fsfs

Marlon Santos, gerente da Indústria Química, abriu as atividades, que reúnem todas as áreas das ciências exatas (Foto: Alexandre Dornelas)

A palestra “O cientista na indústria: pesquisa e desenvolvimento de resinas poliméricas e suas aplicações”, ministrada pelo doutor em Química e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Indústria Química BASF, Marlon dos Santos, abriu, nesta segunda, 17, as atividades da Semana do ICE (Instituto de Ciências Exatas) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Santos levou aos participantes uma visão entre a química usada na indústria e na academia, fazendo comparativos e abordando aplicações práticas de projetos no mundo industrial. Para ele, os processos são distintos, mas importantes. “Os processos são muito distintos sobre o que é pesquisa e desenvolvimento na indústria e na academia, mas são complementares. A pesquisa de base é importante e ela fomenta muito de química aplicada na indústria”.

A palestra faz parte da 19ª edição da Semana da Química, uma das que compõem a Semana do ICE. A Semana de Química busca difundir para os estudantes do ensinos médio e superior e para profissionais da instituição e de áreas afins assuntos relacionados às diversas subáreas da química e suas aplicabilidades. Durante os três dias, vão acontecer palestras voltadas para diversas áreas, como nanopartículas, cosméticos, química forense, minerais, água e energia, além de minicursos para os participantes.

A coordenadora da Semana de Química, Bárbara Almeida, destacou a importância da participação dos estudantes no evento. “É um momento muito esperado pelos alunos, porque é a oportunidade que eles têm de ter contato com assuntos que vão além da sala de aula, e também propicia a eles conhecerem caminhos para seguir durante a graduação”.

As atividades acontecem até o dia 19 de outubro. Confira a programação completa do evento.

Além da Química, a Semana do ICE também é integrada por eventos dos cursos de Computação, Estatística, Matemática e Física. Organizador da Semana da Computação, André Luiz de Oliveira, ressalta que a Semana é uma oportunidade de desenvolver parcerias entre os cursos. “O evento é importante para a divulgação e interação entre as áreas de Exatas, apesar de serem correlatas elas não trabalham em conjunto durante o ano; então é a oportunidade de vislumbrar potenciais parcerias de pesquisas multidisciplinares, além de ser uma ótima oportunidade para ter um intercâmbio entre pesquisadores e alunos de graduação e pós graduação”.

Mais detalhes

Outras informações:
(32) 2102-3302 (ICE)

Instituto de Ciências Exatas

Departamento de Ciência da Computação

Departamento de Estatística

Departamento de Física

Departamento de Matemática

Departamento de Química