29995775216_359fcb6dfe_z

Nathália Caroline Dias analisou como as distintas visões de mundo se relacionam com a construção ideológica da cachaça como identidade e patrimônio cultural (foto: Géssica Leine/UFJF)

Os significados e sentidos da produção da cachaça na cidade de Paraty (RJ) foram tema da dissertação da mestranda Nathália Caroline Dias, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Intitulada “Uma dose de “Paraty”: estudo de caso sobre a reinvenção dos significados da cachaça”, a pesquisa tem como objetivo apreender e interpretar os distintos significados sobre a cachaça presentes nos discursos e representações sociais de diferentes sujeitos em Paraty. O estudo também busca analisar como essas distintas visões de mundo se relacionam com a construção ideológica da cachaça como identidade e patrimônio cultural local.

“As pesquisas em torno da cachaça são escassas. Há algumas com perspectivas históricas, mas sob a ótica das ciências sociais, existem poucas. Descobri, com as minhas pesquisas, que por trás das cachaças de Paraty, além das histórias, há muitos discursos de tradição, afirmando que a bebida é produzida desde o século XVII e que ‘Paraty’ já foi sinônimo de cachaça. Até brinquei com isso no título da dissertação”, justifica a pesquisadora.

Para o professor orientador da dissertação, Euler David de Siqueira, “a pertinência do trabalho é trazer uma série de esclarecimentos a respeito da produção de sentidos e significados atribuídos à cachaça na cidade. Isso é importante, porque nos ajuda a esclarecer o processo de construção social em torno desses significados, ao mesmo tempo que joga luz a respeito de como a cachaça é pensada em cidades históricas, como Paraty, uma cidade-monumento, tombada como patrimônio histórico”, argumenta.

Além de Euler, participaram da banca examinadora as professoras Marcella Beraldo de Oliveira (UFJF) e Elis Regina Barbosa Angelo (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ) – esta última como convidada.

Nathália Caroline Dias (mestranda):
nathalia.cdias@hotmail.com

Euler David de Siqueira (orientador):
euleroiler@gmail.com

Outras informações: (32) 2102-3113 – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFJF