Três alunos e um funcionário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concorrem a premiações no maior evento de jogos e entretenimento digital do país, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) 2026. Os quatro são finalistas em dois festivais dentro do congresso.

No Festival de Artes, Bianca Teles, aluna do Bacharelado em Artes Visuais, concorre nas categorias Concept Art e Fanart com as ilustrações “My Spy Heist” e “Perseguição Teatral”. A primeira ilustração é parte de um jogo em que ela  mesma desenvolveu os cenários e objetos. Já “Perseguição Teatral”, foi inspirada em Carnival Hunt, um jogo de sobrevivência multiplayer, que une temáticas como Steampunk e circo. “Achei muito divertido mergulhar na história do jogo dessa forma e tive mais vontade de criar”, diz. 

Na categoria InGame Screenshot, do mesmo festival, Luiz Carlos de Carvalho, auxiliar de laboratório terceirizado e egresso do curso de Design, e Lucas Knopp, aluno do curso de Ciências da Computação, concorrem com a ilustração “Seleção de Alvo”. 

O auxiliar de laboratório conta que a professora Letícia Perani, do Instituto de Artes e Design (IAD), foi quem apresentou o evento e ofereceu suporte no processo. Segundo ele, o reconhecimento que o festival proporciona funciona como combustível para produzirem ainda mais. “A ideia é participar de mais eventos como esse nos próximos anos.”. 

O aluno do Bacharelado em Artes Visuais é outro representante da UFJF no Festival de Jogos Analógicos como finalista com o jogo de tabuleiro “Mala Perdida”, desenvolvido durante a disciplina “Oficina de Jogos Analógicos” do IAD. 

Participação em festivais

A UFJF participa dos festivais do SBGames desde 2017. Alunos de diversos cursos do IAD já tiveram mais de 50 ilustrações escolhidas para a seleção oficial do evento, conquistando dois prêmios de Primeiro Lugar e dois prêmios de Terceiro Lugar em 2019, além de uma Menção Honrosa em 2017.

Para a professora Letícia Perani, os programas institucionais oferecidos pela UFJF, como o Pibiart, incentivam a pesquisa na área de jogos. Ela ainda reforça a importância da participação dos discentes em eventos como o SBGames 2026 e entende que o reconhecimento de seus trabalhos motiva os alunos a continuarem se aprimorando, além de trazer visibilidade para a produção acadêmica. 

O resultado final do Festival de Artes sai no dia 8 de setembro, e o resultado do SBoardGames durante o próprio evento, que será realizado em Goiânia, entre 29 de setembro a 2 de outubro de 2026.

Outras informações:

Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames)