância o tempo todo, não fizeram boca de urna e não interferiram. Foi um acordo plenamente cumprido entre as duas parte”, afirmou.

——–

Veículo: TV Integração

Editoria: Notícia

Data: 07/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/mgtv-1edicao/videos/v/alunos-de-juiz-de-fora-se-preparam-para-as-provas-do-pism-da-ufjf/5432050/

Alunos de JF se preparam para as provas do Pism da UFJF

——-

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 08/11/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/estudante-procura-pm-e-faz-nova-denuncia-contra-professor-da-ufjf/

Estudante procura PM e faz nova denúncia contra professor da UFJF

Por se sentir perseguida e intimidada, a estudante de 23 anos protocolou nova ocorrência contra o professor de 61 anos da Faculdade de Odontologia da UFJF que foi denunciado por ela por assédio. No registro policial, realizado no dia 4 de outubro, a universitária relata que, após o término das aulas, encontrou o professor na saída da faculdade. Ela seguiu para o estacionamento e entrou em seu carro. Enquanto conversava com sua ao telefone, percebeu que o docente caminhava em direção ao carro. A acadêmica conta que ele parou em frente ao veículo, mesmo estando chovendo bastante, e começou a encará-la de forma intimidativa. No BO ainda está registrado que, no mesmo dia, a estudante foi a sala da direção da faculdade para relatar o ocorrido e fazer uma representação contra ele, quando ele entrou no local e permaneceu tentando ver o que a jovem escrevia, encarando-a novamente de forma intimidativa.

Conforme a universitária, o BO foi adicionado ao processo administrativo disciplinar realizado pela UFJF. Na última semana, a comissão responsável pelo processo pediu um prazo de mais 60 dias para finalizar a sindicância. Segundo a Diretoria de Imagem Institucional, o prazo está previsto na legislação.

A universitária está preocupada com o adiamento da sindicância. “Eu só quero resolver isso logo. Estou me sentindo muito prejudicada com ele lá, porque ele não está mudando. Eu só espero que a justiça seja feita, porque não foi a primeira vez que ele fez o que fez, mas a minha intenção é que seja a última. Se ele não for punido de alguma forma, ele vai se achar invencível e só vai piorar o comportamento dele”. Quatro dias após a primeira denúncia, realizada no dia 23 de junho, o professor conseguiu uma licença médica. Ele ficou dois meses afastados, reassumindo suas funções no dia 25 de agosto.

——–

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 08/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/geral/9966-inscricoes-abertas-para-concurso-de-taes

Inscrições abertas para concurso de TAEs

Já estão abertas desde a última segunda-feira, 7 de novembro, as inscrições para o concurso que irá selecionar 26 técnico-administrativos em educação (TAEs) para atuar nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Do total, são 15 oportunidades para o campus de Juiz de Fora e outras 11 para o campus avançado de Governador Valadares. Há oportunidades para níveis técnico e superior.

As inscrições devem ser feitas até as 19h do dia 23 de dezembro. A taxa é de R$50 para cargos de nível técnico e R$80 para os de superior. O concurso terá prova teórica para todos os cargos, realizada nos dia 19 de março. Os que terão provas práticas farão no dia 9 de abril, nas cidades para onde se destinam as vagas. A relação de candidatos aprovados na prova teórica e classificados para a prova prática será divulgada no dia 3 de abril. A validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período.

A remuneração básica para os cargos de nível D é de R$2.294,81, e de R$3.868,21 para nível E. Os valores podem ser ampliados conforme qualificação do servidor. Confira o edital completo (e retificações) por meio do link http://www.ufjf.br/copese/edital262016/.

Juiz de Fora

Nível D
Técnico de Laboratório (área: Análises Clínicas) – 2 vagas
Técnico de Laboratório (área: Biologia) – 1 vaga
Técnico de Laboratório (área: Física) – 3 vagas
Técnico de Laboratório (área: Química) – 1 vaga
Técnico de Tecnologia da Informação – 2 vagas
Tradutor e Intérprete de LIBRAS – 3 vagas
Técnico em Farmácia – 1 vaga

Nível E
Assistente Social – 2 vagas

Campus Governador Valadares
Nível D
Técnico de Laboratório (área: Análises Clínicas) – 5 vagas
Técnico de Laboratório (área: Química) – 1 vaga
Técnico em Alimentos e Laticínios – 1 vaga
Técnico em Equipamentos Médico-Odontológico – 1 vaga
Tradutor e Intérprete de LIBRAS – 2 vagas

Nível E
Assistente Social – 1 vaga

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cultura

Data: 08/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cultura/9980-serie-de-arlindo-daibert-sobre-obra-de-guimaraes-rosa-chega-ao-palacio-das-artes-em-bh

Série de Arlindo Daibert sobre obra de Guimarães Rosa chega ao Palácio das Artes em BH

No momento em que a primeira edição da obra de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas” completa 60 anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e o Governo de Minas Gerais, lançou na última sexta-feira, 4, a exposição “Arlindo Daibert – Imagens do Grande Sertão”, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, como um tributo ao legado de ambos.

