Para o pró-reitor Marcus Medeiros, a cultura é parte da vida da comunidade acadêmica e, por meio da consulta, pode ser possível identificar desejos, carências e potencialidades desta área

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com consulta pública aberta à comunidade acadêmica para a construção de sua Política Cultural, documento que irá reunir princípios e diretrizes para orientar as ações culturais desenvolvidas na instituição. Os interessados podem participar até o dia 13 de fevereiro, por meio de questionário on-line.

“Essa política reúne um conjunto de ações culturais na Universidade de quaisquer instâncias, seja da Procult, dos estudantes, dos professores, das faculdades ou dos institutos. E, para que essa política tenha força, ela precisa ser construída em diálogo”, afirma o pró-reitor de Cultura, Marcus Medeiros. A iniciativa coincide com os 20 anos da Procult, a primeira criada entre as universidades federais.

A consulta pública é anônima e aberta a estudantes, professores, técnico-administrativos em educação e trabalhadores terceirizados. Segundo o pró-reitor, esse formato garante liberdade para que a comunidade acadêmica possa opinar, questionar e propor mudanças ao texto-base da política. “É fundamental que as pessoas se reconheçam nessa política. Essa visão externa contribui para observarmos se algo ficou de fora, se há alguma questão a ser priorizada. É uma oportunidade de construir esse conjunto de princípios a partir de uma escuta aberta da comunidade acadêmica”, destaca. 

Para o pró-reitor, a cultura é parte da vida da comunidade acadêmica e, por meio da consulta, pode ser possível identificar desejos, carências e potencialidades desta área. “Cultura não é só evento, são processos que dão sentido à vida acadêmica. Envolve a forma como nos relacionamos com o conhecimento, com a autonomia, com as narrativas que circulam na sociedade e com as transformações do mundo contemporâneo. Os participantes trazem consigo culturas diversas e isso nos ajuda a construir um ambiente democrático.”

Plano de Cultura e próximas etapas

Após o encerramento da consulta pública, o documento será revisado a partir das contribuições recebidas e encaminhado para aprovação do Conselho Superior da UFJF, com vigência prevista de cinco anos. 

A partir da aprovação, a Procult dará início à construção do Plano de Cultura, com a definição de ações estratégicas e a realização de fóruns temáticos que irão envolver tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa, incluindo instituições culturais da cidade e da região. 

“Dialogar com a cidade, com a Prefeitura e com outros órgãos culturais será fundamental neste processo. Vamos ouvir as pessoas para entender os desafios e potencializar as melhorias. A Universidade só tem a ganhar quando fortalece a participação democrática e reconhece a cultura como transversal a toda a vida acadêmica”, conclui Marcus.

Link para o formulário: https://forms.gle/edgSJGyMXLjjfhay5