29362639654_580c04eae0_z

Segundo Julia Luiza Bento Pereira, a proposta foi a de analisar as relações entre escrita de si, migração e prostituição (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

A mestranda Julia Luiza Bento Pereira defendeu, na tarde desta quarta-feira, 28, a dissertação “Mariana Brasil: um manuscrito autobiográfico entre fronteiras”. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários e aborda a análise das relações entre escrita autobiográfica, migração e prostituição presentes na obra “O Manuscrito de Sônia”, da escritora brasileira residente no exterior Mariana Brasil.

De acordo com a pesquisadora, o interesse pelo tema surgiu por já possuir, desde a graduação, maior afinidade com os estudos autobiográficos. Essa disposição para a pesquisa foi somada ao trabalho de sua orientadora, Silvina Liliana Carrizo, que estuda a literatura migrante. Foram analisadas as relações da obra da escritora com o livro “Onze Minutos” de Paulo Coelho.

“Além de trazer eixos preponderantes dentro do campo literário, a pesquisa trata também do fundo social em cima do tema, colocando-o em debate, ainda mais pelo fato de que tais estudos sobre a literatura autobiográfica e a prostituição são pouco discutidos”, ressalta a mestranda.

Para a orientadora, a pesquisa possui grande contribuição na área literária: “analisando o livro de Mariana Brasil, buscamos compreender a articulação dessas relações – autobiografia, migração e estudo de gênero – como parte de um projeto que encontrou na experiência do deslocamento e da busca da identidade sua razão de ser, sendo importante, ainda, criar maiores discussões sobre a temática”, destaca a professora Silvina.

A banca examinadora foi composta também pelas professoras Márcia de Almeida (UFJF) e Mariângela de Araújo (UFSJ).

Contato

Julia Luiza Bento Pereira (mestranda)
julialuizabento@gmail.com

Silvina Liliana Carrizo (orientadora)
silvinalit@gmail.com

Outras informações: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários – 2102-3118