A Galeria Mari’Stella Tristão abre suas portas para receber 20 xilogravuras pertencentes ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm-UFJF), 51 desenhos da coleção de Gilberto Chateaubriand e cinco matrizes do acervo de Eveline Daibert, irmã do artista juiz-forano. As obras foram reunidas pelo diretor do Museu, José Alberto Pinho Neves, curador da mostra.

HOMENAGEM

A exposição reverencia a literatura de Guimarães Rosa, ao mesmo tempo em que coloca uma nova luz sobre um dos principais trabalhos de Arlindo Daibert. O artista juiz-forano integrou o corpo docente da UFJF nas décadas de 1980 e 1990, elevando o ensino na área de gravura e revolucionando a criação plástica da cidade ao romper suas fronteiras com uma original interpretação plástica de “Grande Sertão: Veredas”.

Para Eveline Daibert, a exposição no Palácio das Artes é fundamental como resgate e divulgação da obra do irmão, falecido em 1993, e a seu ver ainda sem o devido reconhecimento. “Iniciativas como esta são mais que bem-vindas, pois o trabalho de Arlindo merece ser celebrado em grandes centros, inclusive no exterior”.

ENTRADA FRANCA

A exposição permanecerá em cartaz até 15 de janeiro de 2017. Com visitação gratuita, a mostra pode ser apreciada das 9h30 às 21h, de terças a sábados, e das 16h às 21h, aos domingos.

——

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 08/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/11/estudantes-ocupam-saguao-principal-do-if-sudeste-em-juiz-de-fora.html

Estudantes ocupam saguão principal do IF Sudeste em JF

Um grupo de estudantes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) em Juiz de Fora está ocupando o saguão principal da instituição desde essa segunda-feira (7). A informação foi confirmada pela direção do instituto, que ressaltou que as atividades não foram paralisadas e as aulas continuam.

O número de alunos não foi divulgado, nem a motivação da ocupação. O G1 tenta contato, por telefone, desde a manhã de terça-feira (8) com um representante do Grêmio Estudantil da universidade, mas as ligações não foram atendidas.

Ainda segundo a direção da unidade, os alunos estão na entrada do campus, em escala de rodízio. As aulas estão acontecendo normalmente e a instituição garante que está acompanhando a ocupação, para que não sejam registradas ocorrências envolvendo o patrimônio público.

UFJF e João XXIII
Outras duas instituições federais estão ocupadas na cidade. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), um grupo de estudantes se mantém na Reitoria desde o dia 26 de outubro. No mesmo dia, alunos do Colégio de Aplicação João XXIII também ocuparam o prédio da unidade. A ocupação havia sido suspensa durante o período de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas foi retomanda nessa segunda-feira. Ambos são contrários a reformas do governo federal que podem impactar na educação e resultar em cortes de verbas para as unidades.

——-

Veículo: G1

Editoria: Concurso e emprego

Data: 09/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/concursos-e-emprego/noticia/2016/11/ufjf-divulga-concurso-para-tecnico-administrativos-em-educacao.html

UFJF divulga concurso para técnicos administrativos em educação

Estão abertas as inscrições para o concurso que irá selecionar 26 técnico-administrativos em educação para atuar nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). São 15 oportunidades para o campus de Juiz de Fora e outras 11 para o campus avançado de Governador Valadares. 

As inscrições devem ser feitas até as 19h do dia 23 de dezembro. A taxa é de R$ 50 para cargos de nível técnico e R$ 80 para os de superior. O concurso terá prova teórica para todos os cargos, realizada no dia 19 de março de 2017. Os que terão provas práticas farão no dia 9 de abril, nas cidades para onde se destinam as vagas. A relação de candidatos aprovados na prova teórica e classificados para a prova prática será divulgada no dia 3 de abril. A validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período.

A remuneração básica para os cargos de nível D é de R$ 2.294,81, e de R$ 3.868,21 para nível E. Os valores podem ser ampliados conforme qualificação do servidor. Confira o edital completo (e retificações) na página do processo seletivo.

