
Inteligência artificial foi tema recorrente e apareceu em conteúdos variados (Reprodução vídeo)
As provas do primeiro dia do Pism terminaram neste sábado, 6, trazendo como tema recorrente o uso da inteligência artificial, que apareceu nas questões de Língua Portuguesa, Literaturas e até em Geografia. Os professores* que fazem parte das bancas de elaboração das provas comentaram que o modelo do Pism exige mais interpretação dos candidatos, explorando temas do cotidiano e questões de debate da atualidade, do que fórmulas ou respostas prontas. Veja abaixo na reportagem o que caiu em cada matéria.
De acordo com balanço divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), 16,17% do total de candidatos inscritos não compareceram. Juiz de Fora registrou 12,77% ausentes; em Governador Valadares foram 19,31%, Muriaé teve 15,06%; Petrópolis, 15,82% e em Três Rios, 17,91% dos candidatos faltaram.
De acordo com o coordenador-geral de Processos Seletivos, Diogo Tourino, o primeiro dia transcorreu de forma tranquila. Próximo ao horário de fechamento dos portões, o movimento se intensificou, mas a equipe, já treinada, agilizou o processo. “Reforçamos que, no segundo dia, os candidatos devem permanecer atentos, chegando com antecedência para conseguirem se deslocar com tranquilidade, tanto em Juiz de Fora quanto nos demais municípios de aplicação das provas.”
Ele também destacou que o uso de qualquer aparelho eletrônico é proibido durante as provas. O candidato que portar objetos desse tipo deve informar ao fiscal na entrada da sala, antes do início da avaliação.
As provas terminaram às 17h30 e, durante a aplicação, a reitora da UFJF, Girlene Alves, e demais representantes da instituição percorreram algumas das unidades dentro do campus. Candidatos sabatistas, que estavam em confinamento desde às 13h, terminam as provas a partir das 22h30.

Reitora Girlene, vice Telmo, pró-reitora Katiuscia e adjunta Beatriz fizeram visita às unidades de provas (Foto: Twin Alvarenga)
O que caiu no primeiro dia?
Língua Portuguesa
A equipe de Português continua apostando em uma linha temática de prova em todos os módulos. “Entendemos que isso auxilia o candidato a entender melhor o assunto a ser abordado, e usar isso a seu favor”. Além da interpretação textual, a prova é uma provocação para a interpretação crítica do tema que está sendo abordado, e sua relação com sua vida. “Esse ano, foi a IA e as redes sociais, que têm impacto na futura vida profissional dos estudantes”. Também apareceram na prova gêneros textuais, que podem surpreender os candidatos, como gráficos e postagens de Instagram dialogando com textos canônicos.
Literaturas
A professora da banca de Literatura lembrou que o novo conteúdo programático do Pism estreou este ano no módulo III, o que trouxe novidades. “Dentre as objetivas,destaco a linha temática da representação da homoafetividade. Já nas discursivas, trabalhamos o diálogo com a prova de Língua Portuguesa, com o uso da IA, das redes sociais e das mídias digitais.” Entre os exemplos neste sentido está a questão sobre a canção “Anjos Tronchos” de Caetano Veloso, que fala do impacto da internet na vida dos jovens. No sábado, a prova de Literaturas foi aplicada apenas aos candidatos do Pism III.

Provas tiveram início às 13h30 e terminaram às 17h30 para estudantes regulares (Foto: Carolina de Paula)
Química
A prova de Química foi aplicada, no sábado, apenas para os módulos I e II. O objetivo, segundo o docente da banca, foi descentralizar a disciplina como matéria única, levando em conta o novo Ensino Médio. Foram elaboradas questões de interpretação de situações químicas que acontecem no dia a dia, evitando que o aluno precisasse decorar fórmulas. Nos últimos anos, a prova inclui a tabela periódica com o nome dos elementos.
Geografia
Segundo o professor da banca de Geografia, o módulo I versou mais sobre temáticas ambientais e de cartografia, propondo análises. “A linguagem cartográfica aparece sempre, pedindo que o candidato interprete fenômenos a partir dos mapas.” Na parte ambiental, aspectos recentes da legislação foram cobrados.
Já no módulo II, apareceram temas clássicos como indústria e comércio, pensados do ponto de vista do território – entre eles, tecnopolos e industrialização. “Também trouxemos questões temáticas do dia a dia como a IA.”
Sociologia
A prova de Sociologia é aplicada apenas para o Módulo III. Caíram duas questões ligadas ao mundo do trabalho, às comunidades tradicionais, povos quilombolas, e ao racismo. “São temas que estão na atualidade e que requerem a análise dos estudantes”, argumentou a professora.
Biologia
Na Biologia, as questões objetivas abordaram a produção de alimentos transgênicos e o uso de fontes renováveis de energia e, nas discursivas, fatos de bastante destaque na atualidade: as mudanças climáticas a partir da tragédia registrada no Rio Grande do Sul em 2024, e os hormônios encontrados nos chamados ‘chips da beleza’.
Matemática
Entre as questões objetivas de Matemática, funções e gráficos apareceram nas provas de todos os módulos. O cálculo da área de figuras geométricas foi assunto do Módulo I, enquanto o cálculo de médias e de volume foi abordado no Módulo II. O Módulo III trouxe também questões de análise combinatória e probabilidade.

UFJF orienta que estudantes continuem priorizando antecvedência para evitar contratempos (Foto: Twin Alvarenga)
Provas do domingo
No domingo, candidatos dos módulos I e II fazem provas objetivas e discursivas de Literaturas, Biologia, Física e História. Os do módulo III, respondem às questões de Física, Química, Geografia e História, acompanhadas das discursivas específicas da área.
Gabaritos
Segundo o edital do Pism, os gabaritos serão publicados na segunda, dia 8, no site da Copese. Pedidos de recurso em relação às provas e aos gabaritos podem ser feitos no dia 9.
A divulgação das notas do módulo III será feita no dia 5 de fevereiro de 2026, e o resultado final sai no dia 2 de março, quando serão conhecidos os aprovados na UFJF pelo Pism. A Universidade oferece 2.256 vagas pelo processo seriado.
As notas do Pism I e II saem no dia 6 de maio.
*O Portal da UFJF optou por não identificar os responsáveis pelas bancas.
