Creche Amor e Perseverança, no bairro Vera Cruz, recebeu a equipe da UFJF-GV (Foto: arquivo pessoal)

A integração entre a universidade e a sociedade é um dos pilares da formação no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Um exemplo é a atividade de curricularização da extensão desenvolvida na disciplina Atenção Integral e Interdisciplinar em Saúde, do 5º período de Medicina.

Sob essa premissa, os estudantes saíram da sala de aula para elaborar e implementar uma formação sobre “Cuidados em Saúde da Criança de 0 a 4 Anos” para educadoras de creches municipais de Governador Valadares.

No contexto do Marco Regulatório das Instituições da Sociedade Civil, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) resultou em uma formação estruturada em três encontros presenciais, realizados em 10 creches.

Estudantes com educadoras da Creche da Ilha (Foto: arquivo pessoal)

A supervisão ficou a cargo da professora Maria Gabriela Parenti Bicalho, que atuou ao lado dos professores Milena de Oliveira Simões e Nathanael Machado Coelho Neto e das pedagogas da secretaria Renata Natal Menezes Coelho e Adriana Vargas. “Ofertamos uma formação sobre temas centrais para o dia a dia das educadoras”, detalhou Bicalho, citando os eixos: “Alimentação e Higiene, Etapas do Desenvolvimento Infantil e Doenças da Primeira Infância”.

A pedagoga da SMED Renata Natal Menezes Coelho endossou a importância da iniciativa. “Quando diferentes áreas se encontram, a educação e a saúde, o pedagógico e o científico, todos crescem”, afirmou. “As creches ampliam seus olhares, e os estudantes de Medicina também se formam de maneira mais humana e sensível ao compreender a realidade das crianças pequenas. É uma experiência que fortalece a rede como um todo e cria caminhos mais cuidadosos, responsáveis e integrados para o trabalho com a primeira infância”.

Para ampliar o alcance e garantir uma ferramenta de consulta permanente, os acadêmicos produziram três vídeo-aulas que serão disponibilizadas para a SMED, assegurando que o conhecimento gerado continue a beneficiar as profissionais e, consequentemente, as crianças.