Juiz de Fora
Nível D
Técnico de Laboratório (área: Análises Clínicas) – 2 vagas
Técnico de Laboratório (área: Biologia) – 1 vaga
Técnico de Laboratório (área: Física) – 3 vagas
Técnico de Laboratório (área: Química) – 1 vaga
Técnico de Tecnologia da Informação – 2 vagas
Tradutor e Intérprete de LIBRAS – 3 vagas
Técnico em Farmácia – 1 vaga

Nível E
Assistente Social – 2 vagas

Campus Governador Valadares
Nível D
Técnico de Laboratório (área: Análises Clínicas) – 5 vagas
Técnico de Laboratório (área: Química) – 1 vaga
Técnico em Alimentos e Laticínios – 1 vaga
Técnico em Equipamentos Médico-Odontológico – 1 vaga
Tradutor e Intérprete de LIBRAS – 2 vagas

Nível E
Assistente Social – 1 vaga 

——

Veículo: G1

Editoria: Notícia

Data: 09/11/2016

Link: http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2016/11/estudantes-ocupam-escola-estadual-em-governador-valadares.html

Estudantes ocupam escola estadual em GV

Cerca de 90 estudantes ocuparam a quadra da Escola Estadual Nelson de Sena, em Governador Valadares (MG), nesta quarta-feira (09). Eles protestam contra a tramitação daPEC 55no Senado, que prevê o congelamento do orçamento da União pelo período de 20 anos. Esta é a segunda escola ocupada na cidade.

O aluno do 9º ano Victor Mendonça conta que foram realizadas diversas reuniões entre os alunos para decidir em favor da ocupação. Também a diretoria da escola foi consultada, sendo feito acordo para que não fossem interrompidas as aulas.

“Foi uma conversa tranquila, nada agressiva, ao contrário do que a gente esperava. Íamos ocupar na semana passada, mas fizemos acordo para esperar passar o Enem e uma outra prova que foi aplicada na escola no início dessa semana.  Passamos uma lista e 87 alunos decidiram participar da ocupação, mas o número pode crescer a partir de agora. Nossos pais estão nos apoiando e hoje pudemos sentir que nossos colegas que não estão participando também  nos apoiam, poucos discordam”, afirmou Victor.

Ainda de acordo com o estudante, professores da escola têm manifestado apoio ao movimento. Pela manhã, uma das educadoras fez uma palestra sobre o que é a PEC 55 e os efeitos que trará para a sociedade.

“Além dos nossos professores, também recebemos apoio de professores e estudantes do curso de Direito da UFJF. Eles estiveram aqui conosco mais cedo e afirmaram que vão nos ajudar em qualquer assunto relacionado à área judicial”, concluiu o estudante.

PEC 55
Após ser aprovada pela Câmara dos a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 recebeu nova numeração e passou a tramitar no Senado, sob a numeração de PEC 55.

A proposta prevê que, nos próximos 20 anos, os gastos da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior.

A partir do décimo ano, porém, o presidente da República poderá propor ao Congresso uma nova base de cálculo. Em caso de descumprimento, a PEC estabelece uma série de vedações, como a proibição de realizar concursos públicos ou conceder aumento para qualquer membro ou servidor do órgão.

—–

Veículo: Diário Regional

Editoria: Concurso

Data: 09/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/concurso/10026-inscricoes-abertas-para-mestrado-profissional-em-saude-da-familia

Inscrições abertas para mestrado profissional em saúde da família

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude). Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o curso é oferecido pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina, com a participação de docentes de diferentes departamentos e unidades acadêmicas da Instituição. Semipresencial e com oferta nacional, o mestrado é realizado na modalidade de ensino a distância, com previsão de oito encontros presenciais.

INSCRIÇÕES
A inscrição no processo seletivo pode ser realizada até o dia 25 de novembro, sexta-feira. Os detalhes sobre o processo estão disponíveis online, no site do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, pelo endereço http://www.ufjf.br/pgsaudecoletiva/, assim como o edital e o formulário de inscrição.

SOBRE O CURSO
Apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e por instituições de ensino e pesquisa atuantes no Brasil, o curso de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

O Profsaude tem como objetivos formar profissionais aptos a atuar como preceptores para graduação e residência médica em Saúde da Família, com o intuito de contribuir para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família nas diversas regiões do país e estabelecer uma relação integradora entre o serviço de saúde, os trabalhadores, os estudantes na área de saúde e os usuários.

——

Veículo: Diário Regional

Editoria: Cidade

Data: 09/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/cidade/10032-olhar-sobre-a-diabetes-conscientiza-sobre-os-riscos-da-doenca

Olhar sobre a Diabetes conscientiza sobre os riscos da doença

A Campanha “Olhar para o Diabetes”, criada para orientar sobre os riscos que o diabetes, a obesidade e o sedentarismo causam, oferece nessa quinta-feira, 10, orientações, exames e atividades físicas das 9h às 16h, na Praça da Estação.
“E importante a realização de um evento como esse, pois somente o diabetes é responsável por 72 mil mortes por ano no Brasil. Ela é uma doença que compromete o coração, os rins, a visão, enfim, o corpo inteiro. O diabetes gera muito prejuízo para a sociedade com um todo. Combater sedentarismo, obesidade e diabetes é importante para termos uma boa saúde”, explica a Endocrinologista Célia Novaes.

