A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com processo de leilão aberto para a venda de estruturas metálicas. O lote, localizado no Rancho Miúra, em Governador Valadares, é composto por aproximadamente 120 perfis metálicos que incluem pilares, vigas e contraventamentos, além de 34 estacas.

A decisão de alienar o material foi autorizada pelo Conselho Superior da UFJF em abril de 2025. Os bens poderão ser examinados pelos licitantes e serão vendidos no estado em que se encontram, sem qualquer tipo de garantia. O leilão é realizado online, com os lances iniciados desde 14 de novembro de 2025. A sessão pública de abertura ocorrerá no dia 8 de dezembro de 2025, a partir das 8h.

De acordo com o pró-reitor de Gestão e Finanças, Elcemir Paço Cunha, a venda ocorre porque “as análises técnicas concluíram que, para a UFJF, é item inservível e classificado como antieconômico, apresentando manutenção onerosa para a Instituição”. Sobre a renda obtida, ele afirmou que “não há destinação específica para os recursos, que serão utilizados em benefício da UFJF como um todo”.

O edital completo e os demais documentos estão disponíveis para consulta na sessão “Leilões” do site da Coordenação de Suprimentos (Cosup) da UFJF.