O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta quinta-feira, 15, a quarta reunião extraordinária para debater o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A reunião deu continuidade à discussão da minuta de Resolução que estabelece as normas e procedimentos para implementação e execução do programa para servidores efetivos pertencentes à carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). O PGD visa fomentar a gestão orientada para resultados com foco na melhoria do desempenho e na qualidade dos serviços prestados e a realização das metas e objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

De acordo com a resolução em debate, as atividades poderão ser desenvolvidas nas modalidades presencial e de teletrabalho. A modalidade presencial contempla os casos em que a totalidade da jornada ocorre nos setores da UFJF ou por meio de trabalho externo.

Na modalidade de teletrabalho, os regimes de execução poderão ser integral ou parcial. O regime integral abrange as situações em que o participante desempenha remotamente a totalidade das atividades compatíveis com a jornada do respectivo cargo. Já o regime parcial ocorre quando parte das atribuições é exercida de forma remota e parte presencialmente.

Durante a reunião, conselheiros e integrantes da Comissão discutiram os regimes de trabalho parcial e integral. Foi consensuado entre todos os presentes que a modalidade de regime de teletrabalho integral ocorrerá apenas em casos excepcionais. A seguir, o debate passou a tratar do regime de execução parcial.

Conduzida pela reitora Girlene Alves, a reunião foi encerrada em decorrência de ausência de quorum e uma nova reunião será agendada após o retorno da reitora de Brasília, com previsão de ocorrer no dia 30 de janeiro.

O Comitê Técnico responsável por apresentar a minuta de resolução é formado por membros da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Juiz de Fora (Sintufejuf), Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e do Campus de Governador Valadares.