Rodrigo Camurça defendeu a dissertação nesta quinta-feira, 15, na UFJF. (Foto: arquivo pessoal)

O mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSO), Rodrigo Ayres de Almeida Camurça, defendeu, nesta quinta-feira, 15, a dissertação “Imaginário, lazer, consumo e diferença nos deslocamentos turísticos e ‘brigadas de solidariedade’ à ilha socialista de Cuba”.

O objeto de análise  foi o papel dos deslocamentos de lazer e em especial o turismo exterior na realidade cubana e as chamadas brigadas solidárias. O trabalho foi idealizado por Camurça, desde a graduação. A pesquisa comparou representações publicitárias de agências e órgãos especializados em turismo e brigadas solidárias. Foram analisadas as produções de países fora do eixo socialista e dos órgãos do Estado cubano voltados para o turismo das brigadas solidárias. Desta forma, Camurça avaliou as maneiras de fomentar o desejo de visita do turista estrangeiro ao país, principalmente, a partir da “difusão de um imaginário de Cuba como uma sociedade singular com forte identidade própria.”

O mestrando explicou que sua experiência etnográfica, realizada em uma Brigada Solidária, foi essencial para a pesquisa: “procuro relatar a experiência montada em um turismo tipicamente militante e reforçar que existe uma construção simbólica refletida nesses roteiros que remetem à identidade própria de nação-estado”, defende o mestrando, sobre sua ida à Cuba.

A pesquisa foi orientada pelo professor do PPGCSO, Luiz Flávio Neubert.

Contato:
Rodrigo Ayres de Almeida Camurça
camurca.rodrigo@gmail.com

Outras informações:
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
(32)2102-3113 ou  ppgcso@ufjf.edu.br