Encontro  teve como objetivo estreitar laços para o desenvolvimento futuro de atividades acadêmicas no país africano (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora Girlene Alves, recebeu, nessa terça-feira, 2, em seu gabinete, representantes de uma comitiva da Etiópia. O encontro teve como objetivo fortalecer as relações institucionais e discutir possibilidades de cooperação acadêmica entre a Universidade e o país africano.

Estiveram presentes o ministro-conselheiro da Embaixada da Etiópia no Brasil, Masresha Endalew; o cônsul-geral da Etiópia em Minas Gerais, Luiz Fernando da Rocha; e o presidente da Câmara de Comércio, Investimentos e Negócios Brasil–Etiópia, Ronaldo Pereira Barreto. Além deles, acompanharam a reunião o vice-reitor da UFJF, professor Telmo Ronzani; o diretor de Relações Internacionais, professor Alexandre Cadilhe; e o pró-reitor de Inovação, professor Fabricio Campos.

Na segunda-feira, 1º, dia anterior à reunião, a comitiva conheceu a estrutura do campus em visita guiada por Cadilhe, e,demonstrou entusiasmo e interesse pelas instalações da Universidade.

Durante a reunião, Pereira relatou sua última visita à Etiópia e destacou o potencial observado no país para o desenvolvimento de parcerias com o Brasil. Entre as principais demandas apresentadas, está a necessidade de mão de obra especializada, sendo uma possível parceria com a UFJF considerada essencial para esse processo.

Em sua fala, a reitora destacou as discussões promovidas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o 1º Fórum de Reitores Brasil-África, realizado em maio de 2026 e do qual participou, sobre a importância de estreitar as relações entre universidades brasileiras e o continente africano.

Girlene também ressaltou a presença de estudantes estrangeiros já matriculados na Universidade e manifestou o interesse da UFJF em ampliar parcerias internacionais, incluindo possíveis acordos com a Etiópia. “Não é fácil produzir conhecimento e não é fácil compartilhar conhecimento, mas estamos buscando fortalecer relações de parceria para receber estudantes e também enviar os nossos para diferentes partes do mundo”, afirmou.