Instituição sobe uma posição na listagem geral. Já em internacionalização, é a quarta melhor do Brasil

Instituição sobe uma posição na listagem geral. Já em internacionalização é a quarta melhor do Brasil

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a 19ª melhor universidade do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira, 19. A instituição subiu uma posição em relação ao ranking publicado em 2015. Entre as universidades mineiras a UFJF ocupa a terceira colocação. Confira quadro abaixo.

O RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em cinco indicadores: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. Os dados são coletados através de bases de informações como Inep-MEC, Web of Science (Thomsom Reuters), SciELO, Inpi, CNPq, Capes, FAPs, além de duas pesquisas Datafolha feitas anualmente.

4ª melhor em Internacionalização
A melhor colocação da instituição ficou com o indicador Internacionalização, o que deixa a UFJF em quarto lugar no ranking nacional. Desde a primeira edição da pesquisa que avaliou esse quesito, em 2013, a UFJF subiu 60 posições em internacionalização.

Segundo a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, o resultado é fruto das ações da Universidade para valorizar o intercâmbio de alunos e pesquisadores, principalmente por meio do PII-GRAD (Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação). “Trata-se de um programa com investimentos próprios da UFJF e isso é muito importante quando se fala em internacionalização. Destinamos cerca de meio milhão de reais para que 43 estudantes da graduação pudessem ter experiências de estudos no exterior, sendo 23 com bolsa, e 15 do Colégio de Aplicação João XXIII, sendo dez com bolsa.”

Ainda segundo a diretora, programas como mobilidade acadêmica, parcerias com universidades internacionais, estabelecimento de novos acordos e convênios, recebimento de alunos do PEC-G [Programa Estudante Convênio de Graduação] e a consolidação da Universidade como centro aplicador de exame Toefl também contribuíram para o crescimento do programa Idioma sem Fronteiras. “São programas que acabam possibilitando contatos e publicações conjuntas entre pesquisadores da UFJF e internacionais”.

O maior salto, no entanto, ficou com o índice de ensino. A UFJF passou da 31ª colocação para a 25ª na comparação com o último ano. Já em pesquisa se manteve na 15ª posição e em mercado subiu para 34ª. A única queda foi em inovação: a instituição passou a ser a 28ª colocada – anteriormente ocupava a posição de número 23.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, atribui o crescimento do ensino à contratação de docentes qualificados. “Tivemos um aumento significativo do quadro docente e quase todos que ingressaram nos últimos anos têm doutorado, possuem dedicação exclusiva e uma titulação elevada, isso conta muito para o ranking da Folha.”

Ainda segundo o pró-reitor adjunto, no ano passado a UFJF contabilizou um total de 1.521 docentes, destes, 1.046 têm doutorado; e 358, mestrado. Além disso, ele destaca que 1.261 profissionais têm dedicação exclusiva. “Isso possibilita que não só o ensino seja impactado, mas também o indicador de pesquisa, pois significa mais professores nos programas de pós-graduação.”

Cursos de destaque
Entre os cursos da UFJF melhor avaliados as graduações em Farmácia e Serviço Social foram destaque, ambas ocupando a 13ª colocação. Segundo o diretor da Faculdade de Farmácia, José Otávio do Amaral Corrêa, a avaliação é resultado do trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e da boa estrutura oferecida aos alunos nos projetos de extensão. “É motivo de muita satisfação para gente, a faculdade vem já há muito tempo obtendo boas avaliações como no último Enade, em que foi o maior conceito preliminar do Brasil e recebemos 5 estrelas da Editora Abril. A Farmácia é uma das faculdades mais tradicionais, nascemos juntos com a UFJF. Além de toda a estrutura de ensino com professores qualificados, temos também uma excelente estrutura de apoio, que possibilita ao estudante além do ensino, um maior preparo para o mercado de trabalho”.

Em relação aos cursos, o Ranking Universitário Folha avaliou os 40 graduações de maior demanda no país, de acordo com o Censo do Ensino Superior de 2014. Nessas listagens, são consideradas todas as instituições de ensino superior (universidade, centro universitário ou faculdade) que oferecem os cursos.

Além de Serviço Social e Farmácia, também tiveram boas colocações na UFJF os cursos de História (16º), Matemática (17º), Letras (20º) e Ciências Sociais (20º). A avaliação é baseada em dois indicadores: qualidade de ensino e mercado de trabalho.

Investimento nas pessoas
A vice-reitora Girlene Silva destaca o investimento na qualidade dos docentes e o esforço coletivo para que a universidade possa possibilitar melhor condições de trabalho para os funcionários da instituição. “A UFJF precisa continuar o investimento estrutural, pensando em melhorar as condições do trabalho dos docentes, mas também não podemos esquecer do investimento nas pessoas, ter mestrado e doutorado não encerra a formação do docente. Nós precisamos pensar as possibilidades para que nossos professores possam publicar, participar de grupos, fazer intercâmbio com os seus alunos, esse é um esforço é coletivo”.

tabela-ranking-folha-ufjf02 (1)

O RUF
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.

Outras informações: RUF 2016

Atualizada em 20/09 às 15h02