fsfsfs

Temas giram em torno da relação professor-aluno, dos laços sociais e da prática clínica (Foto: Twin Alvarenga)

Buscando a interação da psicanálise com a educação e o rompimento  do tradicional pensamento  da psicanálise, o grupo de pesquisa Psicanálise, Linguagem e Educação (Psile) realiza nos dias 26 e 27 de outubro, na Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o 1° Simpósio Psicanálise, Educação e Laço Social.

A programação conta palestras e apresentação dos grupos de trabalho com as temáticas: A transferência e a relação professor-aluno; Instituição, laço social, e prática clínica; Psicanálise e Educação – Relato de uma experiência, e Violência e agressividade na escola.

Podem participar do evento profissionais e estudantes de psicologia e educação, além dos que se interessam por essas áreas. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário, a ser entregue na Faculdade de Educação da UFJF, nos horários de 9h às 11h, 14h às 17h ou 18h às 20h. Caso os interessados não possam realizar a inscrição presencial, devem entrar em contato através dos números disponibilizados para regularização de sua situação. Para estudantes, a inscrição tem o valor de R$ 45 e para profissionais do setor R$ 60. Será concedido certificado aos participantes.

Para uma das organizadoras do evento, a doutoranda em Educação, Rita Almeida, a psicanálise trabalha a partir da questão do laço social, o que explica a interação entre psicologia e educação. “Pensamos que podemos usar da psicanálise para trabalhar os temas relacionados à educação. Tradicionalmente, supomos que a psicanálise seja importante no  consultório particular, o que é uma visão restrita. Discutir a psicanálise com a educação é pensar numa forma ampliada, que possa também auxiliar na discussão e nas questões referentes ao campo educativo, não só no sentido tradicional, mas na relação com as pessoas nas instituições, nas relações de violência, bulling, em tudo que é chamado laço social, considerando todas estas dificuldades que a gente têm no campo da relação.”

Grupo Psile
O Grupo de Pesquisa Psile – Psicanálise, Linguagem e Educação, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFJF e é organizado por professores universitários e da rede de ensino de Juiz de Fora, visando a constituição de um espaço e um tempo para discutir ideias, conversar e trazer ideais sobre as condições da educação na contemporaneidade.

Outras informações:
1ª Simpósio Psicanálise, Educação e Laço social