Belo Horizonte sediou, na última semana, o 24º Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que teve como tema o aproveitamento e a conservação das plantas medicinais brasileiras. Durante o evento, foi lançado o livro “Farmacognosia do Produto Natural ao Medicamento”, elaborado com participação da professora Karen Luise Lang, do Departamento de Farmácia do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Governador Valadares (UFJF-GV).

Segundo Karen, a obra traz um estudo dos produtos naturais, em especial de origens vegetal e animal, que têm sido reconhecidos como matérias-primas sustentáveis e renováveis para a obtenção de substâncias utilizadas na fabricação de medicamentos. Além disso, o livro representa uma “fonte de consulta qualificada sobre produtos naturais, sua constituição química e suas propriedades farmacológicas”.

O lançamento divulga uma remodelagem feita 17 anos após o lançamento do best-seller da área de Ciências Farmacêuticas, “Farmacognosia da planta ao medicamento”. Os autores principais são Cláudia Maria Oliveira Simões, Eloir Paulo Schenkel, João Carlos Palazzo de Mello, Lilian Auler Mentz e Pedro Ros Petrovick.