De 18 a 24 de maio, o Memorial da República Presidente Itamar Franco participa da 24ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com o tema “Museus: unindo um mundo dividido”, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre o papel dos museus na promoção do diálogo, da participação social e da construção de narrativas mais plurais e democráticas.

No ano em que celebra dez anos, o Memorial Itamar Franco reafirma seu compromisso com a cidade, a universidade pública e a ampliação da participação da comunidade em suas ações culturais e educativas, em diálogo com a campanha #memorialdagente. A programação desta edição busca se aproximar diferentes públicos por meio de oficinas criativas propostas por estudantes da UFJF, e de dois minicursos voltados à pesquisa em museus, ministrados por docentes e pesquisadores. As atividades discutem o museu como espaço de produção de conhecimento e construção de narrativas, abordando possibilidades de investigação em acervos museológicos e os caminhos de pesquisa relacionados à trajetória política de Itamar Franco e à história recente da República Brasileira.

Marcando, ainda, os 20 anos da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a programação destaca a edição especial da Brecha – Feira de Artes, projeto de extensão vinculado ao curso de Artes Visuais da UFJF, que ocupará o Memorial e o Mamm. A feira reúne mais de 60 artistas e coletivos selecionados por edital, consolidando-se como espaço de encontro entre universidade, cidade e produção artística contemporânea, com trabalhos em diferentes linguagens, como gravura, desenho, pintura, escultura, fotografia, publicações e experimentações visuais.

A programação da feira também contará com apresentações musicais de artistas ligados à universidade, como o grupo Hora do Choro, dedicado a gêneros brasileiros como choro, samba, bossa-nova e forró, a musicista e arte-educadora Arlana Dias, com repertório voltado à música lírica brasileira e às referências afro-brasileiras, e um projeto de pop rock nacional formado por estudantes do curso de Música da UFJF, que percorre clássicos do pop rock nacional e internacional, passando por artistas como Legião Urbana, Kid Abelha, Tim Maia, Los Hermanos e Cássia Eller.

Todas as atividades possuem emissão de certificados aos participantes e as inscrições vão até o momento de início do evento ou até se esgotarem as vagas. As dúvidas podem ser enviadas pelo Whatsapp (32) 2102-3594.

Programação completa

19 de maio – 14h às 17h – Oficina de Pintura: Janelas da Cidade

Ministrada por Juliana Ferreira Azalim e Letícia Guzzo Ferraz

  • 15 vagas;
  • Público: A partir de 10 anos;
  • Ementa: A oficina propõe um olhar afetivo sobre Juiz de Fora a partir de fotografias trazidas pelos próprios participantes. A atividade convida cada pessoa a transformar memórias e experiências urbanas em pinturas acrílicas, criando, ao final, um mural coletivo sobre a cidade e seus espaços de pertencimento.
  • Inscrição: https://forms.gle/4jJvFDsND9L4bPXA8

 

20 de maio – 9h às 13h – Oficina de Cianotipia

Ministrada por Letícia Naves de Souza e Rodrigo Pedretti Mendes

  • 15 vagas;
  • Público: A partir de 14 anos;
  • Inscrição: https://forms.gle/ZbUVecFT8zsWfXfB8
  • Ementa: A atividade apresenta a técnica histórica da cianotipia, processo fotográfico alternativo marcado por imagens azuladas e experimentais. Os participantes terão contato com todas as etapas da técnica, desde a preparação do papel até a revelação das imagens

 

20 de maio – 14h às 18h – Minicurso “Unindo mundos: caminhos da pesquisa em museus”

Ministrado por Amanda Mazzoni, Kelly Herrera e Thamara Venâncio

  • 30 vagas;
  • Público: Estudantes, pesquisadores, educadores e comunidade interessada;
  • Inscrição: https://forms.gle/eHuYkEcZwBgnweqz6
  • Ementa: O minicurso apresenta os museus como espaços de produção de conhecimento, abordando possibilidades de pesquisa em acervos museológicos, bibliográficos e arquivísticos, além de práticas curatoriais, educativas e expográficas desenvolvidas no Memorial.

 

21 de maio – 14h às 18h – Oficina de Fotobordado: Alinhando Afetos

Ministrada por Gabryella Ribeiro Queiroz

  • 15 vagas;
  •  Público: Livre;
  • Inscrição: https://forms.gle/X9QJFn9qAdYvqoFq9
  • Ementa: Combinando fotografia e bordado, a oficina propõe uma experiência de pausa, observação e criação. A partir de imagens com valor afetivo para os participantes, serão exploradas possibilidades de intervenção têxtil como forma de ampliar sentidos, memórias e narrativas.

 

22 de maio – 9h às 13h – Oficina de Desvendando Personagens: a Gestalt e a cor por trás do processo criativo

Ministrada por Vinícius José Ataide

  • 15 vagas;
  • Público: Livre;
  • Inscrição: https://forms.gle/TyLSPYLLjeZA6sZ4A
  • Ementa: Baseada em pesquisa desenvolvida no PIBIART/UFJF, a oficina articula teoria da forma, psicologia das cores e criação artística para investigar como personagens podem transmitir mensagens e emoções. A atividade combina contextualização teórica e prática criativa.

 

22 de maio – 14h às 17h – Minicurso “Itamar Franco: trajetória, memória e possibilidades de pesquisa”

Ministrado por Fernando Perlatto e Bárbara Vital de Matos Oliveira

  • 30 vagas
  • Público: Estudantes, pesquisadores, educadores e comunidade interessada
  • Inscrição: https://forms.gle/DRLDDCyPwZW7Uq1R6
  • Ementa: A atividade discute a trajetória política de Itamar Franco e as múltiplas possibilidades de pesquisa relacionadas à sua atuação pública, refletindo sobre como sua história permite compreender diferentes processos políticos, sociais e culturais do Brasil contemporâneo.

 

23 de maio – 10h às 16h (sábado) – Brecha: Feira de Artes

Em um evento em conjunto com o Museu de Artes Murilo Mendes/UFJF, o Memorial receberá a Brecha, uma feira de artes feita por estudantes e professores do Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal de Juiz de Fora. O dia contará com exibição de trabalhos em formatos diversos como fotografia, desenho, gravura, pintura, escultura e apresentações musicais.

  • Aberta a todos os públicos e sem necessidade de inscrição, no estacionamento do MAMM.
  • Apresentações Musicais:
  • 10h30: Arlana Dias;
  • 11h30: Juan Pablo, Henrique Azevedo e Guilherme Panza;
  • 13h: Hora do Choro

 

Serviço

24ª Semana Nacional dos Museus

Oficinas Práticas, Minicursos e Brecha – Feira de Artes

Data: 18 a 24 de maio de 2026

Local: Memorial da República Presidente Itamar Franco — Rua Benjamin Constant, 760, Centro, Juiz de Fora (MG)

Atividades gratuitas, com emissão de certificado

Mais informações:  cultura.memorial@ufjf.br ou pelo Whatsapp (32) 2102-3594