Durante o evento, serão realizadas inúmeras atividades voltadas tanto para os adultos quanto para as crianças. Entre os serviços estão a detecção, aferição da pressão, informações sobre saúde bucal e dietas, orientação sobre aplicação de insulina, primeiros socorros, acidentes domésticos. Outras intervenções lúdicas são preparadas para as crianças.

A endocrinologista reforça a importância do acompanhamento médico rotineiro para as pessoas portadoras de diabetes. “Esse cuidado é fundamental para que ela não sofra maiores desdobramentos no futuro”, pontua.

A ação é realizada em uma parceria entre a União da Associação dos Diabéticos; a Polícia Militar (PM); Corpo de Bombeiros, o Serviço de Endocrinologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); a Liga de Estudantes Endocrinologia da UFJF; a Companhia Energética de Minas Gerais; o Serviço de Endocrinologia do SUS e do Deputado Antônio Jorge.

Dispositivo

O Deputado Antônio Jorge juntamente com a equipe dele desenvolveu um dispositivo que mede a hiperglicemia, apresentada por pessoas que possuem a doença. O modo de funcionamento do aparelho e pelo contato com a mão do paciente. Se a hiperglicemia medida por ele apresentar alteração, a pessoa é contatada e terá o atendimento médico marcado o mais breve possível.

—–

Veículo: Diário Regional

Editoria: Concurso

Data: 09/11/2016

Link: http://diarioregionaljf.com.br/concurso/10044-ufjf-abre-inscricoes-para-selecao-de-tecnicos-administrativos-em-educacao

UFJF abre inscrições para seleção de TAEs

Já estão abertas desde a última segunda-feira, 7 de novembro, as inscrições para o concurso que irá selecionar 26 técnico-administrativos em educação (TAEs) para atuar nos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora. Do total, são 15 oportunidades para o campus de Juiz de Fora e outras 11 para o campus avançado de Governador Valadares. Há oportunidades para níveis técnico e superior (confira quadro abaixo ou editais)

As inscrições devem ser feitas até as 19h do dia 23 de dezembro. A taxa é de R$ 50 para cargos de nível técnico e R$ 80 para os de superior. O concurso terá prova teórica para todos os cargos, realizada nos dia 19 de março. Os que terão provas práticas farão no dia 9 de abril, nas cidades para onde se destinam as vagas. A relação de candidatos aprovados na prova teórica e classificados para a prova prática será divulgada no dia 3 de abril. A validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período.

A remuneração básica para os cargos de nível D é de R$ 2.294,81, e de R$ 3.868,21 para nível E. Os valores podem ser ampliados conforme qualificação do servidor. Confira o edital completo (e retificações) na página do processo seletivo.

Juiz de Fora

Nível D
Técnico de Laboratório (área: Análises Clínicas) – 2 vagas
Técnico de Laboratório (área: Biologia) – 1 vaga
Técnico de Laboratório (área: Física) – 3 vagas
Técnico de Laboratório (área: Química) – 1 vaga
Técnico de Tecnologia da Informação – 2 vagas
Tradutor e Intérprete de LIBRAS – 3 vagas
Técnico em Farmácia – 1 vaga

Nível E
Assistente Social – 2 vagas

Campus Governador Valadares

Nível D
Técnico de Laboratório (área: Análises Clínicas) – 5 vagas
Técnico de Laboratório (área: Química) – 1 vaga
Técnico em Alimentos e Laticínios – 1 vaga
Técnico em Equipamentos Médico-Odontológico – 1 vaga
Tradutor e Intérprete de LIBRAS – 2 vagas

Nível E
Assistente Social – 1 vaga

—–

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Concurso

Data: 09/11/2016

Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-abre-inscricoes-para-taes/

UFJF abre inscrições para TAEs

Estão abertas as inscrições para o concurso que oferece 26 vagas para TAEs da UFJF. Do total, são 15 oportunidades para o campus de Juiz de Fora e outras 11 para o campus avançado de Governador Valadares. Há oportunidades para candidatos com nível técnico e superior. Os salários iniciais são R$ 2 294,81 e R$ 3 868, 21, respectivamente, podendo ser ampliados de acordo com a qualificação do servidor.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ufjf.br até o dia 23 de dezembro. As taxas custam R$50 e R$80, conforme o cargo pretendido. A prova teórica está agendada para o dia 19 de março de 2017. As avaliações práticas estão previstas para o dia 9 de abril. A validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período.