Professor Leonardo Olivi, foi destaque nesta sexta-feira, 16, no penúltimo dia da 39ª Semana da Engenharia da UFJF

Professor Leonardo Olivi foi destaque nesta sexta-feira, 16, no penúltimo dia da 39ª Semana da Engenharia da UFJF (Alexandre Dornelas)

A palestra “Introdução à inteligência artificial: Redes neurais artificiais”, com o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Leonardo Olivi, foi destaque nesta sexta-feira, 16, no penúltimo dia da 39ª Semana da Engenharia da UFJF. A exposição começou às 10h e contou com auditório cheio para ouvir a apresentação do professor, que apresentou um histórico da inteligência artificial e sua aplicação no contexto das Engenharias.

O filme “A.I. Inteligência Artificial”, uma das mais famosas abordagens sobre o tema foi citado por Olivi como uma referência famosa sobre  o assunto. No entanto, a contextualização da palestra foi no cunho da aprendizagem, e, no antigo debate filosófico acerca da possibilidade de máquinas desenvolverem raciocínios assim como o homem. O professor fez uma apresentação da história dos processos de desenvolvimento da inteligência artificial ao longo do século XX, contextualizando com áreas do conhecimento como a neurociência, vital no processo de composição deste ramo científico.

O professor abordou as composições das sinapses neurais, e como estas se relacionam com os desenvolvimentos existentes no sentido de projetar semelhantes processos de forma artificial. Para ilustrar o raciocínio, Olivi citou outras formas do desenvolvimento de conexões sistêmicas, como, por exemplo, pássaros e peixes, que compõem enxames organizados com intenções migratórias. Outra situação que a natureza oferece possibilidade de se observar o desenvolvimento de conexões inteligentes de raciocínio é a do sistema de orientação dos morcegos, vital para a sobrevivência destes animais.

Os princípio básicos das funções foram utilizados como forma de se demonstrar a possibilidade de aplicar redes neurais criadas pelo homem em, por exemplo, softwares de programação. A contextualização foi importante para demonstrar que conhecimentos adquiridos por alunos no começo do curso é aplicado para desenvolvimentos complexos, como no caso da inteligência artificial.

A palestra foi parte da 39ª Semana da Engenharia da UFJF, que termina neste sábado. Desde a última segunda-feira palestras, minicursos e competições foram realizados no evento. Confira a programação completa da 39ª Semana da Engenharia.