
Monitores de educação ambiental atendem especialmente grupos escolares no Jardim Botânico
O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre nesta quinta-feira, 22, as inscrições para a seleção de 44 monitores de educação ambiental. As vagas são destinadas a estudantes de qualquer curso da UFJF, sendo 34 bolsistas e 10 voluntários. A inscrição deve ser feita até a próxima terça-feira, 27, por meio de formulário on-line no site do Jardim: ufjf.br/jardimbotanico.
Os estudantes selecionados irão desenvolver atividades como orientar visitantes, em especial grupos escolares, ao longo de roteiros de educação ambiental, explicar sobre a organização espacial e infraestrutural do Jardim e instruir sobre as condutas sustentáveis adotadas pelo local.
A seleção é destinada a estudantes de qualquer curso de graduação da UFJF que estejam matriculados regularmente e tenham cursado, no mínimo, quatro períodos letivos, ou que comprovem experiência acadêmica em projetos de educação ambiental. Os candidatos devem ter disponibilidade para 12 horas semanais de dedicação presencial.
Os critérios de seleção dos candidatos incluem análises de histórico escolar, carta de interesse, disponibilidade de horário, experiências acadêmicas em educação ambiental e desempenho acadêmico. São consideradas também a diversidade de áreas de formação entre a equipe, o equilíbrio entre participantes de cursos de licenciatura e bacharelado, além das intenções de integrar a equipe e o vínculo do candidato com temáticas ambientais.
As ações são desenvolvidas pelo projeto de extensão “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da UFJF”. O espaço abriga mais de 400 espécies de árvores, arbustos e outros tipos botânicos, destacando-se como um ambiente público de preservação e conservação da sociobiodiversidade. Em meio à sua beleza e diversidade de flora e fauna, visitantes encontram trilhas, lagos e exposições artísticas. O espaço também acolhe projetos de ensino e pesquisa.
Acesse o edital de seleção em ufjf.br/jardimbotanico.
Cronograma:
| 22 a 27 de janeiro | Inscrições via formulário online: ufjf.br/jardimbotanico |
| 28 de janeiro | Análise dos documentos e formulários pela equipe de educação ambiental do Jardim Botânico |
| 29 de janeiro | Divulgação do resultado parcial |
| 29 de janeiro | Período para candidatos entrarem com recurso |
| 30 de janeiro | Divulgação do resultado final |
| 2 de fevereiro | Assinatura do Termo de Responsabilidade do Bolsista e Implementação da Bolsa |
Outras informações:
Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:
Instagram: jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf
