O prazo para inscrições no Pism está aberto e os interessados já estão se mobilizando para garantir a oportunidade de ingressar na UFJF. No entanto, muitos ainda têm dúvidas em relação a alguns pontos do processo seletivo. Para sanar esses questionamentos, o Portal da UFJF selecionou as perguntas mais frequentes que chegam por meio das nossas redes sociais. Confira os principais questionamentos! Tem mais dúvidas? Confira nosso Facebook e envie sua pergunta!
1) Quantas vagas o Pism oferece?
Atualmente, 30% das vagas oferecidas pela instituição são direcionadas ao processo seriado, sendo oferecidas, ao todo, 1.439 vagas. São 1.189 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250, em dez opções de graduação em Governador Valadares. Os outros 70% das vagas são destinados ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada, do MEC).
2) Quando devo me inscrever?
As inscrições do Pism estão abertas desde o dia 8 de setembro e encerram-se às 15h do dia 7 de novembro. Mas pedidos de isenção devem ser solicitados até o dia 30 de setembro (veja pergunta mais abaixo).
3) Qual o valor da taxa? É a mesma para todos os módulos?
O valor da taxa de inscrição é de R$ 110, sendo a mesma para todos os módulos, podendo o candidato pedir isenção da taxa.
4) Como faço para pedir a isenção?
Para solicitar a isenção, o candidato deve acessar o site da Copese e, ao preencher o formulário de inscrição até o dia 30 de setembro, solicitar a isenção. Podem requerer a isenção alunos de escola pública que apresentarem nível de escolaridade compatível com o módulo do Pism para o qual deseja se inscrever. Alunos que tiverem cursado todo o Ensino Médio em escola particular com bolsa integral ou possuírem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisam pagar a taxa de inscrição. Orientações para estes casos estão previstas no edital.
5) No formulário pede a autodeclaração que sou de escola pública ou bolsista integral de escola particular. Mesmo assim preciso enviar documentos comprovando?
Sim! A comprovação de que cursou ou esteja cursando todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública ou, alternativamente, de que seja bolsista da rede privada com bolsa integral se dá, respectivamente, mediante a apresentação de declaração simples da escola de que estuda ou por meio de declaração original de concessão de bolsa integral por parte da escola da rede privada. Esses documentos devem ter nome completo da instituição, número de inscrição no CNPJ/MF, carimbo e assinatura do funcionário responsável pela emissão do documento.
6) Onde eu entrego a documentação para conseguir isenção?
Os documentos de comprovação para os alunos que se encaixam nesses casos devem ser entregues pessoalmente pelo candidato ou por meio de procuração na Central de Atendimento da UFJF, no prédio da Reitoria no Campus da UFJF em Juiz de Fora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. Há ainda a possibilidade de enviar os documentos pelos Correios, em um envelope com data de postagem até o dia 30 de setembro, que esteja escrito “Assunto: Pism – Declaração de escola pública” ou “Assunto: Pism – Declaração de bolsa integral”, para o endereço: Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese, Avenida Presidente Costa e Silva, 1.520 – 2º andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000.
7) Quando fico sabendo se a isenção foi concedida?
A partir das 15h do dia 7 de outubro, o candidato poderá conferir o resultado do pedido, no mesmo site em que realizou a inscrição. No caso das solicitações indeferidas, os alunos devem gerar o boleto da taxa de inscrição no próprio site e pagá-lo até as 20h do dia 7 de novembro, para que a inscrição seja efetivada. O candidato que tiver a solicitação de isenção deferida precisa apenas emitir o comprovante definitivo de inscrição, a partir das 15h do dia 5 de dezembro.
8) Mesmo se eu entregar a documentação para isenção presencialmente eu preciso fazer a inscrição on-line?
Sim. A documentação para isenção deve ser entregue pessoalmente ou pelo correio, no entanto, o candidato precisa ter realizado a inscrição on-line, já que o resultado do pedido será divulgado no mesmo site do cadastramento.
9) Já me inscrevi, mas com a greve dos bancos como faço para pagar a taxa?
Correntistas do Banco do Brasil podem efetuar o pagamento por caixas eletrônicos ou internet banking. Também existem correspondentes bancários que aceitam pagamentos do Banco do Brasil. Outra opção é procurar alguém que possua conta no BB. Lembramos que o prazo para pagamento se encerra no dia 7 de novembro.
10) Nesta edição não tem mais prova de habilidade específica para Arquitetura e Urbanismo?
Não, a exigência da prova de habilidade específica para este curso caiu a partir desta edição. Mas o mesmo não acontece nos cursos de música, nos quais a prova continua. Veja mais na pergunta abaixo.
11) E a prova de habilidade específica para os cursos de música?
Para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música, o candidato precisa realizar a prova de habilidade específica, como consta no edital. É necessário indicar a modalidade que deseja cursar no cadastro da inscrição, estando tal escolha vinculada à prova de habilidade específica.
As provas para ambos os cursos são realizadas em duas etapas: a primeira é a prova de Teoria e Percepção Musical, que será aplicada no dia 20 de novembro, e a segunda é a prova de Prática Musical, que será realizada nos dias 22 e 23 do mesmo mês.
Informações sobre o conteúdo cobrado nas provas de habilidade específica estão descritas no edital.
12) Se eu não passar na habilidade específica para determinado instrumento há outra opção?
Os candidatos ao curso de Bacharelado em Música têm o direito a indicar, no ato de inscrição, uma segunda opção de curso, sendo Licenciatura em Música uma das possibilidades. O candidato pode valer-se da segunda opção se considerado “não apto” na prova de Prática Musical ou não tiver comparecido a essa prova.
Atenção: caso o candidato de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção a Licenciatura em Música, será acrescentada uma peça ao repertório da prova de Prática Musical, como consta no edital.
13) O que são bacharelados interdisciplinares?
A UFJF possui três opções de Bacharelados Interdisciplinares (BIs): Artes e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas.
Os BIs constituem uma alternativa e renovação da arquitetura curricular das universidades brasileiras. O aluno passa por um primeiro ciclo, com duração de dois anos e meio a três anos, de formação abrangente e formado por disciplinas de diversas áreas, tendo a liberdade para montar a sua própria grade curricular. O objetivo deste ciclo é fornecer ao aluno uma base interdisciplinar e maturidade na escolha do curso profissional.
Ao final do primeiro ciclo, o estudante recebe o título de bacharel e pode encerrar a sua formação ou prosseguir para o segundo ciclo, conquistando, dentro de quatro ou cinco anos, um diploma profissionalizante da área escolhida.
E se eu quiser um curso que está no segundo ciclo? Como faço para cursá-lo?
Para ingressar em um dos cursos do segundo ciclo de um dos três bacharelados interdisciplinares, o estudante precisa, obrigatoriamente, ter cumprido os requisitos obrigatórios de formação do primeiro ciclo.
14) Zerei uma prova no Pism I. Já estou fora do processo?
Não, os alunos que dos módulos I e II não serão excluídos do processos caso obtenham nota zero em qualquer prova.
15) Se eu zerar a prova no Pism III estou fora?
No módulo III, o candidato ou candidata pode zerar conteúdos na prova objetiva, não podendo zerar somente a prova como um todo, ou seja, basta que ele faça pelo menos 1 ponto.
16) Os pesos são os mesmos para os três módulos do Pism?
Não, para o resultado final, os módulos têm pesos diferentes – o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. Além disso, o Pism I e o Pism II somam no máximo 120 pontos, enquanto o Pism III soma 140 pontos. Assim, o candidato poderia, no máximo, fazer 120 x 2 + 120 x 3 + 140 x 5 = 1300 pontos.
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