fsfs

Programação prevê palestras, mini-cursos, oficinas, visitas-técnicas e atividades que mostram a interdisciplinaridade entre áreas das Ciências Exatas (Foto: Alexandre Dornelas)

A fim de expor as diversas possibilidades nas pesquisas acadêmicas e mostrar que estas não se resumem apenas ao meio acadêmico, a Semana do ICE (Instituto de Ciências Exatas), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), abordará estes temas em sua abertura. O evento acontece de 17 a 19 de outubro, reunindo, simultaneamente, as programações que envolvem as semanas temáticas dos cursos de Computação, Estatística, Física, Matemática e Química.

O doutor em Química e gerente de pesquisa e desenvolvimento da Indústria Química BASF, Marlon dos Santos, é o convidado para ministrar a palestra de abertura da Semana, nesta segunda, 17, às 10h, no Anfiteatro do ICE, e abordará o tema “O cientista na indústria: pesquisa e desenvolvimento de resinas poliméricas e suas aplicações”.

Segundo a coordenadora da Semana de Química, Bárbara Almeida, os alunos poderão ter acesso ao conhecimento de um pesquisador que saiu do meio acadêmico e atualmente trabalha em uma indústria, mostrando os desafios e suas conquistas. “É importante ressaltar que a palestra serve para mostrar que a pesquisa não se fecha apenas ao meio acadêmico”, afirma. Outros alunos também podem participar deste evento, mostrando uma interdisciplinaridade na discussão dos temas.

Semana da Computação
A Semana da Computação oferece, este ano, 20 palestras, dois minicursos e uma mesa-redonda, discutindo a computação nos dias atuais. As palestras buscam trazer temas ligados ao desenvolvimento computacional, abordando assuntos sobre software, proveniência de dados e desafios na profissão. Os minicursos contam também com assuntos variados, entre eles, uma introdução aos conceitos básicos das aplicações para o sistema Android em smartphones.

Além dessas atividades, o evento se estende até sexta, 21, com a maratona de programação, feira de recrutamento e visita técnica à empresa Mercedez-Benz. A programação completa pode ser conferida aqui.

Semana da Estatística
A Semana da Estatística traz palestras abordando temas como a introdução do planejamento de experimentos e modelos de decisão em economia da saúde. Haverá também três minicursos, a fim de discutir assuntos referentes ao software estatístico R, desde a introdução, e sua aplicabilidade.

Para o professor e coordenador da Semana da Estatística, Augusto de Souza, o evento tem por objetivo reunir assuntos para a formação dos estudantes e diversos profissionais da área. “As atividades desenvolvidas tem por objetivo mostrar uma interdisciplinaridade entre a Estatística e outros cursos, buscando temas que mostram maior relação, como também a melhoria da formação dos estudantes”, afirma.

A programação completa pode ser conferida no aqui.

Semana da Matemática
A VI Semana da Matemática traz temas atuais da pesquisa em matemática pura e aplicada, assim como desafios e soluções da prática do ensino. Professores e pesquisadores de várias partes do país foram convidados para ministrar palestras e minicursos nas áreas de sistemas dinâmicos, análise, matemática financeira e ensino.

Também será debatida em uma mesa redonda com professores da rede pública a proposta “Escola sem Partido”. Haverá, ainda, exibição de filmes, na “Sessão Cinemática”, com assuntos que relacionam o cinema  e a matemática. Confira a programação.

Semana da Química
Em sua 19ª edição, a Semana da Química busca difundir para os estudantes do ensinos médio e superior e para profissionais da instituição e de áreas afins assuntos relacionados às diversas subáreas da química e suas aplicabilidades. Buscando uma diversidade de temas, o evento reúne atividades pensadas para a formação acadêmica e profissional dos participantes, como interdisciplinaridade, educação inclusiva e história da ciência.

Nanopartículas, cosméticos, química forense, minerais, água e energia também são assuntos esperados nas temáticas durante a programação. Além disso, serão organizadas atividades intituladas “Show da Química”, voltadas para alunos da Educação Básica. Veja a programação através do evento do Facebook.

Semana da Física
Neste ano, o Departamento de Física, não realiza a sua semana com palestras e workshops, por estar responsável pela organização da XVII Feira de Ciências da UFJF, que acontece na próxima terça-feira, 18 de outubro, a partir das 11h.

O evento, por sua vez, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFJF, e traz palestra sobre igualdade de gênero e representatividade feminina nas ciências exatas. A Feira conta com um total de 414 inscrições, provenientes de 17 colégios de Juiz de Fora e região, e irá conferir certificados de participação ao final do evento. Além da própria Feira e da palestra, haverá premiações dos projetos apresentados pelos alunos e exposição de experimentos de física. Saiba mais sobre o evento.

Outras informações:
(32) 2102-3302 (ICE)