
Beatriz Coelho foi aguardada, de surpresa, pela família na porta do Instituto de Ciências Humanas (Foto: Maria Julia Castro)
Para milhares de estudantes, o momento mais esperado do ano chegou. Controlando (ou não) a ansiedade, os candidatos inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) começam as provas neste sábado, dia 6. São 46 mil candidatos distribuídos por cinco cidades – Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Três Rios.
Em Juiz de Fora são 27 locais de prova, reunindo 23.747 inscritos. No campus da UFJF foram alocados 7 mil estudantes, a grande maioria do módulo I. O movimento se iniciou logo cedo e por volta das 9h algumas famílias já chegavam ao local.
É o caso do estudante Davi Azevedo, de 15 anos, que estava acompanhado pelos pais, Elizabeth Mendes e Zoé Mendes. Ele relatou que chegou cedo ao campus para evitar transtornos no trânsito. “Estou um pouco nervoso, mas me preparei durante o ano e tenho confiança em fazer uma boa prova”, disse o estudante, que sonha cursar Medicina Veterinária. “Estou tranquilo, pois sei como foi o preparo do Davi e acho que ele vai se sair muito bem”, afirmou o pai.
Acompanhada pela mãe, a estudante Alana Vitória, de 17 anos, chegou cedo ao campus para tentar controlar o nervosismo antes da prova. A jovem, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio na rede municipal de ensino, explicou que apostou em diferentes estratégias de estudo ao longo do ano. “Tenho estudado mais pelas provas antigas do Pism, para poder conhecer melhor o padrão da prova. Além disso, a minha escola também ofereceu um prepativo especial”, explica. Interessada em seguir na área criativa, Alana já pensa no futuro: “Penso em ser designer de interiores e pretendo cursar Design”.

Alana Vitória apostou em diferentes estratégias de estudo ao longo do ano, e tentava controlar o nervosismo antes do início das provas (Foto: Ana Carolina Macedo)
Para a pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes, a edição 2026 reforça a tradição do processo seletivo seriado da UFJF, realizado desde 1999. Entre as melhorias na logística, destacou a inclusão de Três Rios como novo local de prova, no lugar de Volta Redonda, e os ajustes no atendimento especial, alocados no Instituto de Ciências Humanas (ICH), e na organização dos sabatistas, que ficaram na Faculdade de Letras.
Todo o trabalho, iniciado em março, envolve diferentes setores da Universidade e conta com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, da Secretaria de Estado de Educação e da rede particular de ensino. A pró-reitora reforçou o pedido para que os candidatos cheguem cedo, confiram a documentação e mantenham a tranquilidade durante as provas. “Tudo o que precisava ser estudado foi construído ao longo do ano. Agora é ter calma e confiar no processo. Boa sorte a todos!”.
Expectativas
Maria Fernanda é candidata ao curso de Moda, e veio de Leopoldina (MG), acompanhada do irmão, Fábio Gabriel, que já é estudante de Matemática na UFJF. “É uma experiência única. Viemos de cidade pequena e percebemos que a Universidade é um outro mundo, cheio de oportunidades. Tenho certeza de que ela vai se identificar”, afirma ele. Confiante para a prova, Maria Fernanda elogiou o campus. “Estou com a expectativa alta. Estive durante a semana na Universidade com meu irmão, gostei muito da estrutura e quero estar aqui futuramente.”
A estudante Julia Hess veio de Ubá (MG) em busca de uma vaga no curso de Cinema e Audiovisual. Ela se preparou ao longo do ano para o Pism e destaca a diferença do modelo seriado em relação a outros processos seletivos. “Nos vestibulares tradicionais, parece que a gente tem que dar conta de tudo ao mesmo tempo. Aqui, é mais direcionado, mais justo com o que a gente estuda e escolhe seguir. Sinto que assim consigo mostrar mais quem eu sou e o que eu sei”, afirmou.

Candidata ao Serviço Social, Evely Vivian, de Ubá (MG), conta que o desejo de ingressar na UFJF não é só seu, mas de toda a família. “Estou aqui para realizar não apenas o meu sonho, mas também o da minha mãe e da minha avó (Foto: Yuri Dias)
Candidata ao Serviço Social, Evely Vivian, de Ubá (MG), conta que o desejo de ingressar na UFJF não é só seu, mas de toda a família. “Estou aqui para realizar não apenas o meu sonho, mas também o da minha mãe e da minha avó. Ela não está mais aqui, mas, onde quer que esteja, tenho certeza de que torce por mim”. Evely disse que se dedicou nos módulos anteriores e segue confiante na aprovação.
Provas
Neste sábado, os candidatos dos módulos I e II fazem provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, será a vez de Literaturas, Biologia, Física e História.
Para os inscritos no módulo III, as provas objetivas do sábado são de Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática, e as discursivas específicas da área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. No domingo, Física, Química, Geografia e História, acompanhadas novamente das discursivas específicas da área.
Orientações
Os portões são abertos às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. Entre os itens obrigatórios, estão caneta azul ou preta de corpo transparente e documento oficial de identificação com foto, físico ou digital. No caso de carteira de identidade digital, a mesma deve ser acessada nos aplicativos oficiais ou pelo site Gov.br, no momento de apresentar ao fiscal. Não são aceitas fotos ou prints do documento.
É recomendável levar o comprovante de inscrição, mas se o candidato souber seu local de prova, não é obrigatório apresentá-lo.
Uma equipe de apoio estará nos locais de prova em Juiz de Fora, vestindo coletes vermelhos e/ou laranjas, para orientar os candidatos, basta solicitar ajuda. As provas têm início às 13h30 e terminam às 17h30. Ausentes são desclassificados de todo o processo.
Governador Valadares
Em Governador Valadares, 7.410 candidatos farão as provas, distribuídos em 19 locais. Do total de inscritos, 60 são sabatistas e 183 receberão atendimento especializado.
A movimentação começou logo cedo, com a chegada de participantes, inclusive, de cidades vizinhas. É o caso de Elisa Kelly, candidata do módulo II, que veio do distrito de Ferruginha, em Conselheiro Pena. “A direção da nossa escola recomendou que a gente viesse fazer a prova e chegasse bem cedo, para não dar sopa para o azar”, contou a aluna da Escola Estadual José Ricardo Neiva, que sonha em cursar Psicologia. “Como sou de uma cidade muito pequena, alimento o sonho de sair e estudar fora.”
Gabaritos e resultados

Segundo o edital do Pism, os gabaritos serão publicados na segunda, dia 8. Pedidos de recurso em relação às provas e aos gabaritos podem ser feitos no dia 9.
Segundo o edital do Pism, os gabaritos serão publicados na segunda, dia 8. Pedidos de recurso em relação às provas e aos gabaritos podem ser feitos no dia 9.
A divulgação das notas do módulo III será feita no dia 5 de fevereiro de 2026, e o resultado final sai no dia 2 de março, quando serão conhecidos os aprovados na UFJF pelo Pism. A Universidade oferece 2.256 vagas pelo processo seriado.
As notas do Pism I e II saem no dia 6 de maio.
Acompanhe a cobertura completa da UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
X: @ufjf_
Youtube: TV UFJF
Outras informações: (32)2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)
Área do Candidato
Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU)



