29098466894_5264865df8_z

Gisele defendeu a dissertação na sala do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) da UFJF (foto: Géssica Leine)

A mestranda Gisele Cristina Luiz, do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, defendeu, nesta sexta-feira, 16, a dissertação “Subculturas juvenis: preferências estilísticas no heavy metal em Juiz de Fora.” A pesquisa analisa o início do movimento heavy metal em Juiz de Fora nas décadas de 1980 e 1990.

“Eu escolhi este tema por questões pessoais, por ter afinidade com o estilo e por saber que essa é uma área que não havia sido pesquisada em dissertação na cidade . Nós temos um ou dois artigos sobre este assunto. Na cidade temos uma pesquisa maior sobre o punk e não sobre o metal,” explica Gisele.

A dissertação se desenvolveu a partir da realização de dez entrevistas com fãs que começaram a gostar do estilo musical ainda na juventude. A pesquisadora também realizou consultas a zines e fanzines publicados na época, analisou fotografias de coleções particulares e registros de áudios gravados por fãs em Juiz de Fora.

Para a professora orientadora, Elisabeth Murilho da Silva, a pesquisa tem importância por mostrar que a moda musical não é homogênea na sociedade. “ O trabalho se destaca por demonstrar que um estilo musical pode variar, não é algo que se impõe  às pessoas, ele pode variar segundo as preferências culturais, políticas e ideológicas. Além disso,  um  estilo  às vezes escolhido na juventude pode ficar para a vida toda, como é o caso mostrado no trabalho. O exemplo está nas pessoas que Gisele entrevistou, que não são jovens”, destaca a professora.

Contato:
Gisele Cristina Luiz (mestranda):
gisele_artes@yahoo.com.br

Elisabeth Murilho da Silva (Orientadora)
murilho@gmail.com

Outras informações:
Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens
(32)2102-3362