Já estão disponíveis os resultados finais do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Vestibular de Música 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os candidatos às vagas podem conferir as listas de aprovados nos links abaixo:

Aprovados – Pism 2026

Aprovados – Vestibular de Música 2026 

Os candidatos aprovados para ingresso no primeiro semestre devem realizar a pré-matrícula on-line a partir desta sexta-feira, 6, até a próxima segunda-feira, 9 de fevereiro. O procedimento será feito por meio de um link que será disponibilizado no site da Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara). A pré-matrícula é uma etapa obrigatória e representa a confirmação do interesse na vaga.

A próxima fase consiste no envio da documentação exigida para a matrícula, que deve ser realizada entre os dias 11 e 13 de fevereiro. Mais detalhes sobre o envio dos documentos podem ser conferidos no site da Cdara.

Nesta edição do processo seletivo, foram ofertadas 2.256 vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Desse total, 1.856 vagas estão distribuídas entre 66 cursos de graduação no campus sede, enquanto 400 vagas são destinadas ao campus avançado de Governador Valadares.

Além da lista de aprovados, a Universidade prevê a divulgação de cinco editais de reclassificação e quatro editais de vagas ociosas para o Pism ao longo do primeiro semestre.

Atenção! Os editais de reclassificação ocorrerão de forma mais ágil. O primeiro edital será publicado no dia 20 de fevereiro. No caso do Vestibular de Música, haverá apenas um edital de reclassificação, previsto para o dia 6 de março. Os candidatos devem acompanhar todas as convocações e prazos no edital de matrícula, disponível na página da Cdara.

Bancas de heteroidentificação

Os candidatos aprovados por meio das vagas reservadas a cotas raciais devem ficar atentos ao processo de banca de heteroidentificação, que ocorrerá de forma totalmente presencial. O candidato deverá se apresentar no dia, horário e local agendados, portando documento de identificação original com foto.

A banca de heteroidentificação é uma etapa complementar à autodeclaração racial feita pelo candidato e será realizada com base exclusivamente no critério fenotípico. Serão avaliadas características como cor da pele, textura do cabelo e traços faciais, a fim de verificar se o candidato é socialmente reconhecido como pessoa negra (preta ou parda).

O cronograma com as datas da banca de heteroidentificação será divulgado nesta sexta-feira, 6, no site da Cdara.

Módulos I e II

As notas das provas dos Módulos I e II do Pism serão divulgadas no dia 7 de maio, com o resultado final previsto para 27 de maio. As informações estarão disponíveis na página da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

Tem alguma dúvida?

Dúvidas sobre o processo de matrícula podem ser esclarecidas por meio do canal de informações de matrícula pelo WhatsApp e pelo canal de informações para ingressantes pelos grupos de cotas.

Outras informações: Confira o passo a passo para enviar os documentos. 

(32) 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).