Orquestra Sinfônica UFRJ fará apresentação no domingo (Divulgação)

Com entrada franca mediante convites, o Cine-Theatro Central reserva para os próximos dias 14 e 16 de agosto dois espetáculos especiais dentro das “Ressonâncias do 37º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga”, ambos sob a regência de Victor Cassemiro. O concerto “Trilhas Sonoras” recebe nova edição na sexta-feira, às 19h30, com a Orquestra Sinfônica Pró-Música; e a Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta no domingo, às 16 horas, com o Coro Acadêmico da UFJF, o Coro de Câmara Henrique Alves de Mesquita e o Coro Sacra Vox.

Cassemiro destaca que, ao longo dos últimos anos, o Trilhas Sonoras se consolidou como uma das séries de maior sucesso da Orquestra Sinfônica Pró-Música, reunindo não apenas apreciadores da música de concerto, mas também fãs de cinema. O formato do espetáculo atrai novos públicos para o universo sinfônico ao apresentar obras que fazem parte da vida das pessoas, porém com uma roupagem orquestral. Neste ano, o concerto integra as comemorações dos 30 anos da Orquestra Sinfônica Pró-Música.

Coro Sacra Vox (Foto: Divulgação)

A formação de plateias e a democratização do acesso à música de concerto também norteiam o programa executado pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, que traz a “Missa São Francisco de Paula”, criada em 1867 pelo compósito brasileiro Henrique Alves de Mesquita para a festa do padroeiro da Venerável Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. Neste espetáculo, junto aos coros, se apresentam especialmente a soprano Lígia Ishitani, o tenor Luiz Eduardo e o barítono Iago Cirino.

Espetáculo noturno

Para esta edição comemorativa, a Orquestra Sinfônica Pró-Música preparou um repertório diversificado, reunindo trilhas que atravessam épocas e estilos. Assim como em anos anteriores, a maior parte das obras não será divulgada antecipadamente. A proposta é preservar a surpresa e proporcionar ao público a emoção de reconhecer cada tema no momento em que os primeiros acordes são tocados.

Segundo o maestro Victor Cassemiro, a identificação imediata do público com as obras é um dos grandes diferenciais do concerto. “As trilhas sonoras possuem uma capacidade extraordinária de despertar lembranças e emoções. Muitas vezes, bastam poucos compassos para que uma pessoa seja transportada para um filme, um personagem ou um momento marcante em sua vida.”

Criada em 1996, a Orquestra Sinfônica Pró-Música é vinculada à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora e desempenha importante papel na formação de músicos e na democratização do acesso à música de concerto. Ao completar três décadas de atividades, a orquestra celebra uma trajetória marcada pela inovação de seus projetos e pela aproximação constante com a comunidade.

Espetáculo vespertino

A Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal de Juiz de Fora promovem o encontro de seus corpos artísticos para que a Missa São Francisco de Paula, de Henrique Alves de Mesquita, volte a soar da forma como foi composta. Com estreia em 5 de maio de 1867, em cerimônia solene na Igreja de São Francisco de Paula, no centro do Rio de Janeiro, a Missa teve a regência do compositor, merecendo aplausos da crítica.

Coro Acadêmico da UFJF (Foto: divulgação)

Na coluna Folhetim, da edição de 12 de maio de 1867 do Correio Mercantil, o advogado, escritor e teatrólogo França Júnior, sob o pseudônimo de Osíris, considerou a obra uma peça digna de mestre, sendo a melhor entre as compostas por Mesquita. No mesmo dia, no periódico Semana Ilustrada, seria a vez de Machado de Assis, sob pseudônimo de Dr. Semana, afirmar que a missa era uma obra de inspiração e de estudo e mais um florão para coroar o compositor. Não deixou de identificar na obra “ressaibos de música profana”, mas elogiou os solistas ao dizer que “foram excelentes as vozes que cantaram a missa”.

Coro de Câmara Henrique Alves de Mesquita (Foto: divulgação)

A centenária Orquestra Sinfônica da UFRJ foi criada oficialmente em 1924, como Orquestra do Instituto Nacional de Música, durante a gestão do professor Alfredo Fertin de Vasconcelos. Em 2005, adotou o nome de Orquestra Sinfônica da UFRJ, vinculando-se diretamente ao Departamento de Música de Conjunto e fortalecendo seu caráter de grupo representativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Coro Acadêmico da UFJF foi formado por iniciativa de alunos da disciplina Canto Coral II do ano 2015 e do professor da turma, Willsterman Sottani. Trata-se de um projeto desenvolvido no interior do Departamento de Música do IAD-UFJF como um ponto de partida para o refinamento do conceito, da prática e dos resultados da atividade coral de concerto. Atualmente, está ligado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart), gerido pela Pró-Reitoria de Cultura. Além dos alunos matriculados, o grupo é constituído por voluntários da comunidade integrada e por servidores e colaboradores da UFJF.

O Coro de Câmara Henrique Alves de Mesquita é um grupo independente formado por estudantes e egressos do curso de Música da UFJF, além de cantores da cidade com experiência em prática coral. Seu nome presta homenagem ao compositor brasileiro do século XIX, uma das figuras mais importantes da música brasileira de seu tempo e cuja obra tem sido objeto de pesquisa e divulgação por parte do grupo. Fundado em 2024, o coro foi criado para a montagem da ópera “Uma noite no castelo”, de Henrique Alves de Mesquita, apresentada no 35º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora.

Orquestra Sinfônica Pró-Música (Foto: divulgação)

Coordenado pela professora Valéria Matos, o Conjunto Sacra Vox é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ e Grupo Artístico de Representação Institucional da UFRJ. Conta com Prof. Bruno dos Anjos, junto à direção e Marcus Gerhard, na preparação vocal. O projeto toma como referência o gênero sacro, realiza pesquisas e difunde a produção coral brasileira, coloca em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural do país, estimula a produção de novas composições sacras e realiza parcerias com outras instituições. O Sacra Vox tem 28 anos de existência e um currículo com centenas de concertos, apresentações didáticas e programas.

Serviço

Ressonâncias do 37º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

  • Dia 14 de agosto de 2026 (sexta-feira) 
  • Trilhas Sonoras 2026 – Orquestra Sinfônica Pró-Música
  • Regência: Victor Cassemiro
  • Horário: 19h30
  • Local: Cine-Theatro Central
  • Entrada gratuita
  • Retirada de ingressos na recepção do Cine-Theatro Central, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

  • Dia 16 de agosto de 2026 (domingo)
  • Missa São Francisco de Paula – Henrique Alves de Mesquita
  • Regência: Victor Cassemiro
  • Orquestra Sinfônica da UFRJ; Coro Acadêmico da UFJF; Coro de Câmara Henrique Alves de Mesquita; Coro Sacra Vox
  • Horário: 16 horas
  • Local: Cine-Theatro Central
  • Entrada gratuita
  • Retirada de ingressos na recepção do Cine-Theatro Central, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.