O curso de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) obteve a nota máxima, conceito 5, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed) de 2025. O resultado, que posiciona a instituição entre as de excelência no país, ganha ainda mais relevância por se tratar da primeira edição desta avaliação específica.
Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Enamed tem como objetivo aferir as competências, conhecimentos e habilidades dos estudantes concluintes de Medicina em todo o território brasileiro. Além de diagnosticar a qualidade dos cursos, os resultados podem ser utilizados nos processos seletivos de programas de residência médica (Exame Nacional de Residência – Enare).
Neste cenário de avaliação ampla, a edição inaugural examinou integralmente 351 cursos de Medicina, o que confere à conquista da UFJF-GV um caráter de destaque nacional. Para o coordenador do curso, professor Adhemar Dias de Figueiredo Neto, o conceito máximo vai além de números. “Este resultado ultrapassa números e traduz o valor humano de quem constrói este curso diariamente”, afirmou.
Segundo ele, a nota é um reflexo da excelência e da maturidade dos estudantes, da dedicação do corpo docente e do trabalho essencial dos técnico-administrativos. “Em um contexto de limitações, o curso é sustentado pela garra e pelo compromisso coletivo com a educação pública”, destacou.
O coordenador segue convicto de que investir em infraestrutura é necessário e urgente, mas com a certeza de que a excelência alcançada já é real. “Ela é construída diariamente por pessoas que acreditam na universidade, na medicina e no cuidado com a sociedade”, concluiu.

